A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 31 de outubro de 2009

A tentação dos macarrões instantâneos


Macarrão instantâneo tem até 5 vezes mais gordura

Pronto em apenas três minutos, o macarrão instantâneo é conhecido pela população como prático e ideal para quem não gosta ou não sabe, cozinhar.
Entretanto, o conjunto de macarrão e tempero pronto pode ser uma perigosa combinação para a saúde. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) testou dez marcas do produto e constatou que as quantidades de sódio e gordura estão acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por outras sociedades médicas.


“Alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional”, atesta a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci. Segundo a coordenadora, estes altos índices são consequência da fritura que o macarrão instantâneo é submetido para que possa ser cozido rapidamente depois. “Os valores de gordura e de sódio estão diferentes do informado no rótulo”, explicou.

A pesquisa mostrou que alguns produtos contêm mais do que o dobro da quantidade de sódio recomendada para um adulto, o que de acordo com o cardiologista do Instituto do Coração (Incor) Paulo Camargo, pode acarretar vários riscos à saúde. “Pessoas com colesterol alto, hipertensão e crianças devem evitar ao máximo. Em geral, todo mundo deve evitar comer, porque não é um alimento saudável”. O especialista explicou que o alto teor de sódio pode fazer com que a pressão arterial aumente, além de reter líquido e proporcionar problemas cardíacos. Segundo ele, as sociedades médicas e a OMS indicam que o consumo diário de um adulto não deve ultrapassar 2 gramas de sódio.


Reportagem de Ivy Farias, da Agência Brasil (fragmento).

Mas pior ainda é que tais macarrões, atualmente, estão sendo fritos com óleo de palma, depois que a gordura vegetal hidrogenada foi transformada em vilã.
Leiam aqui sobre o óleo de palma:

"A produção de óleo de palma é a principal causa de desflorestação no Sudoeste Asiático, especialmente em Sumatra, na Malásia, o principal produtor deste produto.
A floresta tropical e a floresta de turfa são queimadas para dar lugar a plantações de palma, emitindo grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera (a Indónesia é o terceiro emissor de gases de estufa do planeta) e ainda contribui para uma forte perda de biodiversidade (causa de extinção do tigre-de -sumatra, orangotango e outras espécies de fauna e flora únicas).
A área de plantações de óleo de palma na Malásia e na Indonésia já cobre 6 milhões de hectares, isto é, uma área comparável ao tamanho da Holanda e Bélgica juntas.
Antigas terras de cultivo de cereais, frutas e outros bens alimentares também não foram poupados a estas gigantescas plantações, o que deu origem a uma crise social, agravando a fome entre as comunidades mais pobres pela subida de preço do arroz e trigo (agro inflação).
Por sua vez, a indústria de alimentos, sob pressão das agências de saúde e das comunidades, estão rapidamente a substituir os produtos com gorduras hidrogenadas por óleo de palma.
A substituição em nada favorece o consumidor, pois o óleo de palma possui alto teor de gordura saturada.
Não é um substituto mais saudável, elevando os níveis de LDL (mau colesterol), logo, contribuindo para o agravar das doenças cardiovasculares nos países industrializados.

(informação colhida do blog TAXUS)


E quanto ao tempero desses macarrões, já falamos aqui exaustivamente sobre a grande porcaria que é esse GLUTAMATO MONOSSÓDICO - os índices que eles consideram suportáveis são apenas a maneira que as empresas encontram para poder vender seu lixo ao consumidor, com o aval de órgãos da saúde (basta pagar que laudos saem...). Até que um certo dia, publicam a notícia de que os índices estavam muito altos ou errados...

ADICIONANDO: Esqueci de acrescentar uma opção para quando a vontade de comer um macarrãozinho instantâneo é "incontrolável": o Caseirito Funghi Mãe Terra, que é um macarrão instantâneo cuja massa é feita com farinha integral, tempero de funghi natural e não é frito (mandei um e-mail para eles a fim de saber qual o processo que usam). A VITAO também fabrica um instantâneo com farinha integral e tempero sem GM, mas ainda usa o processo de fritar a massa.

