A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cadê o doce que tava aqui?

O gato comeu...





"Esta é uma boa mágica naturalista. Pegue uma dúzia de bananas bem maduras, ou de maçãs; descasque e corte; ponha numa panela grossa ou de pressão; junte só um dedinho de água e duas pitadinhas de sal. Leve ao fogo e deixe cozinhando em fogo baixo, com tampa, durante quinze minutos se for na pressão ou meia hora na panela normal. Então olhe... e veja que compota maravilhosa aconteceu! Tremendamente doce, e sem usar um só grãozinho de açúcar! Como é que pode?

Simples: toda fruta contém uma doçura natural, chamada frutose. Alguns vegetais, como a cana e a beterraba, também têm. Quando a gente cozinha, essa doçura se concentra. E o sal ajuda a puxar o sabor.

Se quiser um doce mais consistente, é só deixar cozinhando. Quanto mais cozinha, mais doce fica. Ah: um pauzinho de canela e dois cravinhos-da-índia combinam muito bem.

Experimente esta mesma fórmula com qualquer fruta madura: mamão, manga, caqui, goiaba, abacaxi, caju, figo, enfim — qualquer fruta naturalmente doce. E diga adeus ao açúcar branco e aos adoçantes artificiais!"

Sonia Hirsch, in Boca Feliz.

4 comentários:

Emy disse...

Bahhhh, mas tá louco, teu blog é mto bom =) Eu tenho lido ele faz uns dia, mas esqueci de fazer a gentileza de comentar, afinal sempre é bom prestigiar e elogiar para que o blog continue assim, sempre tão bom ^^

Beijos, até mais!

Vera Falcão disse...

Emy, fiquei feliz da vida com os teus elogios... rs
Volte sempre! bjs

Carol Balan disse...

Que delícia!! Amei!! Eu tentei fazer isso com banana, uma vez, mas fiz alguma coisa errada e não ficou com uma cara muito boa... ninguém quis provar!! hahaha Vou fazer sim. Eu costumo cozinhar maçã com bem pouquinha água, amassar e as crianças comem esse creme ou então coloco em torrada pra substituir a geleia.

Vera Falcão disse...

Carol, fica muito bom mesmo, experimenta e depois vem contar o resultado aqui.