A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Gurizada vegetariana


Para quem não conhece o termo "gurizada", que é muito usado aqui no sul do país, é o mesmo que "criançada", ok?

Muitas famílias estão optando pelo vegetarianismo e percebo que o maior problema em manter essa dieta (e estilo de vida) é criar cardápios interessantes e que tenham todos os nutrientes necessários. Os maiores "problemas" são com a proteína, o cálcio, o ferro e a malfadada B12, que virou uma pedra no sapato de quem não quer alimentar-se de animais.

Como informa o título, essa etiqueta será reservada à alimentação das crianças, com receitas e dicas relacionadas à elas.



Até os 6 meses de idade, bebês devem alimentar-se única e exclusivamente de leite materno. Essa é uma prescrição atualíssima, já que antigamente era estimulado o aleitamento artificial e ofereciam suquinhos e frutas aos 4 meses de idade!
Para as mães que realmente não conseguem amamentar (tais casos deveriam ser raros, o que existe por aí é falta de informação, de persistência, paciência e de apoio e excesso de medo e vaidade - as reais causas que levam mães a não conseguirem amamentar seus filhotes), apresenta-se a alternativa dos "leites vegetais", semelhantes aos consumidos pelos adultos, mas com diferentes dosagens e composição.
Excluo desta lista o "leite de soja", tanto o feito em casa quanto o industrializado e quem quiser saber, detalhadamente, as razões, poderá ler alguns artigos (entre inúmeros publicados com esse enfoque):

O leite de soja é saudável para o bebê?
http://www.taps.org.br/Paginas/violartigo04.html

Alerta sobre a soja:
http://www.taps.org.br/Paginas/alimartipri07.html

O leite é prejudicial?
http://www.taps.org.br/Paginas/alimartioa02.html

O leite de soja, o leite desastroso:
http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/leitedesoja.htm

Sobre fórmulas infantis:

“As fórmulas infantis comerciais são misturas industriais compostas com leite ou farinha de soja produzidas em processos que utilizam altas temperaturas. Tal procedimento desnatura as proteínas e adiciona muitos carcinógenos. As fórmulas lácteas causam freqüentemente alergias enquanto as fórmulas baseadas em soja contêm ácido fítico, um bloqueador mineral, além de inibidores de crescimento e formas vegetais de combinações de estrogênios (fitoestrógenos) que podem ter efeitos adversos no desenvolvimento hormonal na criança. Fórmulas baseadas em soja também são destituídas de colesterol, altamente necessário para o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso.” (Alimentando os bebês/Mary Enig & Sally Fallon)




Ao completar 6 meses, iniciamos a introdução dos legumes, verduras, cereais, leguminosas, frutas, sementes e castanhas, que deve ser gradativa e cuidadosa.
Duas questões básicas: cada novo alimento deve ser oferecido individualmente e esperamos alguns dias para observar a reação da criança a ele. Depois que forem devidamente testados, podem ser preparados juntos, na forma das clássicas "papinhas", já que o bebê ainda não tem dentinhos para triturar os alimentos. Assim que ela já puder mastigar, não deixe o alimento tão cremoso, devem ficar alguns pedacinhos de vegetais para que ele comece a exercer a mastigação. Se você permanecer oferecendo a comida desmanchada e peneirada, ele só vai aceitá-la dessa forma, vai reclamar dos "pedacinhos" e é um dos motivos do início daquela tortura chamada "meu filho não quer comer nadaaaaa!".

Como os alimentos integrais e os vegetais em geral contém muitas fibras, devemos ter cuidado com elas na alimentação infantil, para que o excesso não cause transtornos no aparelho digestório. Por exemplo, o arroz integral é um alimento maravilhoso, mas deve ser dado em pequenas porções à criança, assim como a aveia. O excesso de fibras também prejudica a absorção de nutrientes.

O cálcio e o ferro podem ser absorvidos plenamente na dieta vegetariana e há dois posts para consultar sobre as melhores fontes, as doses diárias e dicas sobre combinações de nutrientes:

Fontes de ferro na alimentação:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/02/fontes-de-ferro-na-alimentacao.html

Fontes de cálcio na alimentação:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/02/fontes-de-calcio-na-alimentacao.html

O mais importante na montagem de um cardápio vegetariano saudável é a presença de todos os nutrientes necessários e a variedade de alimentos: ser vegetariano não significa que sua alimentação vá ser um tédio, como muitos onívoros pensam: “ah, vocês só comem salada...” E para a criança, em especial, é importante que ela aprecie o que come, pois é um mundo desconhecido que se abre para ela, antes acostumada só com o seio a mamãe.
Não esquecer que a criança necessita de menores quantidades, assim, os ingredientes que entram numa receita sempre serão em menor quantidade daqueles que são utilizados para o consumo adulto. Observar também combinações alimentares, já que muitas vezes a união de dois alimentos pode ser desastrosa, causando cólicas, gases, diarréia ou prisão de ventre.

Depois desses comentários gerais e levando em conta a entrada da criança na fase do desmame (o leite materno é indicado até os dois anos de idade, mas já não será o principal alimento), vamos às receitas, que serão colocadas observando as faixas etárias, conforme nossa gurizada cresce e aparece!



Aqui, algumas considerações sobre alimentação infantil, baseadas na minha experiência no contato com muitas crianças.

10 comentários:

Tassiana disse...

