A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 16 de novembro de 2008

O Chef que evita o Fogão


Por Tânia Nogueira/entrevista publicada na revista Época

Charlie Trotter, um dos maiores cozinheiros dos Estados Unidos, diz que dieta de pratos crus é mais saudável e saborosa.

Charlie Trotter é considerado o chef mais criativo dos Estados Unidos.
O restaurante que leva seu nome, em Chicago, é freqüentado por atores de Hollywood, empresários, gente da moda.
Também está entre os mais caros do país. Lá se gasta cerca de US$ 275 por um menu-degustação com dez pratos e vinho. Trotter, no entanto, se diz um homem simples, que gosta de servir. Sua boa vontade para mudar o menu - porque o cliente quer tomar determinado vinho ou tem horror a tal ingrediente - endossa essa declaração.
Sua história, por outro lado, mostra um homem sofisticado, nascido em família rica.
Quando fundou seu restaurante, há 17 anos, ousou ter um menu-degustação vegetariano. Hoje roda o mundo, influenciando outros chefs. Em agosto, esteve em São Paulo para dar uma aula no Centro de Gastronomia Anhembi Morumbi e fazer um jantar no hotel Grand Hyatt. Em entrevista a ÉPOCA, defende a ingestão de comidas ao natural.

ÉPOCA - Comida crua é chique?
Charlie Trotter - O crudicismo é só uma extensão natural de servir vegetais. Há uns quatro anos, faço experiências com ingredientes crus. Nos Estados Unidos, o crudicismo existe há um tempo, mas ficava relegado aos restaurantes vegetarianos, coisa de hippie. Hoje, gente muito sofisticada ligada a comida apóia a idéia. Ganhou status de gastronomia.

ÉPOCA - Por que o senhor aderiu?
Trotter - Para mim é um experimento. Não fui propriamente convertido. Sou um chef interessado em idéias modernas. O que me atrai são as possibilidades. Os sabores dos alimentos crus são muito limpos, puros e diretos. Ingredientes como gorduras animais, manteiga ou creme de leite, apesar de gostosos, podem bloquear os sabores. Tendo a evitá-los, mesmo quando cozinho a comida. Aposto que, se eu servir a uma pessoa o menu inteiro só de crus e não disser nada, ela nunca vai adivinhar. E a pessoa se sentirá ótima, mais leve e lúcida. Precisará de menos sono, sua pele ficará mais elástica.

ÉPOCA - Por que a comida crua é mais saudável?
Trotter - Quando a comida atinge uma temperatura acima de 75 graus Celsius, as enzimas são destruídas. Nos anos 80, o médico americano Nicholas Gonzalez, do Memorial Sloan Kattering Cancer Center, em Nova York, pesquisou um colega que tentava curar pacientes de câncer com dieta de comida crua. A idéia de Gonzalez era desmascarar o charlatão. Mas chegou à conclusão oposta. Pessoas que recebiam prognóstico de apenas dois anos de sobrevida continuavam vivas dez anos depois. Muitos atores de Hollywood estão fazendo dieta crudicista. A estilista Donna Karan perdeu 20 quilos com ela.




"Se eu servir a uma pessoa o menu inteiro só de comida crua e não disser nada, ela nunca vai adivinhar. E se sentirá ótima, mais leve e lúcida."
Charlie Trotter

Nenhum comentário: