A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Verão tórrido!


Não foi por falta de aviso: há muito tempo, alertas foram enviados sobre os problemas advindos do "aquecimento global": verões mais quentes, chuvas mais fortes, invernos mais rigorosos, enfim, grandes modificações no clima...
Esse verão está sendo tórrido na região onde moro: no RS, muitas cidades estão em estado de seca e as chuvas que têm causado tragédias no restante do país, aqui têm sido escassas.

Muito calor = pouca fome = muita sede

Tenho utilizado pouco o fogão e feito muitas saladas, sucos, pratos crus.
Qual a explicação, segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa)?

A energia que estocamos no inverno é para ser gasta no verão - por isso não precisamos comer tanto!
No verão é adequado cultivar a alegria, para armazenar no Coração a energia necessária para o outono e evitar a depressão que toma conta da maioria das pessoas, quando saímos das estações quentes e ensolaradas para as estações frescas e frias.

No verão, o sabor amargo está no ar, assim precisamos reduzi-lo na nossa alimentação. Temos que ficar hidratados e os amargos desidratam.
Nada de alimentos muito quentes ou muito frios. Líquidos frios irão dilatar as pardes das vísceras, deixando-as maiores (os gelados irão ajudar no crescimento daquela "barriguinha" que tanto queremos eliminar...). Gelados também favorecem as parasitoses intestinais e diminuem a imunidade.

Colocar folhinhas de hortelã fesca na água potável traz uma sensação de frescor!
Além disso, a hortelã protege contra verminoses, acalma a acidez estomacal e libera gases intestinais.

Sabores doces são os ideais no verão.
Devemos escolher os de natureza neutra e fresca: abóbora d'água, açafrão, alfafa, ameixa, amêndoa, arroz integral, azeitonas, batata inglesa, beterraba, cenoura, centeio, coco, cogumelo shitake, couve, couve-flor, feijão azuki, figo, inhame, maçã ácida, mamão, mel, nabo comprido, repolho (natureza neutra); abóbora redonda, abacaxi, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, aveia, banchá, beringela, camomila, cevada, chá verde, chicória, chuchu, cogumelo comum, espinafre, farelo de trigo, feijão branco, glúten, hortelã, laranja, limão, maçã, melão, gergelim, orégano, painço, pepino, pera, rabanete, tangerina, tofu, trigo, trigo sarraceno (natureza fresca).

Sabor azedo? Se a sua constituição for seca, vai precisar dele para criar líquidos orgânicos: açúcar mascavo, morango, kiwi, carambola, iogurte, gergelim preto e maçã.
O que é uma constituição seca, segundo a MTC?
É aquela pessoa que está sempre com sede, tem a pele, olhos, nariz, lábios e garganta secos, quando se resfria, tem a tosse seca, sente coceira na pele, nariz ou olhos e sofre de prisão de ventre.

Mas se a sua constituição for úmida e você estiver suando em excesso (coisa bem fácil de acontecer com todo essse calor...), precisará reduzir a umidade e os fluídos corporais, alimentando-se de abóbora, alfafa, alho, cevada, feijão azuki, milho, nabo e rabanete.
O que é uma constituição úmida, segundo a MTC?
É aquela pessoa que está sempre sentindo-se cansada, corpo pesado (no peso e na sensação), retém líquidos, ausência de sede, pálpebras inchadas pela manhã e quando do sexo feminino, fluxo menstrual abundante.

Suar no verão é necessário, assim estamos eliminando as toxinas acumuladas no inverno. Suor excessivo é que pega mal (como todos os excessos).

Dica: começar a refeição com uma verdura picante (agrião, mostarda ou alho-poró) ou temperar a salada com molho de gengibre, ajuda a proteger o Pulmão.
Comer menos a cada refeição e fazê-las em um maior número de vezes: isso nos deixa mais leves e atentos!

Não esquecer de consumir muuuuitos brotos, plenos de energia vital, temperados apenas com sal marinho, limão e azeite de oliva ou fazendo parte de saladas com folhas e legumes.

SALADA DE VERÃO

Ingredientes

2 xícaras de triguilho (também conhecido como "trigo para quibe")
2 cenouras médias raladas em tirinhas
uma xícara de rama picada das cenouras
3 cc de alga hiziki (previamente hidratadas)
uma cebola média picada
uma xícara de salsa picada
uma xícara de brotos de alfafa

Para temperar: sal marinho, azeite de oliva, sumo de limão

Como fazer

Deixar o triguilho de molho por 4 horas. Espremer bem, para retirar todo o líquido.
Misturar delicadamente aos outros ingredientes e temperar.

A visita anual dos meus netos, que acontece no verão, passou rápida; agora os dois estudam e as aulas começam cada vez mais cedo; antigamente, o início era em março, mas agora o retorno acontece nos primeiros dias de fevereiro.
Fica o registro visual dos 4 "diabinhos" que agitaram durante um mês as coisas aqui em casa, sob muito calor e consumindo muita energia (minha caçula, os dois netos e nosso gato)!


Nenhum comentário: