A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tortinhas de arroz, centeio e vegetais


Ingredientes
1 xícara de cenouras picadas
1 xícara de mandioquinha picada
1 xícara de repolho picado bem fino
1 cebola pequena bem picada
1 CS de passas de uva pretas picadas
2 xícaras de arroz integral e centeio já cozidos, misturados (podemos usar também cevadinha em lugar do centeio)
1 cc de araruta
shoyu
2 CS de queijo ralado (opcional)


Como fazer


Refogue rapidamente as cenouras, a mandioquinha e o repolho na cebola.

Junte uma xícara de água e deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos.

Tempere com shoyu e engrosse adicionando a araruta, dissolvida de antemão com um pouquinho de água até formar uma pasta.

Em separado, junte os grãos cozidos ao queijo (opcional).

Unte forminhas e revista-as com a massa de cereais. No centro, recheie com a mistura de vegetais. Tampe-as com mais cereais e deixe assar até a massa ficar crocante (mais ou menos 20 minutos).

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Vera!!

Encontrei o seu blog por acaso fazendo uma pesquisa sobre alimentação saudável e já o adicionei aos meus favoritos!! Me tornei vegetariano há pouco tempo e já vi que posso encontrar aqui ótimas receitas e muita informação sobre alimentação saudável!! Agradecido pela iniciativa! Abraços

Vera Falcão disse...

Olá, Felipe, tomara que você permaneça vegetariano, há uma variedade de pratos gostosos e saudáveis para montar um cardápio sem carne.
Espero contribuir para enriquecer tua alimentação.
um abraço

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de saber como se prepara o centeio - se precisa deixar de molho, tempo de cocção e formas alternativas de preparo que não seja o pão.
Obrigada.
Marina Santos

Vera Falcão disse...

Oi, Marina, as sementes podem ser germinadas para consumo cru ou deixadas de molho para serem cozidas - a diferença vai ser o tempo em que ficarão de molho.
No primeiro caso, germinam após 3 a 5 dias. Para cozimento, deixe de molho 8 horas e cozinhe por, no mínimo, 30 minutos na pressão - uma boa combinação é arroz integral e centeio cozidos juntos e depois comidos com gersal!
Pode-se usá-lo em saladas, risotos e ficam perfeitos em sopas.