A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 20 de março de 2010

Picnic vegano na entrada do outono





E, "sem querer, querendo", como diz o Chaves (El Chavo del Ocho), fizemos um picnic vegano na entrada do Equinócio de Outono, o que acabou sendo uma homenagem ao início do "ano novo astrológico": essa passagem do Sol marca uma data muito especial, que antigamente era conhecida como o Ano Novo, pois os humanos acreditavam que o ano começava apenas quando o Sol passava no marco zero do primeiro signo, Áries.
O grau zero de Áries é, astronomicamente, o Ponto Vernal, ponto onde o Sol passa pelo Equador, iluminando igualmente as duas partes do globo terrestre e fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma extensão, onde quer que você esteja na Terra.

Áries é um signo que fala de começos, iniciativas e arrancadas! É a coragem necessária para iniciar um novo ciclo de criação. Portanto, é hora de colocar gás nos seus objetivos, pois o fogo ariano fará com eles ganhem impulso e dêem partida!
ENTUSIAMO é a palavra.

Segundo as primitivas comemorações que faziam-se junto aos ciclos da Natureza, quando a religiosidade era uma manifestação espiritual e concatenada à Terra (isso foi mostrado lindamente no filme Avatar), nesse equinócio festeja-se a segunda colheita - festival conhecido como Alban Elfed, Alban Elued ou a Luz de Outono.
A vegetação e a luz solar diminuem, mais uma vez os dias e as noites são iguais;
época de agradecer e de se fazer uma avaliação de tudo aquilo que foi plantado e colhido. As folhas começam a cair e o Sol a minguar rapidamente. A Natureza declina e se prepara para a chegada do inverno.

A Segunda Colheita

Num tempo não muito distante,
A vida segue as mansões da Lua,
A dança cósmica da natureza.
Realinha seu eixo energético
E cresce um pouco a cada dia.
A Roda do Ano completa seu ciclo
Nesta segunda colheita,
Girando sem parar, na sua infinita jornada.
Na linha do tempo não existem tradições
E nem contradições…
Existe, apenas o principio maior da criação,
O equilíbrio da unidade dentro de nós.


Então, como disse lá no início, criamos esse encontro num ambiente natural, talvez instintivamente, organizamos um Festival para comemorar o Equinócio de Outono!

Aqui vai a receita da pasta que fiz para rechear os sanduíches que levei ao picnic:

Ingredientes

4 cenouras grandes (com a casca, se forem orgânicas)
2 inhames médios
1 tomate (se orgânico, com a casca)
azeite de oliva
gengibre em pó (duas pitadas), orégano (uma colherinha), cebolinha verde picada (uma CS)
meia cebola roxa picadinha
sal marinho a gosto
um pouquinho de água

Como fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso (talvez seja necessário acertar a quantidade de água, se ficar muito espesso).



* Obrigada pelo uso das fotos tiradas pelos participantes do picnic, além do video - mais uma vez, estou sem câmera fotográfica, o que é passageiro, certamente.

3 comentários:

Nane Cabral disse...

Vera, que delícia, picnic e comidinha gostosa, além de boa companhia, tudo de bom! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Vera Falcão disse...

Oi, Nane, foi bem legal mesmo! E mais legal ainda foi que o pessoal que planejou a data não a escolheu propositalmente para festejar a entrada do outono... foi na intuição! rs

Anônimo disse...

Adorei as dicas.
Muito legal o blog.
Vou sugerir para uma amiga que vão fazer aniversário .