A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Caponata - o antepasto irresistível

Em dezembro do ano passado, participei de um agito na cozinha com alguns familiares e fizemos um antepasto de berinjela (também conhecido como caponata), mas essa receita não cozinhava os ingredientes, apenas largava água fervente sobre os legumes (a maioria delas refoga, cozinha ou assa). Minha prima Babi, que foi casada com um italiano e foi várias vezes à Itália, deve ter trazido essa receita de lá.

A caponata é um antepasto (entrada, aperitivo), isto é, deve ser comida antes do prato principal, a massa. Mas pode ser apreciada em sanduíches, canapés, simplesmente colocada sobre uma fatia de pão italiano e já usei-a até como o "molho" da massa; fica deliciosa de qualquer forma e é um prato essencialmente vegetariano, além disso.

Sua origem é um tanto obscura, há dúvidas se ela seria de origem siciliana ou espanhola.
Alguns historiadores acreditam que a denominação deriva da palavra capo, usada para intitular os chefões da máfia siciliana. Outros dizem que ela é uma derivação da palavra caponada, que faz parte de um dialeto catalão. E para muitos, a receita seria uma variação da receita de gaspacho, prato espanhol, que assim como a caponata sofre modificações, dependendo da região onde é produzido.

A receita básica da caponata precisa conter berinjela, cebola, pimentão, azeite de oliva e aceto (vinagre) balsâmico. Mas pode-se acrescentar alho, passas, azeitonas, tomates, cogumelos, nozes ou pinoles (pequenos pinhões originários do Mediterrâneo) - como dissemos, a receita varia muito conforme a região onde é feita.

Na minha receita de caponata, usei os seguintes ingredientes:


3 berinjelas grandes
4 pimentões vermelhos pequenos e um verde grande
uma cebola grande
100 gramas de cogumelos fatiados finamente
100 gramas de azeitonas cortadas em rodelas fininhas
50 gramas de passas pretas
azeite de oliva
aceto balsâmico
sal marinho, orégano e molho de pimenta vermelha


Iniciando: cebolas e pimentões picados em pedaços pequenos, refogados em azeite de oliva. Acrescentamos uma pequena quantidade de água, apenas para que não grudem no fundo da panela.
Refogar até que fiquem macios, mas não amolecidos.


Em outra panela, vamos refogando a berinjela, cortada também em pedaços pequenos, em azeite de oliva. Acrescentar água apenas se necessário, evitando que os legumes grudem no fundo da panela.
Temperamos os dois refogados com sal marinho, orégano e molho de pimenta vermelha, a gosto.


Juntamos a produção de ambas as panelas em uma só e continuamos refogando, acrescentando mais azeite de oliva, e água, se necessário.


Quando os legumes estiverem no ponto (macios, mas não desmanchando), juntamos as azeitonas, os cogumelos e, por último, as passas. É também o momento de adicionar o aceto balsâmico (5 CS) e ajustar o tempero.


Colocar a caponata, depois de fria, em vidros devidamente esterilizados com água fervente, bem fechados e guardados na geladeira. O ideal é deixá-los tampados de 3 a 7 dias, para que os ingredientes acasalem-se no interior dos vidros e criem um alimento com uma textura, aroma e sabor indescritíveis!


Essa receita rendeu 2 vidros de 500 gramas cada.

16 comentários:

Anita disse...

Olá Vera, estava procurando receitas vegetarianas para dar uma variada no cardápio da família e encontrei seu blog .Tenho duas filhas pequenas (2 e 3 anos) que comem de tudo, mas ando sem muita criatividade para bolar pratos novos. Passei pelos seus dois blogs e estou seguindo...adorei!!!
beijão

Vera Falcão disse...

Oi, Anita, que bom que gostastes! Nos posts sobre festas vegetarianas infantis, há muitas receitas que podem ser usadas no cotidiano! Beijo pra ti e pras gurias!

Carol Balan disse...

Uma delícia esse antepasto de berinjela!! Minha mãe faz desde que eu era pequena e atualmente estamos variando as receitas! Vou tentar essa! Beijos

Vera Falcão disse...

Amo caponata! Deve ser meu lado italiano se manifestando... :) Beijo!

Gordinha em Ação disse...

Vera,primeiramente tenho que te dizer que adorei conhecer o seu blog!Mas tenho uma dúvida,esse antepasto tem uma média de quanto tempo de validade?Aqui em casa eu que sou a natureba,por isso tenho que fazer em pequenas porções ou faço uma receita grande e estoco.Uma vegetariana em uma família de onívoros sempre tem que ter um freezer cheio de estoques haha.Beijos e depois visite o meu blog,ele ainda não tem muitas coisas,mas logo logo terá!

Vera Falcão disse...

Oi, aqui em casa essa quantidade não dura muito, mas já ficou um mês na geladeira numa boa... à medida que fores consumindo, coloca mais azeite de oliva, que ajuda a conservar. Acho que podes congelar, confere os ingredientes, acredito que todos possam ir para o freezer (desculpe não te dar mais dicas porque não congelo alimentos). Ou então faz uma quantidade menor, divide a receita pela metade ou em 4. Como é fácil de fazer, vale a pena; vou lá te visitar e deixar um comentário, ok? Beijo!

Afonso disse...

Só queria dizer que o novo layout tá lindo. A lindeza do blog, por inércia, acaba dispensando comentários. :)

Vera Falcão disse...

Afonso, que bom teres gostado da mudança, gosto de repaginar pra sacudir a poeira... :)

Carlos Amaral disse...

Olá, Vera!
Pra variar, caí aqui do mesmo jeito que a maioria: Procurando receitas vegetarianas. Não, não sou vegetariano. Mas estou à busca de uma vida mais saudável, com menos conservantes, menos açúcar e, sempre que possível, menos carne também. E, para não fazer como a cachinhos dourados (kkk...), resolvi deixar meu alô aqui! Amei a receita de caponata, amo caponata, mas não tinha a mínima idéia de como se fazia! Agora vou ler seu blog de trás pra frente, ok? Um grande abraço e muita paz e muita luz pra vc!

Vera Falcão disse...

Que bom ler o teu comentário, Carlos e ver que estás buscando uma alimentação e uma vida mais saudável! Espero poder te ajudar muito nessa busca, volte aqui para pegar mais receitas! Também amo caponata, sempre tenho um vidro dela na minha geladeira... :) Um grande abraço!

Raquel Gardel disse...

Amei tudo...simples assim.Muita grata por isso...bjss

Ângela Souza disse...

Nossa, que delícia. Em casa adoramos caponata!!! Parabéns pela receita deliciosa!!!

Vera, como faço busca aqui no seu site.
Não achei a janelinha pra colocar o assunto!!!:(

Queria muito dicas sobre as papinhas de BB, para a minha filha.

Bjão

Vera Falcão disse...

Raquel, agradeço sinceramente também, beijo!

Vera Falcão disse...

Ângela, a janelinha da pesquisa fica logo abaixo do "Arquivo do blog", com o título "Pesquisar esse blog".
As postagens mais dirigidas aos pequenos estão nesse link:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/search/label/Gurizada%20vegetariana
As papinhas que dei à minha filha no primeiro ano eram basicamente feitas com os resíduos do leite de cereais que ela bebia e ia adicionando os legumes, verduras, feijão etc, aos poucos. As receitas desse leite estão na tag dos leites vegetais. Qualquer dúvida, me escreva, beijo!

Anônimo disse...

Mnhami mnhami! Já fiquei com fome!

Obrigada pela receita!

Vera Falcão disse...

Bom proveito! :)