A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O valor dos alimentos crus na alimentação infantil

Hoje à tarde, entrei na Livaria Paulinas e saí de lá com mais um livro sobre alimentação - gosto muito das publicações comercializadas por ela, que além de didáticas, têm um preço bastante acessível, o que torna o acesso à informação bem mais próximo do bolso do consumidor.
O livro chama-se Cuidando da Vida de Crianças - usando recursos e terapias naturais - é um título que relaciona-se totalmente com minha maneira de pensar a respeito de "cuidar de crianças"! Escrito por 4 autores (Pe. Paulo Wendling - dele já li o excelente Fica livre da tua doença - Maria Alice Tafuri Fachini, Altemir Berti e Rosaura Grizotti Berti, a publicação é da Editora Berthier, RS, 2008. Custa apenas 10 reais (o preço de uma revista).
O capítulo que mais me chamou a atenção é o que transcreverei abaixo, principalmente porque é uma questão pouco divulgada ou publicada: O Valor dos Alimentos Crus na Alimentação Infantil. Aproveitem e, se puderem, adquiram o livro, pois vale a pena absorver todo o seu conteúdo.

"Um crescente aumento de pesquisas nos últimos anos mostra que cuidar da saúde baseando-se na alimentação, o mais natural possível, é o melhor caminho para a vida com qualidade e longevidade.
E é na infância o tempo mais propício e determinante para uma vida presente e futura cheia de saúde.
Para isso, a alimentação deve ser composta, predominantemente, por alimentos vivos, mantenedores, equilibradores e geradores de vida.


É nos alimentos crus que encontramos as vitaminas, as enzimas e a energia vital necessárias para a manutenção e renovação da vida celular equilibrada em cada ser vivo.

Porém, é preciso prestar bem atenção: "Quando a importância das vitaminas foi descoberta no início do século 20, houve grande alarde no mundo científico. Em pouco tempo ficou conhecido que a saúde era prejudicada pela falta de vitaminas em alimentos cozidos e refinados. Porque essa propaganda? Porque era possível industrializar estas vitaminas e fazer um grande negócio!
Em 1940, o pesquisador norte-americano Edward Howell, analisando as enzimas, fez uma descoberta ainda maior: mostrou que as enzimas asseguram a vida em qualquer ser vivo. São as fontes de vida na alimentação. Entretanto, o mundo científico não fez alarde dessa descoberta extraordinária e não promoveu as enzimas como havia feito com as vitaminas.
Por quê? A explicação é simples: as enzimas só são encontradas em alimentos vivos, não cozidos. Não podem ser industrializadas.
Ora, se os doentes podem ser curados gratuitamente pela alimentação crua, quem teria interesse em divulgar isto?"
(RICHTER, Hildegard Bromberg. Um assassinato perfeitamente legal: nossa alimentação. Paulus. p.46)
As indústrias química, farmacêutica ou alimentícia, certamente não.
Alimentação crua como terapia não lhes seria nada lucrativo!

As enzimas são fermentos especiais que contêm a energia vital que dá origem à vida nas células. Elas dão a cada ser vivo, a cada espécie de planta e animal, sua característica própria, sua individualidade; constroem os órgãos e mantêm seu funcionamento. Não há divisão celular, crescimento e reprodução sem enzimas específicas.
Nosso organismo, porém, não consegue produzir sozinho todas as enzimas.
Como as vitaminas, diversas enzimas precisam ser obtidas através da alimentação viva.

E quanto mais enzimas (alimentos crus) a nossa alimentação contém, mais vida nova, mais células novas o corpo pode gerar. Isto significa energia, vitalidade, mais resistência, maior defesa contra doenças e bom funcionamento geral do organismo. Enzimas são uma das melhores descobertas para manter a saúde, proteger-se contra as doenças e até mesmo curar-se delas.

"A falta de alimentos crus e a consequente carência de enzimas prejudica a divisão celular. Nascem células defeituosas que acabam crescendo de maneira desordenada, produzindo úlceras, cânceres, tumores e miomas". (RICHTER, Hildegard Bromberg. Um assassinato perfeitamente legal: nossa alimentação. Paulus. p.49)
As doenças infecciosas, tão frequentes entre as crianças, só aparecem quando o sistema imunológico está enfraquecido por falta de substâncias vitais, ou seja, alimentação errada. Nós, pais, podemos poupar nossos filhos de muito sofrimento, de doenças infecciosas e de vacinas frequentemente prejudiciais, oferecendo-lhes alimentos vivos. As crianças gostam de alimentos crus. Na maioria das vezes, somos nós, os pais, que precisamos conhecer, mudar nossos hábitos alimentares e oferecer alimentos corretos para que nossos filhos e nós vivamos com mais saúde.

