A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Frio, chuva e os santos de junho


Frio, chuva e os santos de junho sintetizam a estação que se aproxima, oficialmente no próximo dia 21: o inverno! Também lembramos de aconchego, lareira, sopa quentinha, vinho tinto, chá de ervas, roupas de lã, botas, guarda-chuva, chocolate, preguiça, hibernação, atchimm e coff-coff!

Com o apetite estimulado pela sensação de frio, buscamos pratos mais calóricos para compensar a perda do calor.
Mas o que pensam os chineses sobre a alimentação no inverno? Quem acompanha o blog, sabe que gosto bastante dos ensinamentos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), que leva em conta o ser humano e sua intregração com o meio ambiente.

Os alimentos de sabor picante são muito úteis durante o período de frio, já que ativam a circulação de energia, fazendo suar, dispersam a energia do Pulmão e tonificam a energia do Fígado (bons nas infecções de qualquer natureza) e harmonizam a energia do Rim. São revigorantes - aumentam a energia Yang!
Facilitam a digestão e a saída de mucos, aquecem o corpo. Limpam as cavidades dos seios nasais e paranasais, sendo benéficos para quem tem asma ou bronquite crônica. Também ajudam a limpar a pele e retirar a oleosidade excessiva.
Mas, cuidado, se consumidos em excesso queimam a pele, ferem os lábios e olhos, provocam sede exagerada, tonturas e instabilidade. Causam muita euforia, o que irá esgotar o Coração.

Alguns alimentos de sabor picante: açafroa (falso açafrão), agrião, alcaparra, alho, alho-poró, aneto, casca de canela, coentro, endro, cebola, cebolinha verde, cominho, erva-doce, farelo de arroz, folha de mostarda, gengibre, germe de trigo, hortelã-pimenta, louro, manjericão, nabo, noz-moscada, orégano, pimenta branca, pimenta caiena, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, pimentões, pistache, rabanete, vinho.

No inverno, procurar também os amargos e mornos e diminuir os salgados.
Bebidas quentes, comidas cozidas (nessa hora, fico pensando que é muito difícil ficar alimentando-se apenas de alimentos crus...) bem temperadas com alguns dos itens da lista acima (cravo, canela, salsa, cebolinha etc).
Pode-se comer um pouco mais de gordura - se não resistir à uma fritura, acompanhe-a com nabo ralado ou abacaxi, que têm o poder de varrer a gordura do tubo digestivo. Mas essa dica não pretende estimular o consumo excessivo das frituras, ok? É apenas para aquele momento especial de prazer e perdição... rs



A receita de cuscuz que segue, é legal para incrementar as festas juninas, além de ter muitos dos ingredientes recomendados para aumentar a energia em seu corpo, gerarando calor e bem-estar.

CUSCUZ

Ingredientes

1/2 k de farinha de milho
1 xícara de farinha de mandioca
1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
2 cebolas picadas
1 pimentão verde cortado em cubinhos
1 pimentão amarelo e 1 vermelho, cortados em tiras finas
1 xícara de ervilhas frescas aferventadas
2 CS de salsinha picada
4 xícaras de molho de tomates caseiro
1 xícara de leite de coco
3 ovos caipiras cozidos
1 palmito em fatias para decorar
Pimenta a gosto (in natura ou em molho)
sal marinho a gosto

Como fazer

Doure a cebola em um pouco do azeite de oliva. Junte o pimentão verde, coloque o restante do azeite e acrescente as farinhas, mexendo bem.

Adicione o molho de tomates e o leite de coco aos poucos até formar uma farofa bem úmida.

Junte a salsinha e tempere a gosto com o sal e a pimenta.

Pegue uma forma grande com buraco no meio (se preferir, vendem uma forma de vidro especial para cuscuz) e disponha o palmito em rodelas no seu fundo.
Intercale com a ervilha, as tiras de pimentões amarelo e vermelho e os ovos cozidos, cortados em fatias, nas laterais da forma.

Vá acondicionando a farofa, apertando com uma colher com cuidado para não desmontar a decoração. Tenha calma e trabalhe devagar, como se estivesse montando uma obra de arte!

Cubra com um pano e espere esfriar.

Desenforme cuidadosamente e sirva em seguida.

E para adoçar a boca e a alma, uma receita de cocada, também tradicionalmente junina:

COCADA PUXA

Ingredientes

2 k de rapadura de açúcar mascavo
3 cocos secos (marrons) ralados
raspas de gengibre a gosto

Como fazer

Leve uma panela ao fogo brando e derreta a rapadura em um litro de água.

Retire e coe.

Leve novamente ao fogo e deixe ficar em ponto de fio.

Acrescente o coco ralado e o gengibre e mexa até soltar do fundo da panela.

Aproveite o lado bom do inverno e se tiver que saltar cedinho da cama, às 6 da manhã como eu, não fique desesperado: saia logo debaixo das cobertas, tome uma xícara de chá com especiarias, pule e salte bastante e se ainda estiver com raiva do mundo por ter de encarar o frio lá fora, ponha música em volume bem alto para acordar os preguiçosos felizardos da vizinhança! Que maldade...

Cuidado com as fogueiras e balões - aqueça-se e divirta-se, não crie um incêndio!

2 comentários:

Vania M. disse...

kkkkkkkkk!
Que ótimo isso de saltar da cama com a cara e a coragem para enfrentar o frio. Eu costumo colocar música para dançar, antes de entrar no banho. É uma espécie de aquecimento, sabe? rsrsrs. E funciona! Vera, aprendemos com cada estação do ano, né mesmo? Basta observar a natureza como o comportamento de alguns animais, por exemplo, que se recolhem, ficam mais reservados, se preparando para a linda primavera que vem a seguir. Aproveito para dizer que as suas postagens estão sensacionais. É muuuito bom vir aqui! Bjo!

Vera Falcão disse...

Vânia, obrigada pelo carinho habitual, me estimula muito!
Com o passar dos anos e o excesso de artificialismo, o ser humano foi perdendo a capacidade de ouvir o seu ritmo e fazê-lo acompanhar o movimento do ambiente à sua volta, o que desenvolve uma sinfonia harmoniosa! Estamos descompassados, esquecemos os ensinamentos milenares mas que ainda estão por aí para nos lembrar como executar essa dança perfeita... Há muitos anos atrás, as pessoas hibernavam, juntavam comida para atravessar o inverno e lá ficavam nas suas redomas - seriam mais sábios que nós?
Abraços de urso polar (pra espantar o frio... rs).