A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 10 de outubro de 2009

Sódio na alimentação


Consumir comida industrializada - do tipo instantâneo, bastando jogar água quente ou fria por cima do pó ou de cozimento vapt-vupt - tem o atrativo de facilitar a vida, no sentido de rapidez.
Mas será que esse tempo que supostamente "ganhamos", não será cobrado, de forma às vezes bem sofrida, mais adiante, pelo surgimento de doenças (desequilíbrios)?

É o caso das sopas prontas: basta verificar as prateleiras dos supermercados e constatar a enorme variedade de marcas, sabores, ingredientes, sendo que algumas apresentam o rótulo de "natural"... É uma tentação, concordo - uma refeição "saudável e saborosa", feita em alguns minutos! Mas atenção, é mais uma das armadilhas da indústria alimentícia.

Veja porque:

Elas estão salgadas demais!

Um prato de sopa industrializada pode ter até a metade da dose diária de sódio recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Uma pesquisa do Idec (Instituto Braisleiro de Defesa do Consumidor) com 42 sopas prontas, entre desidratadas, instantâneas e congeladas de 18 marcas, mostras que quase 20% delas têm sal em excesso, o que comprovadamente é perigoso para a saúde.

Segundo a Anvisa, um adulto deve consumir até 2.400 mg de sódio por dia, o que equivale a 6 gramas de sal (sempre diminuo a "quantidade oficial" de consumo, porque eles apresentam um número que está no limite, no vermelho - então, seriam 4 gramas). Já a OMS recomenda 2 gramas, o equivalente a uma colher de chá.
Das sopas testadas pelo Idec, 8 estão acima desse limite (não vou relacionar quais, porque não sou favorável ao consumo de nenhuma delas). A quantidade de sódio declarada nos 42 rótulos analisados varia de 8 a 51% da recomendação diária para adultos. Se na mesma refeição forem consumidos, por exemplo, um pãozinho francês e uma colher de queijo parmesão ralado, a ingestão de sódio sobre para 28 a 71% da recomendação diária.

O excesso de sódio no organismo pode levar à retenção de líquido, ao aumento da pressão arterial e ao agravamento da hipertensão; para idosos, a ingestão deve ser mais controlada ainda, porque tendem a reter mais sódio e ficam mais sujeitas a desenvolver hipertensão.
Para crianças com menos de um ano, concordo com a indicação da Macrobiótica: nada de sal! O sal contrai e nessa fase da vida, a criança tem mais é que expandir, crescer. Além disso, é preciso dar às crianças a oportunidade de conhecer o verdadeiro sabor do alimentos.


Fora o excesso de sal, a pesquisa do Idec observou também que as sopas têm baixos valores de proteínas, sendo pouco nutritivas e contêm realçadores de sabor - o famigerado "glutamato monossódico", um sal sintético descoberto no Japão no início do século passado que é utilizado em larga escala para realçar o sabor dos alimentos; sabe-se que essa substância age nos neurônios, o que provoca uma superexcitação nervosa - a consequência mais comum disso é a enxaqueca, mas acontece também a produção de radicais livres que matam neurônios cognitivos, causando problemas de memória.
Causa uma reação alérgica bem conhecida, chamada SRC (Síndrome do Restaurante Chinês, pois eles usam muito esse ingrediente na comida, apesar de ter sido uma invenção japonesa...) e acomete cerca de 5% da população (traz dor de cabeça e palpitação, entre outros sintomas).
Quando for consultar um rótulo de produto, cuidado, porque o GM usa "apelidos" para disfarçar sua presença: intesificador de sabor, proteina hidrolisada, extrato de malte e outros.

Da mesma forma, fuja dos cubinhos mágicos de galinha, carne ou legumes, igualmente uma fonte exagerada de sal e GM - qualquer pòzinho indicado para dar sabor ou realçá-lo, contém esses dois elementos em excesso e outros aditivos, igualmente prejudiciais.

Use e abuse das ervas, dos temperos verdes, do limão, do vinagre de arroz e de maçã - use, enfim, a criatividade e dispense mais tempo na cozinha do que no consultório médico!

E além disso, o sal usado nos produtos industrializados, é o SAL REFINADO.
Procure usar o SAL MARINHO na sua alimentação diária: é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro e não passa pelo processo de refinamento.
Tem uma coloração mais escura e o sabor menos salgado do que o refinado (talvez, por esse motivo, no início da mudança você use uma quantidade maior de sal, até encontrar a medida correta).
Por não ser refinado, o sal marinho contém os microminerais que são removidos durante o processo do refino, inclusive o iodo (aproximadamente 84 minerais são eliminados nesse processo).

17 comentários:

Vânia disse...

Oi Vera!
Concordo com as informações do texto. Há um tempo atrás experimentei o GM e detestei. Além disso,a mãe de uma criança da escola onde eu trabalhava, era médica e distribuiu para as professoras um folheto com informações sobre esse produto e que poderiam causar problemas neurológicos, isso em meados da década de 80, hein?!.Eu usava também os caldos prontos e por causa do GM contido neles, deixei de consumí-los. Não há nada melhor do que ter em casa uma variedade de temperinhos e usá-los na hora em que for preparar os pratos. Tudo com equilíbrio: sal e temperos!