Vera, meus filhos são vegetarianos e nunca tiveram anemia. Procuro variar o cardápio escolhendo sempre alimentos de cores variadas. Li o texto que fala sobre a melhor absorção de ferro com a ingestão de suco de laranja, rico em vitamina C, mas não acho legal oferecer sucos durante ou logo após as refeições, pois isso cria um péssimo hábito alimentar. Para resolver o problema, sempre incluo couve e salsa (também ricos em vitamina C, como vc mencionou), levemente aferventada, na alimentação das crianças. Tem dado certo. Aguardo as receitas. Beijos

Vera Falcão disse...

Tassiana, peguei um texto que havia escrito em 2009 na Mães Natureza, que diz o seguinte: "A vitamina C tem que ser consumida próxima ao consumo do ferro - meia-hora antes, no máximo - por isso, dar o suco, mas pode-se também comer a fruta (laranja, abacaxi, tangerina etc); antes, pq fruta depois do alimento cozido, é fermentação na certa. Fala-se para consumir os sucos "junto com a comida", mas eu diria "próximo a" - pq ingestão de líquidos durante a refeição não é aconselhável - nem água.
Para enfatizar essa absorção, use os recursos da multimistura e das gotas de limão, salsa e/ou couve picadinhas."
Então, aqui está mais precisa a informação - também não temos o hábito de tomar líquidos durante o almoço ou o jantar. Essa prática é bastante estimulada pela macrobiótica, já que ela ensina que os alimentos sólidos (crus ou cozidos) possuem líquido suficiente. Então, vou alterar o texto sobre o ferro para ficar mais correto, obrigada pela contribuição.
Minha filha caçula é vegetariana desde o nascimento, meu filho tornou-se veg na idade adulta e minha filha mais velha ainda come alguma carne (principalmente, peixe, pois mora em uma praia...).
bjo

Vera Falcão disse...

E olha só... lendo os comentários do tópico sobre o ferro, vi que já havia feito uma referência sobre tomar sucos ANTES do almoço:
"Uma sugestão, baseada na minha alimentação diária; meia hora antes da refeição, suco cru de beterraba, couve e laranja - a refeição inicia com uma salada variada, que não contenha grandes fontes de cálcio, como o brócolis - depois, o prato cozido: arroz integral com uma leguminosa (feijões), sobre a qual coloco gotas de limão e uma colherzinha de pó de mandioca. Claro que não como exatamente isso todos os dias, mas é a base."
Mas mesmo assim, alterei o texto.

Tassiana disse...

Obrigada pelas dicas, Vera. Já tinha lido em algum lugar que não era legal comer fruta logo após as refeições, mas não sabia o porquê. Aos poucos estou lendo seus textos e aproveitando as informações. Beijos

Anônimo disse...

Olá meninas,

É importante lembrar que a vitamina C é hidrossolúvel, e se aferventada, como coloca a Tassiana, ela se perderá na água. O ideal é cozinhar ao vapor e acrescentar ao alimento.

Vera Falcão disse...

Cozinhar no vapor preserva a MAIORIA dos nutrientes: "Com a panela aberta, perde-se de 40 a 60% da vitamina C dos vegetais. Já no vapor, a perda é de apenas 10 a 30%. No caso do cálcio, a diferença é ainda maior: até 45% se vai com a panela aberta, enquanto, no vapor, vão-se no máximo 5%", afirma a nutricionista Silvana Magalhães Salgado, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)."

Olha, acho que o que ela quis dizer com "aferventado" foi justamente "cozido no vapor"...ou outra maneira utilizada, que é colocar água quente por cima do vegetal, só para dar uma amolecida. A definição exata de aferventado seria "acalorado". Mas, melhor esperar que a Tassiana se manifeste, não, Anônimo?

Priscila Kopke disse...

Vera! Que prazer conhecer o seu blog : )
Sou vegetariana e vou seguir seu blog a partir de… já!rsrsrsr…
Parabéns pelo seu bom gosto e seus posts tão incríveis.
A propósito: amei a foto de perfil : )

Bjs e sucesso!

Vera Falcão disse...

Priscila, bárbaro teres gostado! Cada vez que leio comentários assim tenho vontade de caprichar ainda mais o blog!


Bjs e volte sempre!

Anônimo disse...

Não consumo leite, mas gosto muito de iogurte natural. Seria possível afirmar que o iogurte é menos prejudicial à saúde do que o leite?
Os males causados pelo consumo de leite também podem ser provocados pela ingestão de iogurte?
Obrigada.

Vera Falcão disse...

O iogurte é obtido através da fermentação, um processo que beneficia alguns alimentos que podem ser prejudiciais, por exemplo, a soja: quando fermentada (missô e shoyu) ela não prejudica (perde a extrema acidez). O iogurte (leite coalhado) preserva a gordura, os minerais e vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão.

O problema vem com o consumo do iogurte industrializado, pois é feito com o leite produzido por grandes indústrias, que além de tratar as vacas com crueldade, dão a elas hormônios e antibióticos que são transmitidos ao produto final e absorvidos pelo consumidor.
Então, se puder comprar iogurte feito por pequenos produtores, essa questão seria eliminada - hoje em dia nãoé tão difícil encontrar iogurte de qualidade, em feiras ecológicas, principalmente.

Mesmo assim, deve ser consumido ocasionalmente - não esquecer que ele não "deixa de ser leite"...