A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sorvete de morango sem lactose


Como havia prometido, aí vai a receita do sorvete que fiz na ceia de Ano Novo!

Comprei os morangos pela manhã, orgânicos, duas caixinhas (200 gramas, aproximadamente). Lavei bem, tirei os cabinhos e polvilhei uma CS de mascavo sobre eles (também dá pra usar melado).
Pus na geladeira e deixei lá umas duas horas.

Coloquei no copo do liquidificador:

os morangos
uma xícara de leite de amêndoas (bem grosso, feito com duas CS delas, sem as peles e inteiras + uma xícara de água; podem usar também castanhas do brasil trituradas; não esquecer de deixá-las de molho antes)
uma cc de ágar-ágar em pó
mascavo ou melado (quando a fruta é bem madura e doce, não precisa adoçar, mas o morango tem um sabor meio ácido, por isso adocei)

Bati bem, até virar um creme homogêneo.
Pus no congelador e depois de duas horas, bati novamente a mistura para ficar bem cremosa.
Como servi à meia-noite, deu tempo de bater mais uma vez.
Para quem tem sorveteira, o processo é mais simples ainda, basta colocar a mistura lá dentro e deixar a danada agir!

Pronto! Podem colocar alguma cobertura, como calda de chocolate e/ou acompanhar com morangos!

2 comentários:

SALLES disse...

gostei da receita e do blogger, + não entendo o q é uma CC, e CS, nessa receita de sorvete. Saliento q não entendo de cozinha + gosto muito. Há parabens pelo blogger. Vou indicar a amigos. (SALLES)

Vera Falcão disse...

Oi, Salles! São abreviaturas usadas em receitas, convencionais; se olhares na coluna da direita do blog, coloquei as principais abreviaturas, relacionadas com as colheres. Então, cc é colher de chá e CS, colher de sopa. Obrigada por teres gostado e por indicar, um abraço!