O curry, tal como o conhecemos, é uma invenção dos ingleses, pois o verdadeiro curry é uma mistura de gosto pessoal de uma variedade de ervas e que difere em cada região da Índia e também de casa para casa.
As ervas são moídas e misturadas em proporções diferentes, de acordo com a receita na qual o curry vai ser utilizado.
Outro fator importante é o poder aquisitivo de cada um.
Nas misturas de curry comerciais, utiliza-se maior quantidade de açafrão, que dá uma cor amarelo vivo, não adiciona muito gosto ao prato e custa pouco.
É fácil fazer sua própria mistura de curry: as 3 ervas básicas, em proporção, são: um açafrão e um cominho e meio coentro em pó. A esta mistura adicione, a gosto: páprica picante, endro em grão, gengibre em pó, canela em pó e sementes de mostarda.
Misture tudo muito bem e guarde em jarras fechadas em lugar seco.
A cozinheira indiana mistura o seu curry na hora e somente a quantidade exata que vai usar, pois as ervas perdem muito de seu sabor e aroma, se guardadas por muito tempo.
Evite, portanto, de comprar grandes quantidades e de guardar indeterminadamente qualquer erva ou especiaria.
O curry comprado pronto pode ser incrementado com uma das ervas acima ou ainda, com pimenta picante ou páprica picante.
Ingredientes
1 quilo de abóbora tipo moranga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga orgânica
1 colher de sopa rasa de curry
2 cebolas pequenas ou 3 dentes de alho
1 1/2 litros de caldo de legumes
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara chá de creme de leite fresco (se desejar, substituir por creme de soja)
sal marinho
2 colheres de sopa de coco ralado seco (sem açúcar)
Como fazer
1) Descasque a abóbora, retire as sementes e corte-a em pedaços pequenos.
Pique bem a cebola OU o alho. Esquente o azeite e manteiga juntos numa panela grande e adicione o curry em pó. Usando uma colher de pau, mexa em fogo médio por um minuto. É importante cozinhar o curry, liberando assim os aromas e misturando bem os sabores,
Junte então a cebola OU o alho e refogue por 5 minutos ou até que a cebola murche.
Junte então a cebola OU o alho e refogue por 5 minutos ou até que a cebola murche.
2) Junte o açúcar e a abóbora e refogue por alguns minutos. Tempere com o sal e acrescente o caldo de legumes. Misture bem, reduza o fogo e cozinhe por 30 minutos ou até que a abóbora esteja desmanchando.
3) Enquanto isso, prepare o coco para a decoração. Aqueça o forno a temperatura média, coloque o coco ralado em um pequeno tabuleiro e asse por 10/15 minutos ou até que fique levemente corado. Retire do forno e reserve.
4) Quando a abóbora estiver desmanchando, apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Bata a abóbora com o caldo no liquidificador em 2 ou 3 vezes. É importante que a sopa fique bem fina e sem pedaços.
5) Volte a sopa para a panela limpa e prove. Ajuste o tempero com o sal, se necessário. Pouco antes de servir, aqueça e incorpore o creme de leite (ou de soja). Misture bem e transfira para uma sopeira ou pratos individuais aquecidos, espalhe o coco dourado por cima e sirva em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário