A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Oficialmente, começou o inverno!


Uiiiiii, que frio! Sair da cama às 6 horas de uma manhã de inverno não é nada fácil!
Abandonar o abrigo das cobertas quentinhas e encarar o vento frio que geme lá fora é tarefa para quem tem coragem (ou precisa criá-la, por necessidade). É o nosso caso, aqui em casa: minha caçula tem que ir à escola e acordo com ela para preparar sua primeira refeição, além de acompanhá-la até a porta - gosto de vê-la desaparecer na curva da rua e enviar uma oração que a proteja.

Na estação mais fria do ano, proteção é uma palavra muito importante: usamos roupas grossas de lã, mantas, luvas, gorros, nos agasalhamos e nos defendemos da onda gelada que toma conta do ambiente. Quase todo mundo acaba pegando uma gripe ou resfriado e as emergências dos hospitais já estão superlotadas devido às doenças respiratórias - o aparelho respiratório é o mais atingido pela umidade e pelo frio, pela súbita mudança de temperatura que o inverno traz consigo.

A alimentação, além de nos nutrir, é também uma ferramenta que nos protege das doenças e que age como prevenção, se for saudável e equilibrada. É um hábito simples, que funciona, embora a maioria das pessoas pense que só sejam válidos procedimentos mais complicados e sofisticados.

Um dos alimentos que atua dessa forma é o alho, ainda mais se for ingerido cru. "O valor terapêutico e nutricional do alho não provém apenas da evidência empírica sedimentada nos milhares de anos de uso na história da humanidade, mas também de pesquisas científicas irrefutáveis."

Há vários relatos históricos desse poder:

O alho era usado como remédio desde 3000 anos antes de Cristo, pelos babilônios, chineses, gregos e romanos. Plínio, médico e naturalista romano, dizia que existiam 61 afecções que podiam ser tratadas eficientemente com ele (recomendava, enfaticamente, no tratamento de doenças pulmonares). De acordo com o Talmud, o hábito de comer alho ilumina o rosto, melhora a circulação e mantém o corpo aquecido, destruindo os parasitas. Os russos e os turcos usaram o alho durante séculos, no tratamento de febres e gripes. Na Irlanda, a bronquite crônica era tratada com ele. Na Primeira Guerra Mundial, as Forças Armadas britânicas usavam o suco de alho diluído com água aplicado diretamente sobre os ferimentos dos soldados, impedindo a infecção. O mesmo método era praticado pelos médicos das Forças Armadas russas, durante a Segunda Grande Guerra.
Dizem também que o alho é um afrodisíaco - por essa atribuição, algumas religiões hindus condenam o seu consumo, provavelmente porque interfeririam no estado contemplativo, sem passionalidade, necessário à prática delas.

Aqui, o relato científico:

"Para um resfriado simples ou uma infecção, o composto de alicina do alho é um antibacteriano comprovado que melhora de fato. Há também evidências indicando que o composto de enxofre presente no alho suprime a síntese do colesterol no fígado, reduzindo assim o risco de ataques cardíacos. O alium do alho ativa as enzimas do corpo que combatem o câncer, podendo ainda estimular as células do sistema imunológico que combatem tumores. Também baixa a pressão sanguínea e afina o sangue, evitando coágulos."

Mas antes de ser um remédio, o alho é um alimento, que se ingerido com regularidade, pode nos afastar de problemas com a saúde.


Podemos consumi-lo acompanhando saladas, picado bem fininho e em pouca quantidade, pois como tem um sabor peculiar, tende a sobrepor-se aos sabores sutis dos vegetais.

Fica delicioso no preparo de brócolis: cozinhar as flores no vapor, refogar ligeiramente dentes de alho no azeite de oliva e verter a mistura sobre elas.

Um lanche energético: untar duas fatias de pão integral com manteiga de boa qualidade, espalhar generosamente fatias de alho, algumas fatias de tomate e temperar com cebolinha picada e orégano. Se não quiser usar manteiga, use azeite de oliva.

É também um importante ingrediente dos sucos verdes.

Deixar um dente de alho de molho em um copo de água durante a noite e beber essa água pela manhã é uma excelente ideia para expulsar os vírus do seu caminho - os vampiros, tradicionalmente, não são afastados ao ver uma réstia de alho? Eis uma interessante metáfora de como afastar o mal (doença) da sua vida!

E para afastar o hálito forte que fica após comer o alho cru, mastigue folhinhas de hortelã ou de salsa (clorofila), um grão de coentro ou anis; nas mãos, use suco de limão.


