A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Quinua (Chenopodium quinoa)



A quinua é um pseudo-cereal da família das Quenopodiáceas, domesticada e cultivada há 5.800 anos nos Andes. Também chamada quinoa, o nome quinua é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.

Conhecida como o trigo dos incas, para eles a quinua era considerada uma planta sagrada, um símbolo religioso - a chamavam de Grano Madre ou Grano de Oro. Com o domínio espanhol, acabou sendo substituída por alimentos usados pelos colonizadores. Atualmente, a quinua é produzida por mais de 20.000 pequenos produtores, apoiados pela ANAPQUI (Associação Nacional de Produtores de Quinua). Diferentes sites e especialistas ora informam que a quinua é típica da Bolívia, ora que é do Peru, mas admitem que Equador, México e Estados Unidos têm uma pequena produção.
As sementes da quinua representaram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e ainda constituem um componente fundamental à dieta dos camponeses andinos.

A ciência tem se esforçado para comprovar muitos saberes intuitivos de nossos antepassados. A quinua, já foi até apelidada de mãe dos seres humanos, por conter todos os aminoácidos essenciais. Por essa razão, é vista como uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Ela produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, bons carboidratos (fontes de energia) e fibras.


Para a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos raros vegetais completos que apresentam um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.


A quinua é avaliada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração.

A quinua pode ser encontrada no Brasil, importada da Bolívia, mas já vem sendo cultivada na região do Cerrado, no Distrito Federal, e tem sido estudada por pesquisadores da Embrapa.

A espécie mais estudada até hoje é a quinua real, também a mais comercializada. Bastante resistente, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas. A quinua real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades.

As sementes são geralmente consumidas em sopas, temperadas com sal ou açúcar, cozidas em panelas de barro, com pimentão e queijo ou como bebida refrescante. As folhas tenras são usadas como verduras.
Como não contém glúten, pode ser consumida por aqueles que têm intolerância a essa proteína, servindo como substituto do trigo em receitas de pães, macarrão, biscoitos e farinhas. A quinua é encontrada em grãos, em flocos, e na forma de farinha; podendo ser adicionada às sopas, saladas, bolos, bolinhos e vitaminas com frutas. Dá ótimos resultados tanto em receitas doces quanto em salgadas.

Gillian Mc Keith, autora do livro "Você é o que você come", afirma que a quinua "é uma proteína completa e mais fácil de digerir do que a proteína da carne". O médico nutrólogo, Edson Credidio, diz que a quinua “é comparada ao leite materno e apresenta praticamente o dobro de proteínas das encontradas no milho e no arroz”.
Contém mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, é indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Está, também, relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem.

O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr, o que faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.”

A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável, somente, ao leite e ao ovo. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 100g do produto ingerido. O índice da quinua é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares que auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.

A quinua real é considerada a variedade mais rica da quinua. É rica em proteínas (23%de sua composição). Possui todos os vinte aminoácidos de que o corpo necessita, incluindo, os dez essenciais que não são produzidos por nosso organismo (como a metionina e a lisina), que melhora a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória. Nenhum alimento de origem vegetal tem tanta proteína.

Parece que o único comentário negativo a respeito da quinoa é o seu custo, que é alto, se compararmos com o preço de outros cereais.


TABULE DOS INCAS (4 porções)


Ingredientes

200 gr de quinua
2 cenouras
200 gr de pepino
1 cebola
1 pimenta vermelha
cebolinha
azeite de oliva virgem extra

Como fazer

Limpar, escorrer e colocar para cozinhar a quinua em duas medidas de água fria, com sal, fogo baixo e panela tampada por 10 ou 15 minutos.

Cozinhar as cenouras e a pimenta vermelha bem picada durante 3 minutos.

Misturar a cebola ralada com azeite, juntar com a quinua e misturar bem, acrescentar as verduras e decorar com as cebolinhas cortadas.

Dica: cuidado com o uso da pimenta na receita, se não está acostumado a consumi-la, diminua a quantidade e fique longe das sementes!




Informações mais detalhadas sobre a Quinua Real (que inclusive, é orgânica), ver em:
http://www.quinuareal.com.br/quinua.asp

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blogue. Espetacular!
Gostei muito da informação sobre quinoa e gostaria de saber qual o seu indice glicémico.
Muito obrigada.
Anabela

Vera Falcão disse...

Obrigada, Anabela! O IG da quinua é considerado baixo (51). Abraço!