A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sopa de lentilhas à indiana

Essa receita é muito estimulante e aquece o corpo e a alma.
Perfeita para uma noite fria ou para quando estiverem tristes ou deprimidos... fica paradisíaca, se consumida com um vinho branco.



Ingredientes

um litro de água
250 g de lentilhas, deixadas previamente de molho
2 tomares maduros grandes, picados
duas pimentas malaguetas verdes, picadas
10 g de gengibre fresco, picado
1/4 ccf de cúrcuma
3 dentes de alho
sal marinho a gosto
uma CS de coentro picado
8 folhas de louro
uma CS de azeite de oliva

Como fazer

Leve uma panela ao fogo médio com a água e, quando ferver, acrescente as lentilhas, os tomates, as pimentas, o gengibre, a cúrcuma e 1 1/2 dente de alho. Acerte o sal e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.

Retire a panela do fogo e bata as lentilhas no liquidificador, até obter a textura de um purê.

Volte a mistura novamente para a panela, junte o coentro e o louro e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos.

Pique o alho restante e, em frigideira, refogue-o no azeite.

Adicione-o à sopa e cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva bem quente (acompanhe com o vinho branco, se gostar).

Rende 4 porções.

2 comentários:

Maci Nogueira disse...

Boa noite, gostei muito da sugestão da lentilha. Como o meu filho não gosta muito de sopa, vou fazer a lentilha parando antes do estágio do liquidificador. Deve ficar muito bom com arroz soltinho, não? Curto as suas idéias e fico esperando pra ver qual será a próxima... Bjs

Vera Falcão disse...

Oi, Maci, tudo bem? Ela fica boa com os grãos inteiros, sim, os indianos chamam de dal aos pratos feitos com ela. E se misturar com o arroz também fica gostoso, os árabes chamam de mjadra ao arroz com lentilhas, que eles cozinham juntos e muita cebola (deu vontade de colocar a receita no blog). Não esqueça que essa receita é beeeem picante, diminua a pimenta e o gengibre para paladares mais sensíveis... essa receita é quente demais, é uma fogueira! :) Beijos!