Pasta de Alho Extraforte

Ingredientes

uma xícara de azeite de oliva
toneladas de ervas frescas variadas (cebolinha, estragão, manjericão, tomilho, salsa, manjerona e as folhas internas do aipo)
1/2 xícara de dentes de alho frescos, descascados

Como fazer

Minture bem os ingredientes no liquidificador. Prefiro bater até que as ervas e o alho estejam picados em pequenos pedaços, em vez de deixar que a mistura vire uma pasta.

Espalhe em pão fresco, assado na hora - imperdível! Faça uma sopa de sua preferência e sirva o pão e a pasta como acompanhamentos. Se precisar armazenar essa mistura, adicione vinagre, para reforçar sua acidez. Mas o melhor é consumi-la logo.

Rende, aproximadamente, 1 1/2 xícaras.

Fontes de consulta:

O Livro da Culinária Feng Shui - Elizabeth Miles
Vida Natural - O Alho - Marco Natali
Artes Esquecidas - Lynn Alley

7 comentários:

Alôcka disse...

Hum...talvez um dia eu faça essa com azeite...
E sobre pouquíssimos comentarem, já me contentei q é assim, vejo blogs com milhares de acessos, e quase ngm comenta, imagina os nossos que são menores(o meu nem se fala).
mas faça um texto sobre mulheres fruta, peito, bunda, coxa da fulana, aí já vi com 400 e poucos comentários(inteligentíssimos, aliás, ahahaha).

Fernanda disse...

Putz... não acredito que encontrei esse blog... tô em casa! :)
Muito grata a Sra. Vera, que delicia de iniciativa!

Vera Falcão disse...

Oi, Fernanda, espero que te sintas em casa mesmo, é um prazer para mim recebê-la sempre! E, please, pode abdicar do Sra., podemos nos tratar mais informalmente, ok? Abração!

Vania M. disse...

Oi Vera!Saudades!
É incrível, como também sempre me senti em casa, aqui no seu blog. Me perdoe a ausência...mas às vezes, acontecimentos da vida real nos pedem muito tempo e disponibilidade. O frio por aqui, também, chegou com tudo. Haja agasalhos, coragem de levantar cedo(o meu caso é o mesmo que o seu, crianças na escola), coragem para se livrar das roupas e tomar banho e depois a dificuldade para desligar o chuveiro, rsrs. Sem contar que o apetite, nesta estação do ano, aumenta demais. Já estou até com vontade de hibernar. Quanto ao alho, este é um dos ingredientes presentes na alimentação da minha família diariamente. É muito bom mesmo para a saúde, e o sabor e o perfume me agradam. Adorei o seu post!
bjos

Vera Falcão disse...

Querida Vânia, saudades de ti, minha amiga! Claro que entendo a ausência, todos somos cheios de compromissos e, além disso, às vezes, bate a preguiça... rs
Fico muito feliz em saber que meus leitores sentem-se em casa aqui e como sonhar não custa nada e é uma prática muito agradável, um dos meus sonhos é um dia conseguir reunir pelo menos alguns desses leitores, numa refeição na minha casa - um jantar, um almoço, um chá - não importa qual a opção, seria um encontro emocionante!
O frio nesse inverno está terrível, já nevou aqui no Sul, ainda bem que temos uma casa para nos acolher, comida para dar energia e roupas para agasalhar - imagine o pesadelo que a vida se torna para quem não tem isso nessa época... No Brasil não estamos preparados para todo esse frio, hibernar acaba sendo uma alternativa tentadora!

Beijos e até mais!

Sara disse...

Vera, ontem eu ia ficar doente, "arriada", o motivo: acho q foi por ter tomado água no copo da minha mãe, a garganta dela é contaminada, vira e mexe ela tem a tal "crise de garganta", sempre q deixo meu copo emborcado perto do dela corro risco.
Para cortar o mal no meio do caminho fiz um chá (infusão né?) assim: amassei alho numa xícara, juntei um limão cortado em cruz, derramei água fervente em cima, tampei e esperei esfriar. Esfriou, digo, gelou pois tirei um cochilo longo, tirei o alho de dentro, espremi o limão e tomei tudo (sem adoçantes, mas talvez combinasse com mel). Fui dormir de novo, acordei no meio da madrugada tossindo, saiu um catarro espesso e esverdeado. Hj já me sinto quase boa, só a irritação na garganta q continua mas de leve. Também bebi mais água do q o costume.
Essa receita foi de uma professora de fund. da acupuntura, ela indicou q tomassemos todas as noites, como prevenção.

Vera Falcão disse...

Sara, boa dica, o limão também ajuda a limpar as toxinas do organismo e junto com o alho, fica perfeito.