A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Em busca da Araruta Verdadeira 1

Me senti meio "Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida" hoje à tarde, quando saí na minha primeira expedição para encontrar a verdadeira araruta - em Porto Alegre - e não a fécula de batata ou polvilho, comercializada enganosamente sob a denominação de "araruta".

Escolhi como primeiro ponto de venda de "produtos naturais e/ou orgânicos", a Feira Ecológica do Menino Deus, situada no pátio da Secretaria Estadual da Agricultura, na av. Getúlio Vargas, 1384. Ela funciona das 14 até as 19 horas, nas quartas-feiras.
São poucas bancas, o local é bem tranquilo, cheio de árvores em volta e com muito espaço para estacionar.




Parei em uma das bancas que vendia araruta, mas estava em falta. A vendedora me garantiu que o fornecedor era confiável e me passou endereço para contato (já fiz e estou aguardando resposta, que oportunamente colocarei aqui).

Mais nenhum dos feirantes vendia araruta nem soube me informar se algum agricultor gaúcho a plantava.

Passando por uma banca enfeitada com verdes e belos vegetais, não resisti e comprei alguns. Puxei conversa com o feirante que me atendeu - seu Anselmo - que disse conhecer alguém que talvez plantasse araruta, mas só estaria presente na feira maior, que acontece aos sábados, na rua José Bonifácio, das 7:30 até as 13 horas.
Então, aguardo ansiosa minha segunda expedição, que irá, certamente, acontecer no próximo sábado.


Seu Anselmo, da banca da Copael, estava muito satisfeito com os dois prêmios recebidos pela cooperativa, na comemoração dos 20 anos da Feira Ecológica, festejados na semana passada: o prêmio de melhor atendimento e o da agroindústria.
Olha ele aí, orgulhoso, na foto:


Tendo realizado minha tarefa, antes de sair da Feira, parei na banca da Vera Lúcia Corrêa, culinarista natural, que faz delícias com produtos integrais e orgânicos, usando, inclusive, orientação macrobiótica nas suas receitas.
Ela está há 15 anos em ambas as Feiras (às quartas e aos sábados).
Como havia almoçado há menos de duas horas, não pude experimentar nenhum dos seus quitutes, mas tomei um cafezinho orgânico que estava pra lá de bom!





Até sábado, quando a saga continua...

Comentário adicional:

Rapidamente, veio a resposta ao meu e-mail; a empresa é a Shambala - Produtos Naturais, localizada em Santa Catarina - Constantino Rodrigues de Freitas, da Diretoria de Suprimentos foi o autor da informação:

Oi Vera,
Não trabalhamos com araruta. O mais perto é fécula de batata. Não conheço plantador de Araruta, mas podes perguntar ao Oráculo, o Google.
abraço


Então, ficou demonstrado que a araruta verdadeira é objeto raro - quase um Santo Graal.
Parece que o Oráculo aponta para apenas uma direção: a Bahia... ou bem mais longe: o Japão.

Para quem quiser tentar a Bahia, aqui eles afirmam que cultivam a verdadeira:
http://ararutadabahia.blogspot.com/2009/10/araruta-poderosa-e-vitaminada.html

10 comentários:

Vânia Ma'iitsoh disse...

Então, Vera, acredito que a maioria das pessoas que compram araruta e nem se preocupam com a origem do produto, estão sendo enganadas. Afinal, essa planta quase esteve extinta. E segundo o "oráculo do Google", rs, somente na Bahia existe a verdadeira araruta. Enquanto tentam resgatá-la, e até ser comercializada, vou ficando com o polvilho doce, que tem funcionado muito bem, nas minhas receitas...

Vera Falcão disse...

Vânia, na verdade, minha preocupação é mais quanto ao uso medicinal da araruta, quando vc engrossa um caldinho com ela e põe gotas de shoyu - usava muito esse recurso em resfriados, mas encontrava a araruta de origem japonesa, na Associação Macrobiótica (que foi desativada).

Vânia Ma'iitsoh disse...

Você tá certa, Vera!
Esqueci desse detalhe, em relação às propriedades medicinais da araruta, que segundo leituras que fiz, são muito boas. Só pensei na função culinária...Fico admirada com a sabedoria popular que remete a nossos antepassados, utilizando dos recursos da natureza para buscar a cura. Preciso dizer que fiquei um tanto frustrada quando li que a araruta esteve perto da extinção. Quantas bençãos da natureza estão correndo o mesmo risco?

Martha disse...

Achei pra vender aqui: http://ararutadabahia.lojapronta.net/
e aqui: http://www.anunciegratis.com/anuncio-legitima-fecula-de-araruta--138703.html
Não sabia disso tudo a respeito da araruta...

Araruta da Bahia disse...

Olá boa noite.
Sou Edvandro aqui da Bahia , estava visitando seu blog e vi uma postagem sobre a procura da Araruta Verdadeira.
Nós que somos os fornecedores para todo o Brasil (Araruta da Bahia), e estamos disponibilizando da Fécula e da Muda para plantio.
Conheça nosso blog: http://www.ararutadabahia.blogspot.com, vá até a opção LINKS ÚTEIS e veja a Matéria que o Glogo Rural da Rede Globo levou ao ar no dia 11/07. Após a matéria foi um sucesso de pedidos chegando todos os dias.
Caso deseje adquirir a Fécula ou a Muda da Araruta basta entrar em contato pelo nosso e-mail: contatoararuta@hotmail.com
Agradecemos a todos.
Abraço de toda equipe da ARARUTA DA BAHIA.

Vera Falcão disse...

Oi, Evandro, que bom receber a tua visita, já havia disponibilizado o link para quem quisesse comprar araruta, mas agora a sugestão está reforçada com tuas informações. Tomara que mais produtores resolvam investir na plantação desse alimento com tanta riqueza!
Abraço e sucesso para a ARARUTA DA BAHIA!

Araruta da Bahia disse...

Boa tarde dona Vera
Daqui a pouco tempo haverá um Ponto de Revenda da Araruta em cada Estado do Brasil.
Nosso novo site: http://www.ararutadabahia.loja2.com.br está disponibilizando a opção para quem desejar se cadastrar como ponto de Revenda.
O preço da Fécula da Araruta para quem desejar revender será bem inferior ao do site.
Devido a procura está sendo muito intensa e para facilitar na aquisição do produto, nós já estamos disponibilizando essa Opção.
Todo ponto de Revenda será divulgado em nosso site para todo o mundo.

Vera Falcão disse...

Ótima noticia, divulguei também no facebook e vou ver se consigo algum representante aqui na cidade, porque quero comprar!

Unknown disse...

Vera, boa noite.

Somos produtores rurais empenhados em resgatar plantas não convencionais e seus subprodutos.

Temos disponível o legitimo polvilho de Araruta da espécie Maranta Arundinácea e despachamos para todo o Brasil.

grato.

Vera Falcão disse...

Wagner, boa notícia, passa teus contatos. É orgânica? Caso seja, teria interesse em revender aqui na minha cidade.