A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 20 de março de 2010

O outono começa hoje!


Hoje, às 14h32min, começa para nós, habitantes do Hemisfério Sul, a belíssima estação do outono, trazendo dias com a temperatura mais amena, a visão das folhas secas que despencam dos galhos das árvores, luzes amareladas e difusas no ar.
Por um minuto apenas, a intensidade da energia solar estará equilibrada nos dois Hemisférios; já às 14h33min estaremos recebendo menos luz, indo em direção ao inverno, enquando no Hemisfério Norte, receberão mais energia do astro-rei, em direção ao esplendor do verão
.

Também nesse horário, iniciamos o ano astrológico, com a entrada do signo de Áries nos céus; em 2010, seremos regido pela beleza, sensualidade e fertilidade de Vênus.

É um dia importante, que carrega muitas mudanças nas suas 24 horas.

Para festejar, uma receita deliciosa!

Mousse de damascos secos

Ingredientes

uma xícara de damascos secos
uma xícara de água
3 CS de agar-agar em flocos
2 CS de araruta dissolvida em 1/2 xícara de água (como já sabemos que a araruta verdadeira é dificílima de ser encontrada, usemos amido de milho ou fécula da mandioca)
1 CS de mel
1 CS de tahine

Como fazer

Levar os damascos ao fogo com a água e a agar-agar, deixando ferver em fogo baixo, abafado, por 10 minutos. Cuidar para dissolver bem o pó e não empelotar.

Dissolver o amido ou fécula na água fria e adicionar ao damasco, mexendo bem até engrossar.

Levar tudo ao liquidificador, adicionando o tahine e o mel, batendo até ficar cremoso.

Derramar em tigelas individuais, aguardando que esfrie o conteúdo.

Enfeitar com sementes ou amêndoas tostadas.

Desejo a todos um maravilhoso ano venusiano e aproveitem a tranquilidade dos dias outonais (bem, eram dias tranquilos, agora que as 4 estações já não são mais definidas como antigamente, poderemos ter altas temperaturas, tempestades tropicais, ventos gelados etc e etc... rs... mesmo assim, sejam felizes!).

8 comentários:

Mary disse...

Bom início de outono prá ti Verinha!Que nossas colheitas sejam farta e prósperas!Beijos no coração!

Vera Falcão disse...

Oi, Mary, muita fartura para nós todos! beijosssss

Pérola disse...

Feliz outono!!!
Querida, onde vc encontra araruta e farinha de araruta?
Estou a procura em Sampa!
Beijão!

Vera Falcão disse...

Pérola, como disse ali na receita, é dificílimo encontrar araruta no mercado, pq não há mais estímulo para plantá-la aqui no Brasil - encontramos é o amido de milho, a fécula da mandioca, o polvilho, muitas vezes rotulados, falsamente, como araruta... Escrevi alguns posts sobre isso (araruta fake, em busca da verdadeira araruta 1 e 2), quando tentei encontrá-la aqui onde moro, inutilmente.
Mas, veja aqui onde comprá-la, na Bahia, onde garantem que plantam a verdadeira:
http://ararutadabahia.blogspot.com/2009/10/araruta-poderosa-e-vitaminada.html

beijos e um lindo outono pra vc também!

Cida Lopes disse...

Olá minha linda

Depois desta carcada no começo do blog!Passo sempre por aqui mas geralmente como estamos sempre correndo acabo não comentando.Também não como carne por me sentir bem melhor e pelos animais, adoro seu blog.Beijos que você tenha muita luz!

Vera Falcão disse...

Oi, Cida! hahahahahahaha...mas valeu o "puxãozinho de orelhas", não? afinal, você parou um pouquinho para me dar o prazer de ouvi-la... beijos e obrigada pelas tuas palavras!

Green Womyn disse...

Feliz outono pra vc tb!

E a receitinha tem nome?

Beijos!

Vera Falcão disse...

Posso colocar um: mousse de damascos secos! Vou adicionar lá no post.

beijos