A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Bolo de cenoura


Ingredientes
2 cenouras grandes, sem casca (caso não sejam orgânicas) e picadas
2 ovos caipira
1 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de óleo vegetal
2 xícaras de farinha de trigo integral fina
1 CS de fermento em pó


Como fazer

Bater no copo do liquidificador as cenouras, os ovos, o mascavo e o óleo.
Leve o tempo necessário para que a cenoura desmanche totalmente.

Passe a mistura para uma tigela grande e adicione a farinha peneirada.
Bata bem a massa e não fique espantada com sua aparência, um tanto pesada, já que o líquido utilizado é somente o das cenouras.

Por último, o fermento, também peneirado.
Agora só misture, não bata mais (são pequenos detalhes que contribuem para que o bolo cresça e fique macio).

Coloque a massa em forma untada com óleo (deixe o espaço próximo às bordas sem untar, para que o bolo não murche).
Ponha para assar em forno pré-aquecido (no mínimo, 10 minutos), temperatura média, por 40-45 minutos.

Cobertura

1 CS de cacau ou alfarroba, 3 CS de mascavo e água suficiente para dissolver os sólidos e fazer um creme grosso, que será levado ao fogo baixo, sendo ali mantido até obter a aparência de calda.
Hoje experimentei adicionar leite de coco em lugar da água e ficou delicioso. Se gostar, ponha coco ralado depois de concluída a calda.

Após retirar o bolo do forno, espere que esfrie alguns minutos e desenforme.
Faça vários furinhos na superfície e derrame a calda ainda quente sobre a superfície, principalmente sobre os orifícios, para que penetre no interior do bolo.


7 comentários:

Marcella disse...

É sempre bom encontrar versões naturebas de coisas gostosas! Parabéns!

Ingrid disse...

Oi Vera!

É um prazer navegar pelo seu blog, que conheci há pouco mais de 1 mês quando procurava uma receita de biscoito integral!

Desculpe por não ter me manifestado antes, mas estou com um bebezinho (meu delicioso Daniel) de 3 meses, e nem sempre sobra tempo do jeito que eu gostaria.

Tenho me preocupado muito com a minha alimentação, porque estou amamentando e quero o melhor pra ele. Evito comer açúcar e sempre que possível vou na linha natureba também.

Mas hoje estava louca de vontade de comer um doce gostoso e lembrei de você! Pois bem... vim aqui e descobri essa receita do bolo de cenoura, que acabei de fazer! Comi ainda quente!!! Hummm... delícia!

Parabéns pela iniciativa do blog, pelo seu carinho nas mensagens e pelas receitas maravilhosas!

Bjokas!

Ingrid Prouvot
ingridprouvot@hotmail.com

Vera Falcão disse...

Ingrid, é tão bom ler uma mensagem como a tua... parabéns por preocupar-se com a alimentação, por você e pelo filhote! Espero que o blog continue te auxiliando a viver com mais qualidade e obrigada, de coração mesmo, pelas palavras carinhosas.... beijos!

Ingrid disse...

Eu sempre fui uma curiosa na cozinha, e desde criança adorava inventar moda com o forno e o fogão... rsrs

Atualmente a minha alimentação é baseada na macrobiótica, embora eu não seja radical. Procuro equilibrar o que como e dou aos meus filhos, e sempre tento fazer o que é saudável também ficar gostoso e apetitoso.

Já recorri ao seu blog várias vezes, e, outro dia vi você falando em alfarroba, como substituto do cacau. Nunca tinha ouvido falar, e fui procurar onde comprar, e aparentemente só tem um lugar no Brasil que vende. E não é barato... rsrsrs... É isso mesmo? Vale a pena a troca em termos de sabor?

Espero sua resposta ansiosa!

Beijos com carinho,

Ingrid

ingridprouvot@hotmail.com

Vera Falcão disse...

Oi, Ingrid! Aqui no Brasil, apenas a Carob House (Curitiba) industrializa a alfarroba e elabora produtos com ela e realmente, o sabor, a textura, a cor e o perfume são muuuito semelhantes ao cacau, não contendo cafeína nem teobromina e possuindo muitas vitaminas e minerais ("em 100 g encontra-se 303 mg de cálcio, 633 mg de potássio e 126 mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12" - essa é a informação do produtor na embalagem e já vou dizendo que não tem B12, essa vitamina só existe em produtos animais...). Outro benefício é que como ela é naturalmente doce, não é necessário uso de açúcar e tb não usam lactose nos "chocolates", mas informam que tem extrato e lecitina de soja (a lecitina de soja é uma "praga" encontrada em quase todo o alimento industrializado). Já usei a farinha e tb simula bem o cacau.
É um pouco mais caro sim, pq só há um fabricante e o consumo não é grande - se vc não quiser consumir cacau, é uma boa opção - ou usar os dois, alternadamente. Nessa receita, por exemplo, dá pra trocar o cacau pela alfarroba. Encontro aqui em POA, facilmente, toda a produção da Carob, mas se for comprar pela internet, só com ela mesmo.
Beijosssss

Ingrid disse...

É, eu já tinha visto o site deles na internet. Bom, considerando as vantagens da troca, e que o uso é moderado, nem é assim tããããão caro. Chato é pagar um frete mais caro que o produto! rsrsrs

Mas mesmo assim obrigada pelas suas observações!

Mil Beijos!

Ah... li o post sobre a foccácia e já estou doida pra experimentar. Bye bye

Vera Falcão disse...

Ingrid, realmente, o frete encarece o valor do produto, já deixei de comprar muita coisa devido a isso... mas, enfim, se vale a pena... a focaccia fica muito gostosa mesmo, experimenta fazer, beijão!