A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

SEITAN/Carne de glúten



Para quem deseja "substituir" a carne de animais, sem usar a soja (o famigerado PVT)


Ingredientes

farinha de trigo integral fina
água


Como fazer

Misturar a farinha com a água, até tomar a consistência de massa de pão, amassando e sovando bem.

Deixar descansar por 6 horas, dentro de uma vasilha com água morna.

Depois desse período, colocar em uma peneira, debaixo de torneira com jato leve e "lavar" a massa lentamente e com suavidade, de modo a retirar apenas o amido branco, até obter uma massa homogênea.

Está pronto o glúten ou carne de glúten ou seitan: com ele podem ser feitos bifes, almôndegas, recheios, espetinhos para churrasco ou qualquer prato onde se usaria carne animal, como o strogonoff, por exemplo.

Não consumo diariamente, apenas em receitas ocasionais.

Cebola, alho, salsinha, shoyu e gengibre são temperos que combinam com seitan.
Assim como o PVT, o seitan tem que ser cozido com esses temperos para "pegar gosto", pois do contrário são "intragáveis"... rs





3 comentários:

Camila disse...

Posso deixar a massa de molho a noite toda? Nao precisa ferver essa massa depois de lavada com ervas e shoyu pra estar pronto o seitan? (li isso em algum lugar...)

Vera Falcão disse...

Camila, dizem que é melhor deixar NO MÁXIMO 6 horas, eu até deixo um pouco menos... o processo de fazer o seitan apresentado finaliza com ele pronto para ser utilizado em pratos, onde certamente será cozido em ervas, shoyu e outros temperos. Talvez seja o caso de colocar isso na receita, já que mais pessoas podem não entender dessa forma...

Anônimo disse...

estou facinada com o site todo
to só no Ctrl+C e Ctrl+V,e vou indicar para todos os amigos verdinho!
beijos e parabéns pelo blog!