A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Biscoitos de especiarias


Ingredientes

500 g de farinha de trigo integral fina
1 CS de fermento em pó
1 1/3 xícara de açúcar mascavo
2 ovos caipira
1 1/4 xícara de manteiga orgânica sem sal
1 cc de canela em pó
1 cc de cravo em pó
1 cc de gengibre em pó
1 cc de cardamomo em pó
1 pitada de noz-moscada
1/4 xícara de açúcar mascavo para derreter
raspas de laranja




Como fazer

Ponha a farinha em uma superfície e faça um buraco no centro.

Junte os outros ingredientes, menos o açúcar a ser derretido. Reserve.

Derreta o açúcar até formar um caramelo e deixe esfriar.

Adicione aos demais ingredientes e misture até ficar uniforme.

Abra a massa e corte os biscoitos com cortadores próprios, em vários formatos (estrelas, corações, figuras humanas, animais etc).

Asse em forno préaquecido, temperatura baixa, sem deixar dourar.

Rende, em média, 20 unidades.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah...esse é realmente divino ! As crianças vão amar ! Mas...tem como substituir o cardamomo ? Já tentei achar por aqui e não consegui...

Vera Falcão disse...

Cristina, o cardamomo é da familia do gengibre, que também se encontra entre os ingredientes dos biscoitos. Substituí-lo é difícil porque é especial, ou você suprime ou tenta algo mais ousado como... a pimenta!

Mariana disse...

Olá Vera!
Sou fã de suas comunidades no orkut, e agora que acessei o blog me encantei ainda mais! Como sou uma vegetariana novata, estou aprendendo aos poucos e suas receitas tem me ajudado muito. Obrigada por compartilhar tanta informação com a gente!!!
Um abraço

Vera Falcão disse...

Morrocoy, que legal que contribuo para o teu crescimento, fico muuuuito feliz! Dei uma espiadinha no teu blog vegetariano e gostei, depois vou conhecer os outros, tá?
um grande abraço