A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Refri com nutrientes?


Que refrigerante não é saudável, engorda e vicia, já sabíamos... inventaram o diet e o light, para evitar que o consumidor ingerisse açúcar (na verdade, com o adoçante artificial, houve apenas uma troca de veneno).
Agora, inventaram o refrigerante com suplementação de nutrientes!
Mas é muita cara-de-pau! Fico pasma...


"A Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era no mercado de refrigerantes no País com o lançamento de Coca-Cola light plus, produto de baixas calorias que também é fonte de vitaminas B3, B6 e B12 e dos minerais magnésio e zinco."

Agora, beber refrigerante também é saudável (segundo a lógica distorcida do fabricante)!

Mas vamos recordar e anfatizar os malefícios, para não nos deixarmos enganar por essas manobras pretensamente espertas das equipes de marketing da grande indústria.

"Será que realmente, os refrigerantes diet e light trazem benefícios à saúde em relação aos convencionais?

Pesquisas recentes levantaram algumas dúvidas: a criação dos refrigerantes diet e light parece que se tornou uma senha de liberação do consumo dessas bebidas, já que as calorias foram reduzidas praticamente a zero. Por serem isentos de calorias, os refrigerantes light e diet acabam virando acompanhantes de refeições mais calóricas, já que não agregam mais calorias a elas. Em contrapartida, estas bebidas contêm ingredientes artificiais como acidulantes e corantes, que não são recomendados em excesso. Além disso, também possuem cafeína, que se por um lado ajuda a diminuir a fadiga e tem ação diurética, também pode causar hipertensão e taquicardia quando consumida em altas quantidades.

E será que as versões diet e light não engordam mesmo?

A bomba foi detonada por um estudo publicado no periódico científico americano Circulation. Os pesquisadores acompanharam nove mil pessoas de meia-idade durante quatro anos e concluíram que os indivíduos que consumiam um ou mais refrigerantes por dia tinham 31% de chances a mais de desenvolver obesidade, 25% mais risco de ter triglicerídeos elevados e 32% mais propensão de apresentar baixos níveis de colesterol bom em comparação aos que consomem menos. Enfim, apresentaram um aumento de 48% na prevalência da síndrome metabólica, uma associação de problemas como resistência à insulina, colesterol ruim elevado, hipertensão arterial e gordura abdominal. Segundo os autores da pesquisa, o mais impressionante foi o fato de o risco aumentar tanto para quem consome refrigerantes diet quanto para os que tomam a versão normal. Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para tal fato, é que os refrigerantes, em versão diet ou não, são altamente adocicados. Isso poderia fazer com que a pessoa ficasse mais propensa a consumir doces. Ou, ainda, que o caramelo dos refrigerantes poderia promover o desenvolvimento de complexos de açúcar, que, por sua vez, poderiam resultar na resistência à insulina, causando inflamação."

Fonte: blog VP - Nutrição Funcional - nutricionista Juliana Geraix

Tomar refrigerante acompanhando uma refeição... veja o que essa loucura causa:

A cafeína dificulta a passagem da comida do estômago para o intestino, atrapalhando a digestão.

Os do tipo cola podem comprometer a absorção do ferro da refeição, aumentando o risco de uma anemia.

O gás aumenta o volume do estômago e você acaba comendo mais para se sentir satisfeita.

Se estufa o estômago, deixa a barriga saliente - essa dica serve para quem preocupa-se mais com a vaidade do que com a saúde!

Enfim, o consumo de refigerante não traz nenhum benefício para o corpo.
Simplemente, ele mexe com o paladar, principalmente de quem está acostumado com um grande consumo de alimentos doces - quanto mais ingestão de açúcar, mais o paladar vai acostumando-se com o sabor doce artificial; logo, quando a pessoa come algum alimento naturalmente doce, acha-o "sem gosto" - é o caso de quem adoça frutas para consumi-las...


Resista, passe longe, tome água ou um suco de frutas!

E para quem não resiste ao sabor gasoso, experimente o refrigerante caseiro.

5 comentários:

Andre de P.Eduardo disse...

Vera, aproveitando seu post, deixo aqui uma pergunta e também uma sugestão para quem sabe uma futura postagem: o que você acha da taurina, aquela "coisa" esquisita que é a marca dos enérgicos, do tipo Red Bull? Como você vê esses energéticos?
Abraços,
Andre

Vera Falcão disse...

Oi, André! Os energéticos possuem carboidrato, cafeína e taurina (excitantes) e, obviamente, têm efeito estimulante; se forem ingeridos em excesso e indiscriminadamente, podem ter efeitos colaterais como aumento da freqüência cardíaca, insônia e problemas diuréticos - são bebidas destinadas especificamente para atletas, assim como as isotônicas, destinadas a pessoas desidratadas, que necessitam de uma grande reposição de sódio no organismo - mas são populares nas baladas, vejo até crianças tomando normalmente...
Na verdade, o tema merece um post, com mais informações - como é Carnaval, deve ter muita gente bebendo energéticos e isotônicos como H2O (opa! como água, pois já tem um refrigerante com essa denominação, que muita gente considera uma aguinha doce...)

La Tribu disse...

super importante essa nota! aqui no Uruguai a situaçao chega a ser CRUEL! Os refrigerantes mais baratos, mais populares, mais consumidos principalmete pelas crianças sao os que contém aspartame. E nem sequer está escrito diet ou light no rótulo, só se reconhece pelas letras bem pequenas dos ingredientes ou por aquele "sabor" típico. Ao povo, toda a porcaria! Creio que logo a Coca Cola vai introduzir esse lixo por aqui também, se nao for oficialmente, vai ser de contrabando mesmo, como muitas coisas que se consome aqui na fronteira. Sem pedir licença, já vou contrabandear essa matéria pro nosso blogue. Beijo!
Verônica
http://latribualimentacionsaludable.blogspot.com

Vera Falcão disse...

Oi, Verônica, sinta-se à vontade para espalhar as notícias! Aliás, vou dar uma atualizada no tópico, pois encontrei mais informações relacionadas com o tema.
bjo

La Tribu disse...

Oi Verinha!
Passa lá pra ver como ficou a versao em espanhol do teu texto. Beijo!
http://latribualimentacionsaludable.blogspot.com/search/label/coca%20cola