Vera Falcão disse...

Oi, Vânia, prazer em receber tua visita e comentários também aqui no blog!

Há muito tempo se fala nos malefícios do GM, mas a maioria prefere fazer "vista grossa" e continuar usando - ou então, não acreditam que a indústria alimentícia estaria envenenando as pessoas, deixando-as viciadas em sabores artificiais pelos quais elas pagam, em dinheiro e em saúde.

abração

Barbara disse...

Oi Vera!
Cheguei aqui de para quedas, mas queria so contar que aqui na Inglaterra, onde eu moro, ate os caldos de carne e galinha em cubinho da Knorr jah retiraram o GM dos ingredientes. Eh uma questao de pressao popular: se as empresas percebem que o publico nao estah a fim de comer essas coisas, acabam se adaptando.

Quanto ao sal, desde que cheguei aqui passei a usar sal grosso moido (sabe aqueles moedores de pimenta? eh a mesma coisa, soh que para o sal). Aqui eh super popular - e soh entao que me dei conta de que comer sal refinado eh um prejuizo para a saude que nao faz qualquer sentido! Nao tem beneficio nenhum (dia desses eu olhei a lista de ingredientes do sal refinado e fiquei horrorizada, hahaha).

Portanto,a dica eh comprar sal grosso (pode olhar nos ingredientes: eh so sal), botar no moedor de pimenta e pronto. Para cozinhar eh so usar ele normal mesmo, porque derrete. (os italianos soh cozinham com sal grosso)

Vera Falcão disse...

Oi, Barbara, aqui no Brasil as coisas são difíceis de mudar justamente pq não existe essa pressão, que se origina da informação - então, as pessoas não querem saber (ou ficam sabendo e não acreditam), logo como irão reclamar?
Por exemplo, o Brasil é um dos poucos países que ainda usa mercúrio como conservante de vacinas, atitude comprovadamente tóxica - pq será que os países ditos desenvolvidos já eliminaram essa prática?
A dica de moer o sal grosso é correta, só não uso os cristais na comida pq é difícil calcular a quantidade, eles salgam muito. E o sal marinho já moído é tão barato...

um abraço

Barbara disse...

Pois eh, Vera, eh dificil mesmo conscientizar o povo e pressionar fabricantes para mudar a composicao dos produtos... Naoq ue aqui todo mundo seja consciente, mas os pouco que sao fazem barulho suficiente, hehehehe.
Pelo que vc falou, o sal marinho eh a mesma coisa que sal grosso? Bom, entao pelo visto dah na mesma usar um ou outro?
Como eu ja aprendi a cozinhar usando o sal grosso, para mim eh mais facil (na verdade, eu nao acerto a quantidade de sal ate hoje, mas sempre me esforco para errar para menos :)

beijos!

Vera Falcão disse...

Barbara, na verdade, todo sal é "marinho": na sua origem, não? rssss

O SAL GROSSO possui em si, todos os elementos da água do mar (iodo e outros sais diversos, bem assim como também, matéria orgânica da mesma natureza que encontramos no oceano), destituído apenas da sua parte líquida (água = H20) que se evapora pela ação do calor.

Então, vale o sal grosso e o "sal marinho" - ambos não refinados, com a diferença na sua apresentação.

bjs

Vânia disse...

Vera e Barbara,
Foi ótimo ter lido seus comentários, porque tenho usado o sal grosso há alguns meses. No início tive que encontrar o equilíbrio, mas agora tá bem fácil. Sempre trituro o sal grosso no pilão e dependendo do prato que vou preparar, coloco alho junto. Como venho pesquisando aqui no blog e nas comunidades da Vera, li sobre o sal marinho e sua diferença em relação ao sal refinado. Tive dúvidas sobre ser ele, o mesmo que o sal grosso. Agora já está explicado, rs.
abraço!

Ju disse...

Olá Vera!

Os cuidados com a alimentação são realmente indispensáveis para que possamos viver e não sobreviver não é? :)
Adorei seu blog, parabéns!!!

E o que você acha dos produtos que usamos diariamente para a nossa higiêne e beleza, como por exemplo o desodorante com sais de alumínio e as maquiagens com metais pesados?

bjs e até mais!!!

Vera Falcão disse...

Oi, Ju, seja bem-vinda!

