A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Comidas coloridas: o olhar atraindo o paladar



"Não quero comer"!


Qual a mãe que ainda não ouviu essa frase, provocativa e ditada pela teimosia infantil?
Uma idéia que pode ajudar a manter o interesse das crianças na comida de todo o dia, é inovar na apresentação, fazendo os alimentos terem formas divertidas, com cores vibrantes que só as produções da Natureza apresentam de forma tão espontânea.

Os japoneses têm o hábito de preparar marmitas para levar ao trabalho ou no lanche da escola. A “cultura da marmita”, tão enraizada no Japão, mostra agora uma nova tendência: marmitas decoradas, chamadas de kyaraben.
A palavra kyara vem do inglês character (personagem) e ben, vem do japonês e significa bentoo, que, em português, pode ser traduzido por marmita, lanche ou merenda.

Uma dona-de-casa japonesa, Mari Miyazawa, usa seu talento para preparar suas marmitas e tornou conhecido seu trabalho, após publicar várias fotos em seu blog. Outra japonesa, cujo pseudônimo é Kasumin, também investiu sua criatividade nas marmitas, publicando igualmente o resultado de sua produção num blog.

Segundo elas:

O que pensar na hora de preparar a comida?

1. Visual colorido
2. Praticidade na hora de comer3. Alimentos que não estragam facilmente4. Alimentos que as crianças gostam
5. Alimentos de rápido preparo

Kasumin e Mari estão mesmo famosas. Têm blog, ministram cursos, lançaram livros, dão entrevistas e estão sendo copiadas pela indústria da comida artística.
Aproveite o visual das comidinhas coloridas que elas criaram e inspire-se para criar o seu ou reproduzir, usando as cinco regrinhas acima.
Divirtam-se (as crianças podem ajudar a fazer as figuras, a escolher os ingredientes que mais gostam, enfim, opinar e participar)!







2 comentários:

andrea disse...

Adorei! Espero que não se importe mas copie para meu blog. Se quiser visitar é : andreatemdetudo.blogspot.com

Vera Falcão disse...

Oi, Andrea, achei bem legal o teu blog, tem de tudo mesmo! Citando a fonte, não tem problema nenhum em copiar/divulgar - um abraço!