Sugestões para quando bate a fome e há falta de tempo:

Deixe leite vegetal pronto na geladeira e bata no liquidificador com uma fruta - adicione granola, coco ralado, castanhas raladas...

Uma salada crua - basta lavar os vegetais e picá-los - você vai gastar um pouco mais de 3 minutos mas mais tarde não vai precisar de soluções para problemas de saúde...

Um sanduíche natural - duas fatias de pão integral, um molho caseiro e vegetais como alface, rúcula, cenoura e beterraba, ovos picados, cogumelos fatiados, tomates etc e etc.

Frutas in natura - basta lavar e devorar (orgânicas, por favor)!

Alguém tem outras sugestões vapt-vupt saudáveis?

9 comentários:

Pérola disse...

Oi!
Adoro seu blog!
Bom, se for vontade de doce:
Assar uma banana inteira e com casca no forno por uns 10 minutinhos, abre, coloca uma colher de mel e salpica uva passa. Delícia.
Se for vontade de coisa salgada:
tirinhas de vegetais como pepino, cenoura, etc, vai super bem com shoyo.
Suco verde rapidinho: melão, pepino e hortelã e/ou folha de couve. Bate tudo no liquidificador. Alimenta e nutre.
Adorei o post!
Beijos!

Claudia disse...

Me arrependo de ter deixado meus filhos comerem tanto desses macarrões :(
Aqui no Japão,tem tudo quanto é tipo e sempre inventam uma nova marca e novidade de sabor,infelizmente já não se pode dizer que por aqui existe uma alimentação saudável,pois os industrializados aumentam cada dia mais e mais.

Vera Falcão disse...

Pérola: adorei tuas sugestões - uma prova de que há muitas alternativas gostosas e saudáveis!
bjs e valeu por gostar do blog, é feito com muito carinho e boas intenções...

Claudia: muitas vezes ingerimos porcarias por falta de informação; o negócio é situar-se no momento presente e investir pesado - AGORA! - na alimentação saudável! Não sabia que a alimentação estava assim tão artificial no Japão... e olha que aprendi muitas coisas boas da macrobiótica com japoneses!

Ísis F. disse...

A gente adora (pelo menos eu), mas aí quando a gente para pra pensar, aquilo é como um veneno pra nós!

Mas acho que dá pra comer sim, mas na medida, assim como coisas, mesmo saudáveis, em excesso, fazem mal pra nós.

Mas é claro, todas essas receitinhas tb são ótimas e deliciosas!

Bju!

thais disse...

Vera, estou no Japão há um ano, mas no total, já morei aqui 4 anos da minha vida.
Infelizmente, aqui, tudo é industrializado. Uma lata de meio aquilo de fruta em calda é bem mais barato que UMA fruta em si.
E, quer comer comida vegetariana? Morre, porque 99,99% das comidas vêm com caldo de peixe/porco, se não vier com o bicho. Nada escapa.
Até arroz integral é difícil de encontrar...

beijo

Vera Falcão disse...

Nossa, Thais, que medo... como vc se alimenta por aí?

bjos

Vânia Ma'iitsoh disse...

Comi pouco desses macarrõezinhos, mas desprezava o pacotinho de tempero que vem junto. Fazia meu próprio molho...talvez intuição, rs.

Vera Falcão disse...

Ísis, tá liberado, ocasionalmente o macarrãozinho da Mãe Terra (com farinha integral, tempero natural e que não é frito). Esqueci de colocar essa opção lá no post... o da VITAO tb é mais natural, porém é frito ainda. Mas o molho, o tempero, é sempre melhor o da mommy, não? rsssss
Você tá aprendendo as lições direitinho, não? Fico contente... sei que às vezes bate aquela vontade de experimentar o "veneninho do vizinho", mas vc sabe que tem coisas saborosas que não fazem mal - o sorvete da Kibon não chega aos pés do sorvete de inhame com frutas feito em casa, por exemplo, né? hehehehehehe

bjkas

Vera Falcão disse...

Vânia, o temperinho é uma bomba - puro glutamato monossódico - bem fez você... rsssss