Tenho um outro blog, o Fora do Manual, onde trato dessas questões, não relacionadas com a alimentação; uso desodorante e não anti-transpirante, o que aliás é bem difícil de encontrar - o meu é feito por uma farmácia de manipulação; não uso creme dental, mas o dentifrício macrô de berinjela e sal marinho e por aí.
Uso maquiagem raramente, mas já existem cosméticos orgânicos, maquiagem mineral etc - veja aqui, por exemplo, o que não comprar:

http://www.cosmeticsdatabase.com/special/whatnottobuy/

À medida que vou descobrindo os tóxicos no dia-a-dia, vou eliminando, trocando, buscando alternativas - sei que nunca vou chegar a 100% (teria que filtrar o ar que respiro...), mas procuro fazer o melhor, sem entrar num processo de estresse - se posso eliminar, faço - talvez o segredo seja em simplificar a vida e não consumir excessivamente.

Ju disse...

Oi Vera!

Pois é, também penso assim, podemos mudar e evitar algumas coisas, porém outras não dá...
Ano passado conheci uns produtos de uma Empresa Americana e gostei muito, pesquisei sobre eles e até agora estou gostando bastante. Até tem uma pasta de dente que é ótima a base de Aloe e Própolis e o melhor não contem fluor! Os produtos são da FLP (forever living products). Vc os conhece? O que acha? A maquiagem também é ótima, não contém metais pesados.

Muito bom esse site que você me indicou, pena não falar desses produtos que falei...

Bjs!

Vera Falcão disse...

Ju, dei uma olhada no site; eles usam Aloe Vera como base dos produtos, mas além desse dado, achei que tem poucas informações sobre eles.
Lembrei também dos produtos da WELEDA, que é uma empresa bem antiga (não produzem maquiagem, mas um ótimo creme dental, tb sem fluor).

Carla disse...

Oi Vera consegui ser uma participante do teu Blog.Hoje estou fazendo uma sopa, antes disso fique curiosa o quanto uso para uma panela cheia...fiquei assustada , o quanto eu salgo a comida, ainda bem que nao sofro de pressao alta, mas vou diminuir, nao gosto de usar Caldos prontos,Aqui na Alemanha eles tbm.tiraram o GM, as pessoas nao estavam mais comprando. Vou colocar o molho shoyo no final, mas como temperas as tuas sopas de legumes e verduras,.talvez eu tenha que acostumar o meu paladar.bjus

Vera Falcão disse...

Oi, Carla, depende da receita da sopa, mas se for uma sopa clássica de legumes, água que cubra os ingredientes mais duas xícaras - depois, durante o cozimento vc vai acertando o ponto.
O sal é perigoso para a saúde - muito da epidemia de hipertensão mundial é culpa do uso abusivo dele.
E, praticamente, todo alimento industrializado tem muito sal e açúcar, é só verificar os rótulos.
Use pouco - se faltar, vc adiciona.
E abuse da variedade de temperos e de um bom azeite de oliva extravirgem!

bjs

Grazi disse...

Oi Vera, achei o seu blog "by chance" e adorei. Venho mudando meus hábitos alimentares e quanto mais pesquiso, mais me decepciono com a indústria alimentícia..Com relação ao sal marinho, não consegui encontrar sem iodo (o qual tbém tenho informação sobre seus malefícios) por ser lei nacional. Tbém me deparei com algumas informações sobre MSG (Glutamato Monossódico) presente em quase todos os alimentos industrializados e o qual representa um perigo à nossa saúde...Alguns até dizem que é um envenenamento lento. Você têm mais informações sobre estes dois tópicos? Muito obrigada e parabéns!!!

Vera Falcão disse...

Oi, Grazi, obrigada pelos elogios!

O problema com o sal pode ser resolvido apenas com um ato: redução de uso!
Já que a adição de iodo é lei (e já tem pesquisa comprovando que o exagero na dosagem aumentou casos de doença na tireóide - veja essa matéria aqui: http://vale.fuzue.net/noticias/noticiashow2.asp?noticia=2834&area=portoseguro) e o glutamato monossódico também tem comprovação de causar danos (enxaquecas, principalmente - o dr. Alexandre Feldman fala sobre ele nesse tópico: http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/11/testando-o-caseirito-2.html), o mais racional é usar o sal não refinado, para aproveitar todos os minerais e reduzir ao máximo o consumo - utilizar ervas, limão, azeite de oliva e o sal, mais para acentuar o sabor do que para salgar. É uma questão de hábito, se nosso paladar já está viciado a consumir alimentos muito salgados, é mais difícil reeducá-lo, porém, não impossível...

Anônimo disse...

Olá Vera,

Adorei seu site. As informações sobre o sal refinado são de extrema importância. Acabo de comprar um moedor de sal grosso e vou fazer uso contínuo dele. Qual é a música que está tocando na apresentação dos seus slides ? Super relax ....

Alexis

Vera Falcão disse...

Oi, Alexis, obrigada por apreciar o blog! Quem interpreta é a Diana Krall, minha cantora preferida e o nome da música é Heart of Saturday Night. Também gosto muito da canção... O sal pode ser um grande inimigo da nossa saúde, pq além daquele que colocamos na comida feita em casa, praticamente, todo o produto industrializado tem sódio na composição (e açúcar). Mais um motivo para ficar longe dele ou ter um consumo restrito e bem avaliado, não?
Um abraço!