E não adianta nada prejudicar e enfraquecer a saúde das crianças com alimentos cozidos e industrializados e depois dar suplementos de vitaminas e minerais produzidos em laboratório. Pois esses não são bem aproveitados e ainda continua faltando em seu organismo a energia vital com as enzimas e todo o seu valor vitalizador, regenerador e equilibrador.

Outra orientação importante é iniciar cada refeição com uma boa quantidade de alimentos crus. Só assim evitamos a LEUCOCITOSE, que é o aumento transitório dos leucócitos no sangue, como se fosse o "exército de defesa". Este aumento de glóbulos brancos, que são nossas células de defesa, ocorre toda vez que a criança (e também adultos) ingerir alimentos cozidos ou industrializados sem precedê-los pelos crus.



O livro também enfatiza a riqueza dos sucos, usando plantas, hortaliças, germinados e frutas - feitos no liquidifcador, com pouca água, coados, sem uso de açúcar. Devem ser feitos e consumidos na hora, caso contrário perderão os nutrientes e oxidarão - por isso, nada de guardar na geladeira para beber mais tarde...

Algumas combinações sugeridas:

Cenoura, semente de girassol germinada e maçã
Castanha-do-pará com maçã
Broto de alfafa, maçã e salsa
Salsão e maçã
Mamão e ameixa seca
Beterraba com gengibre
Brócolis, couve, picão e gotas de limão
Inhame, pepino, folhas verdes e funcho
Abacaxi com menta (hortelã)
Folhas verdes, germinados, maçã e gotas de limão

Nota: Hildegard Bromberg Richter, citada no texto, é uma das fundadoras da TAPS (dirigida e mantida por ela até 2006). Para quem ainda não conhece, "a TAPS (Temas Atuais na Promoção da Saúde) foi fundada em 1982 por um grupo de profissionais de várias áreas, com o fim de promover a saúde integral
e a saúde da comunidade.
Através do website e das publicações, a Taps espera incentivar as pessoas a se libertarem da dependência exclusiva da medicina convencional e seus medicamentos - indispensáveis em situações de emergência, mas que nada faz para fortalecer o sistema imunológico.
É nosso desejo que a informação contida neste material incentive a todos por uma vida mais consciente, saudável, livre e mais harmônica.
As informações são fornecidas de maneira isenta,
sem preconceito e independente de influência política, religiosa ou do interesse de grupos."

Aqui o link da TAPS sobre alimentação:
http://www.taps.org.br/Paginas/Alimentacao.html
Sobre comer cru:
http://www.taps.org.br/Paginas/Comercru.html
E sobre vegetarianismo:
http://www.taps.org.br/Paginas/Vegetariano.html

2 comentários:

Edna disse...

Olá, Vera. Eu leio sempre os artigos do TAPS. Precisei fazer um trabalho para o curso de Enfermagem sobre reações graves das vacinas em 2006, e após muita pesquisa encontrei. Fiquei estarrecida, pois, até então, acreditava cegamente que as vacinas nos protegiam. Eu mesma pedia para tomá-las qdo. levava meus filhos para tomá-las, tamanha era a minha fé nelas.Descobri isso e muito mais, apesar de que sempre gostei de pesquisar sobre alimentação natural. Hoje questiono tudo, mas é muito difícil convencer as pessoas dos enganos que nos forçam a acreditar. Parabéns pela luta sua e de todos os que acreditam que saúde não significa médicos, hospitais e cirurgias.Edna.

Vera Falcão disse...

Oi, Edna! O TAPS é fabuloso, uma fonte de pesquisa confiável, criado por uma pessoa que já partiu mas que nos deixou essa rica herança! Creio que nós todos crescemos acreditando em várias coisas que mais tarde se mostram falsas ou cheias de falhas; ficamos chocados e por isso, muitos preferem manter os olhos fechados a encarar o brilho da verdade, pois ele derrete nossas ilusões... mas, mais tarde, quando encontramos um caminho alternativo que oferece resultados positivos, voltamos a nos sentir bem e satisfeitos por ter confrontado questões nebulosas. Grande abraço!