O trigo é o cereal mais produzido no mundo.
O termo trigo vem do latim triticum, que significa cereal.
No tempo do Império romano, cada legião transportava um moinho para cereais e uma provisão de trigo, sendo a carne considerada nesse tempo um alimento de segunda ordem.
Contém todos os aminoácidos necessários à alimentação humana e é o segundo cereal mais rico em proteína e o que tem mais glúten. É exatamente esta qualidade que o faz levedar.
Contém todos os aminoácidos necessários à alimentação humana e é o segundo cereal mais rico em proteína e o que tem mais glúten. É exatamente esta qualidade que o faz levedar.
Tem também uma boa diversidade de minerais e contém traços de bário, essencial para a saúde do coração. Tem um óleo de excelente qualidade.
Estes nutrientes não estão presentes no trigo refinado, já que 80% das vitaminas -especialmente a E - e dos minerais desaparecem com a refinação, assim como 93% das fibras.
O investigador canadense Wilfred Shute defende que as doenças cardíacas, epidêmicas nas sociedades modernas, tiveram a sua origem nos processos de moagem introduzidos em 1879, que removem o germe do cereal, que contém mais de metade da totalidade das suas vitaminas. O trigo integral é considerado benéfico para o fígado e é recomendado para a obstipação, especialmente na forma de flocos.
O trigo germinado é particularmente recomendado em casos de carência de vitaminas e de minerais, pois após a germinação aumentam as percentagens desses elementos relativamente aos existentes no grão, como segue: Tiamina (Vit. B1) +28%; Riboflavina (Vit. B2) +315%; Niacina (Vit. B3) +66%; Ácido Pantoténico (Vit. B5) +65%; Biotina (Vit. B8) +111%; Ácido Fólico (B9) +278% e Vitamina C +300%.
O trigo é particularmente saboroso quando cozinhado com feijões ou com o arroz integral (3 partes de arroz para 1 de trigo).
As massas de trigo são um excelente alimento para quem necessita de energia rápida, quem tem pouco tempo para cozinhar. Sob a forma de farinha, o trigo integral pode utilizar-se em cremes e mingaus, para engrossar sopas e em padaria e confeitaria.
O pão integral produzido com farinha integral biológica e levedo natural é muito mais digerível e também mais saboroso. Para quem tem problemas intestinais como obstipação ou problemas pancreáticos, aconselha-se não comer muito pão, em especial torrado; aquecendo-se o pão no vapor durante 2 ou 3 minutos obtém-se um alimento muito mais fácil de digerir do que o pão torrado.
PÃO INTEGRAL
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 batata cozida e amassada
2 colheres (sopa) de farelo de trigo
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2/3 de xícara de água morna
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de sal marinho
2 ovos caipira
Como fazer
1. Cozinhe a batata e amasse como para purê.
2. Junte os ovos, o açúcar, o óleo, o fermento e o sal.
3. À parte, peneire as farinhas.
4. Acrescente o farelo de trigo e as sementes de linhaça.
5. Junte as duas misturas e vá sovando, adicionando a água, aos poucos, até que a massa solte das mãos.
6. Cuide para não adicionar muita farinha e a massa ficar dura.
7. Sove sobre uma superfície untada com óleo.
8. Faça uma bola e cubra com plástico, deixando crescer até dobrar de volume.
9. Amasse novamente, modele e deixe crescer.
10. Preaqueça o forno a 200 graus.
11. Leve os pães por cerca de 30 min ou até que fiquem dourados.
Porções: 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário