A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Falar sobre agrotóxicos nunca é demais! 2


Falamos bastante sobre essa praga nos alimentos por aqui:

http://cozinhanatureba.blogspot.com/2010/04/falar-sobre-agrotoxicos-nunca-e-demais.html

Mas, como diz o título, nunca é demais salientar esse assunto. Hoje, deparei com um artigo no jornal (Correio do Povo), intitulado "Brasil usa agrotóxicos de alto risco para a saúde".
A indignação, que me acompanha 24 horas por dia, saltou e bufou sonoramente: que horror!

Segue um resumo do artigo:
Dados divulgados ontem pela Anvisa, mostram que estão sendo usados agrotóxicos de alto risco para a saúde humana, não autorizados pelo governo federal para determinados alimentos. Segundo análises realizadas em 15 de 20 culturas, foram encontradas substâncias que estão em processo de reavaliação toxicológica na Anvisa, devido aos seus efeitos negativos, tanto aos trabalhadores rurais como aos consumidores. Das 3.130 amostras, 29% apresentaram irregularidades: resíduos de agrotóxicos acima do permitido e/ou ingredientes ativos não autorizados para aquela cultura.

Os maiores problemas foram encontrados no pimentão, com 80% das amostras insatisfatórias, na uva, com 56,4%; pepino, com 54,8% e morango, com 50,8%. O melhor resultado foi o da batata, com 1,2%.

Segundo a Anvisa, as reavaliações toxicológicas são realizadas sempre que há algum alerta nacional ou internacional sobreo perigo das substâncias.
Algumas das substâncias reavaliadas, como endossulfan, acefato e metamidofós, foram proibidas em vários países, mas estavam presentes em muitas das amostras coletadas.
"São ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer" , afirmou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.
Segundo ele, "agrotóxico é veneno, seu uso tem de ser feito com limite".

Mais:

O consumo de agrotóxicos em porcentuais acima do recomendado dificilmente são notados no dia a dia. "As doenças vêm a longo prazo. Somente em casos de contato com grande quantidade do produto é que surgem as intoxicações".
"Esse é o pior dos mundos. Não sabemos que substâncias estão nos produtos, em que quantidade. É o descontrole total".
(Gerente de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles).

Essa última afirmação dá medo, não? Feita por quem entende do assunto...

Nenhum comentário: