A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Aumenta tendência de vitaminar alimentos e bebidas


Mais informações sobre a tendência de vitaminar os alimentos e as bebidas, técnica cada vez mais usada pela indústria alimentícia para seduzir consumidores - no post anterior, nos referimos a aplicação desse estratagema nos refrigerantes.

Segundo a Coca-Cola, uma lata de 310 ml desse "refri vitaminado" supre 23% das necessidades diárias de vitaminas um adulto. (???????????) Além disso, a Coca Light Plus não é o primeiro refrigerante "aditivado" à venda no Brasil. Há quatro meses atrás, a Ambev colocou no mercado a Sukita Vitaminada. A fórmula da bebida à base de suco de laranja, lançada só aqui, ganhou vitaminas B3, B5, B6 e B9, além de aroma de maçã, mamão e banana.

Segundo o departamento de marketing da Coca-Cola, o público alvo da nova versão inclui as pessoas que não bebem refrigerante porque acham que faz mal à saúde. (???????????????????)

O produto já é vendido nos EUA, Ingalterra, França, Alemanha, Bélgica e na Finlândia. Para Paulo Al-Assal, diretor da consultoria de tendências Voltage, é inevitável que as empresas criem produtos com um apelo mais saudável, para atender à demanda que só cresce. Entre os consumidores mais preocupados com a alimentação, ele vê dois tipos distintos: parte deles procura alimentos naturais e orgânicos e outros se importam mais com a eficácia e a praticidade dos produtos: "Para esses, não importa se o alimento é artificial ou industrializado".

Em países como o Japão, já existe até bala, que faz bem para a pele e salgadinho que faz bem para o coração (e acredito também que Papai Noel existe...).

"É um mercado que ainda está começando aqui no Brasil e que tem grande potencial de estourar. Lá fora já é uma realidade", afirma Al-Assal. A Coca-Cola já está prometendo lançar produtos semelhantes ao Light Plus no Brasil, mas guarda segredo sobre quais são e quando chegarão ao mercado.

Informações editadas da Folha de SP de 20/02/10.

No post que escrevi ontem - Maus hábitos de berço - mostramos os erros da alimentação infantil e que, justamente, estão centrados nessa comida artificial. Encerrei o comentário com o seguinte pensamento: Fico satisfeita quando tanta informação de qualidade é assim veiculada - tomara aconteçam muitas mudanças e que, enfim, os pais despertem para a importância da alimentação para os pequenos seres humanos - nossos bebês! Acredito que a indústria alimentícia esteja desgostosa com as declarações, pois seus produtos foram desqualificados - qual será a reação? Estou curiosa... será que farão como no caso dos refrigerantes, onde decidiram adicionar vitaminas e minerais para torná-los mais "saudáveis"?
Parece que a reação já está ocorrendo, com força total...

Mas é importante que o consumidor perceba que o alimento artificial não apresenta a mesma vitalidade do alimento natural, apesar do acréscimo de "vitaminas e minerais sintéticos". Além de que a composição negativa - os ingredientes que nos fazem mal - continuam ali, como a gordura, os aditivos, o açúcar, o aspartame, a sacarina, os refinados, o fosfato e outros tóxicos. Apenas agora, estão sendo camuflados com a presença de elementos que, supostamente, irão ajudar a suprir nossas necessidades diárias de nutrientes. Muitos podem cair nesse jogo, ele é inteligente! Mas seja mais ainda - não esqueça que muitos produtos artificiais retiram nutrientes do organismo e não vão conseguir repô-los com a mesma qualidade!

2 comentários:

Bernadeth Rocha disse...

Oi, Vera, incrível a sua pesquisa e a disposição de compartilhar tanta informação conosco. Tenho um netinho de 1a e 7m e vejo sua alimentação com preocupação. Obrigada pela sua generosidade. Apareça lá em 'casa'. bjs

Vera Falcão disse...

Para mim, é uma atividade prazeirosa e compensadora - talvez seja o que chamam de "missão".
Como os pais do seu netinho vêem a alimentação dele? é muito importante que eles também fiquem bem informados... apesar de que tenho certeza, você deve passar muitas boas dicas a eles. Já fui lá fazer uma visita e, como sempre, me encanto com os teus quadros! bjos