A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Uma palavra sobre farinhas




















O texto a seguir foi tirado do baú, editado de  um livrinho que amo, Liberdade através da Alimentação (1977); pode parecer um exagero usar esses procedimentos, mas aqui o negócio é ser natureba MESMO...

Os cereais quando moídos e estocados, perdem parte do seu valor nutritivo.
A oxidação ocorre cerca de 18 horas e o grão perde a sua vitalidade.
Se você não puder encontrar a farinha fresca, seria aconselhável moer o cereal em sua própria casa.
Além do mais, a farinha fresca é muito mais saborosa.
Alguns moedores de cereais à venda em casas especializadas são perfeitamente adequados, relativamente baratos e proporcionam um bom exercício físico.

Para fazer as farinhas mencionadas acima, você necessitará de grãos integrais de trigo, arroz, trigo sarraceno, milho duro, centeio e arroz moti.
Com exceção desse último, todos eles ficam mais fáceis de moer quando lavados e torrados antes (mais adiante falamos sobre esse processo).
Você poderá também preparar cereais como triguilho (tribo para quibe), kasha ou aveia em flocos.
Basta ajustar o moedor para obter a consistência desejada.

Veja que um moedor não é um utensílio tão caro, se levarmos em conta a sua grande utilidade:

Moedor

Cereais tostados (antes de moer, como dito acima): esquente a frigideira, coloque os cereais lavados e toste-os em fogo médio ou baixo. Use uma colher de pau. Mexa em movimento espirálico, movendo continuamente os cereais e de preferência rapidamente de um lado da frigideira ao outro. Assim que os cereais ficarem dourados e cheirosos, retire-os da frigideira.
Um modo mais fácil, se for usar o forno ou estiver com pressa, é colocar os cereais lavados em uma panela e "assá-los" até que fiquem dourados.

É indicado também tostar farelos, como o farelo de aveia ou o germe de trigo, para isso basta colocá-los numa frigideira e mexer constantemente até que fiquem levemente dourados ou também usar o forno, em temperatura média, observando para que não queimem: o objetivo não é torrar, mas tostar.

2 comentários:

Hélio Cionek disse...

Ótimo Vera!
Eu havia pedido como tostar cereais a uma amiga que fez o TSAMPA - uma mistura de cereais tostados, banana verde tostada e mel - e não obtive retorno.
Agora me dou por satisfeito!
Obrigado.
(Hélio) hcionek@hotmail.com

Vera Falcão disse...

Helio, que bom que vc encontrou a informação que desejava!
um abraço