A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Panquecas salgadas

Como já passei minha receita doce, aqui vai a das salgadas...

Ingredientes (para 15 panquecas médias)
1 xícara de farinha de trigo integral fina
1 1/2 xícara de leite de aveia
2 ovos caipiras
1 pitada de sal
uma cenoura grande, com casca (se for orgânica) e picada
Colocar os ingredientes no copo do liquidificador e bater bem
Guardar na geladeira por meia hora (tempo suficiente para fazer os recheios).

Optei pelos seguintes recheios: couve-flor, abóbora com ricota e seitan picadinho com molho de tomates.
Para os dois primeiros, cozinhei a couve-flor e a abóbora, no vapor.



O seitan (100 g) deve ser triturado (dá para usar máquina de moer ou passar numa peneira) e refogado com cebola, em pouco azeite, adicionar temperos como orégano, shoyu, cebolinha e salsa; por último os tomates, sem casca, cozinhando com um pouco de água até os ingredientes amolecerem.

A abóbora é amassada e adicionada de ricota esfarelada, um pedaço médio, que não comprometa o sabor da primeira, que deve ser o predominante. Temperar com sal marinho e azeite de oliva. A couve, simplesmente picadinha e temperada.



As dicas para fazer a massa estão postadas na receita Panquecas Doces (procurem na ferramenta de busca). Podemos substituir a cenoura da opção salgada por beterraba, couve ou algum outro vegetal que dê sua cor para a massa.



Por último, a cobertura: molho branco, feito com uma CS de manteiga orgânica, duas CS de farinha de trigo integral e 3/4 de xícara de leite de aveia: derreter rapidamente a manteiga, desligar o fogo e adicionar a farinha; ir desmanchando-a, aos poucos com o leite. Cozinhar até obter a consistência cremosa.
Na panqueca recheada com o seitan e os tomates, não usei o molho branco por cima, já que elas ficaram bem úmidas.





Não, essa receita não teve provador, porque nós saímos correndo para ir ao almoço de aniversário do meu pai e levamos as panquecas conosco...
Mas deu pra cantar um pedacinho do "parabéns pra você"... rs!

2 comentários:

Vidal&Brito disse...

Muito coisa bacana neste blog ...ainda não deu tempo de ver tudo...rsrs
Adorei as receitas de bolos e da panqueca que vou colocar no cardápio aqui de casa.
bjsss

Vera Falcão disse...

Adriana, fico feliz que você tenha gostado das receitas! Espero que encontre outras pra colocar no cardápio da família, bjo!