A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 30 de março de 2010

Páscoa - renovação!



Com o domingo de Páscoa chegando, impossível escapar da overdose de chocolate que nos persegue nas lojas, nos anúncios da tv e nos jornais, até na escola as crianças aprendem a fazer ovinhos nas aulas de arte...

Para uma comemoração mais saudável, usem cacau em pó ou alfarroba para fazer bolos, muffins, docinhos, enfim, aquelas tradicionais delícias com chocolate que a Páscoa nos "obriga" a consumir!
O essencial é fugir do leite - observei que o mercado dos chocolates está investindo pesado em produtos com acréscimo de cacau (50% ou mais), além do clássio meio-amargo.

Um pouquinho de História:
O costume de presentear com ovos de chocolate na Páscoa começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

Para quem quiser participar do costume de alimentar-se com peixe no feriado da Sexta Feira Santa, temos a bacalhoada vegetariana

Sugestões para decorar a mesa no domingo: ninhos feitos com brotos de alfafa (colocar numa vasilha pequena para modelar) e depois adicionar os "ovinhos": nos salgados, azeitonas pretas e verdes sem caraço e nos doces, passas.
E para enfeitar o bolo de cacau vegano, colocar sobre a cobertura bem cremosa, cenouras babies, com o verde feito com a rama de cenouras maiores.

E aproveitem para renovar os ares do cotidiano - afinal, esse é o maior significado da Páscoa - RENOVAÇÃO!

2 comentários:

La Tribu disse...

Oi Vera! Vai lá ver como ficou a tua receita em espanhol, e o bolo feito aqui na Tribu. http://latribualimentacionsaludable.blogspot.com/
Beijo! Feliz Páscoa!

Vera Falcão disse...

Deixei comentário lá no blog, ficou linda a receita em espanhol e a foto do bolo parece bem gostosa! Que a Páscoa traga renovação aos nossos corações, abraços!