A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sorvete natural de verdade!


No último programa Globo Repórter sobre alimentação (19/02/10), um dos temas abordados foi "sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos; na busca por uma receita mais nutritiva e saudável, foram feitos vários testes e se chegou a um sorvete sem leite, feito de soja".
Não assisti ao referido programa, mas fui dar uma olhada no site e nas receitas, que envolviam inhame, abóbora, abacate, mas não conseguiram livrar-se do açucarado leite condensado, dos emulsificantes artificiais e do creme de leite. Quanto à soja, insistem em divulgar os seus benefícios, quando sabe-se que ela deveria ser consumida apenas na forma fermentada, além de que hoje é quase impossível encontrar grãos que não sejam transgênicos. Ah, "mas isso também não faz mal, é biotecnologia, é avanço, progresso", dizem... a população come soja transgênica "empurrada goela abaixo" sem que estudos suficientes sobre danos tenham sido realizados!

Então, vi que nada de novo foi acrescentado e sem precisar da comprovação de um laboratório sofisticado, apenas o da minha cozinha, garanto a vocês que dá para fazer verdadeiros sorvetes naturais e saudáveis - sem soja, sem leite animal, sem leite açucarado, sem creme de leite, sem emulsificantes artificiais.



Confiram as receitas e comprovem:

Sorvete natureba

Sorvete de tâmaras

Verão tem cara de sorvete

Verão tem cara de sorvete 2

Estes podem receber, com louvor, o carimbo de SORVETES NATURAIS E SAUDÁVEIS!

10 comentários:

Vânia Ma'iitsoh disse...

Ei Vera!
Assisti no dia e me lembrei de você o tempo todo, rs. Mas com a correria dessa semana ainda não tinha comentado com você. Para mim a única novidade foi o emulsificante feito com semente de linhaça cozida durante 15 minutos. Experimentei e ficou interessante também, apesar de que, só com o inhame, já fica tudo de bom. Também pensei o mesmo sobre o uso da soja. Para eles, colocar no ar que a receita foi testada por cientistas já é garantia de que a população se deixará influenciar e vai consumir soja, creme de leite e leite condensado. Sem dúvida, é preciso ver nas entrelinhas. Há muuuita esperteza quando querem garantir seus interesses.
abraço!

Vera Falcão disse...

Oi,Vânia, esse oportunismo com o "natural" está tornado-se descarado, ostensivo mesmo... basta colocar o rótulo NATURAL ou SAUDÁVEL, como uma maquiagem, para enganar o consumidor - usam o mesmo processo e basicamente os mesmos ingredientes de sempre, só que agora com o aval de "cientistas e nutricionistas" posando de naturebas!
Aliás, para fazer o gel com a linhaça, não precisa fervê-la.
E a Globo, muito oportunista, está esmerando-se em surfar nessa onda... infelizmente, a massa acredita em tudo - basta ver que se um alimento é endeusado no programa de sexta, na segunda já desapareceu das prateleiras dos comerciantes! É isso aí, vamos vender, vamos ouvir o tilintar das caixas registradoras soando 24 horas por dia!

Vânia Ma'iitsoh disse...

Aqui na minha cidade é assim: passou no programa da sexta-feira, no outro dia, todo mundo já está no mercado central comprando. Os comerciantes agradecem! rsrsrs

)O( Julia Luah )O( disse...

Amei seu blog...Já ví que vou te visitar muitas tardes dessas...prepara mais bolo e põe a água pra ferver...Eu levo o chá de camomila da minha horta...^^...Beijosss...)O(

Vera Falcão disse...

Boa, Julia! venha mesmo, temos muito que tricotar... rs... beijo!

Unknown disse...

Olá Vera, visitei seu blog e adorei, também voltarei mais vezes, busco opções mais saudáveis, principalmente porque tenho um filhote de 3 aninhos...Beijo grande

Vera Falcão disse...

Paula, volte mesmo e aproveite para fazer muitas novidades gostosas e saudáveis para o teu bebê, beijo!

Unknown disse...

Eeii vc tem receitas de bolo sem fermento. To c alergia e não consigo achar nenhuma!!rsrs Obrigada!

Vera Falcão disse...

Oi, Sâmela, tu estás com alergia a qual componente do fermento químico?
O fermento químico é uma substância composta de bicarbonato de sódio combinado com outros sais ácidos, como o monoidrato de fosfato monocálcico, diitrato de fosfato dicálcico, sulfato de alumínio e sódio e ainda amido de milho. Se a tua alergia não estiver relacionada com bicarbonato de sódio - acredito que não, ele é até um elemento que ajuda a curar muitos problemas de saúde - podes usá-lo. Mas ele não deixa o bolo tão fofo quanto o fermento, então tens que combiná-lo com o cremor tártaro, que é um sal isento de sódio. Veja a proporção ao substituir: para uma colher de chá de fermento substituir por 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio mais 1/2 colher de chá de cremor tártaro, faça o cálculo para a tua receita. Mas também podes investir nos "bolos vivos", onde não há cozimento dos ingredientes. Espero ter ajudado, qualquer dúvida, volte a perguntar, abraço!

Vera Falcão disse...

Também podes investir na fermentação natural: http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2010/01/fermento-natural.html