A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Ração humana"


O título mereceu aspas porque é esquisito e engraçado - como se uma equação de ingredientes contivesse todos os nutrientes capazes de nos manter saudáveis, tal como vendem essa ideia nas rações para animais (aliás, uma forma bem cômoda de alimentá-los, bastando encher os potinhos duas ou três vezes ao dia e sabendo-se que é comum haver posteriores problemas renais pelo excesso de sódio que a maioria delas contém).
Provavelmente, foi criada com a desculpa de não termos oportunidade para fazer refeições equilibradas, já que corremos 24 horas em todas as direções, em busca da felicidade e do sucesso; sendo assim não resta tempo para ir à uma feira, escolher verduras, legumes, frutas, cereais, sementes, enfim, alimentos de qualidade e depois prepará-los em nossa cozinha, com amor e zelo.
Bem mais fácil e prático juntar vários elementos num pote de vidro e comê-los à moda dos astronautas, mesmo desconhecendo o que a união desses elementos pode fazer ao nosso organismo, a curto e a longo prazo.

Encontrei essa receita da tal ração, para ser feita em casa, e gostaria de comentar alguns dos componentes (não vou colocar a quantidade de cada um deles, pois não pretendo incentivar a divulgação da "fórmula"); a princípio, já deu para perceber que há excesso de fibras:

1) fibra de trigo
2) germe de trigo
3) aveia em flocos
4) linhaça marrom

4 itens que vão movimentar demais o intestino, sendo que a linhaça não deve ser consumida inteira, já que dessa forma não vai fazer efeito (entra e sai sem dizer a que veio).

5) açúcar mascavo
6) gergelim
7) gelatina sem sabor

O item 7 vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos, portanto, nada aconselhável para vegetarianos.

8) guaraná
9) cacau em pó

É muito difícil encontrar o verdadeiro guaraná, que vem da Amazônia e quando o encontramos, ele é bastante caro. Os itens 8 e 9 são estimulantes, juntos formam um "coquetel levanta-defunto" - algumas receitas também incluem ginseng, igualmente um estimulante.

10) levedo de cerveja
11) leite de soja em pó

Leite de soja é tóxico - aqui explicamos porque!

A maioria dos ingredientes pode compor uma dieta saudável, mas não colocados TODOS numa espécie de bomba-relógio que promete emagrecer ou alimentar melhor os apressadinhos de plantão.

Depois lembrei que, nos anos 60, quando comecei a adquirir noções de alimentação natureba, conheci o Elixir da Longevidade, criado pela dona Edith Travi, proprietária da Casa Dietética que leva seu nome - ela é famosa pela qualidade do iogurte que vende:
considerado o "desjejum ideal", o Elixir é composto por levedo de cerveja, guaraná em pó, germe de trigo, Composto Poderoso (mix de cereais integrais), Ilex Pó Real, semente de linhaça moída e farelo de Trigo (é comercializado, com sucesso, até hoje).
Logo, encontramos aqui em Porto Alegre, o avô da ração humana!
Considerando que sua composição é bem mais racional do que a receita postada acima...

E a granola, acaba sendo uma parente próxima, bem como as barrinhas de cereais também fazem parte da família.

Nenhum comentário: