A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Leite" de castanhas-do-Pará (Brazil nuts)


Faço muita pesquisa em blogs e sites norte-americanos que escrevem sobre alimentação, principalmente os que tratam de "raw food" (alimentação crudívora).
Gasto bastante tempo na tradução, já que não aproveito a que o Google oferece: é terrível!
Vejam só como ficou engraçado o título dessa receita de leite de castanhas-do-Pará (nos EUA chamada de "Brazil nuts"); originalmente, a receita chama-se "Brazil nut milk" e a ferramenta do Google fez a seguinte versão: "Brasil leite de porca"... hahahahahahah... estou rindo até agora!
A tradução tinha outros erros grosseiros, mas, enfim, aqui vai a minha versão caprichada, desse maravilhoso leite vegetal, que faz sucesso até no estrangeiro (viva o produto nacional!).


O leite de castanha-do-Pará é uma fonte de energia, sendo também rico em selênio, um mineral que beneficia a próstata. É gostoso puro, com cereal cru ou misturado com frutas ou cacau em pó.
1/4 de xícara desse leite fornece 30% da recomendação diária de magnésio, assim como perto de 1000% da recomendação de selênio, bem como outros nutientes.

Ingredientes


uma xícara de castanhas-do-Pará, previamente deixadas de molho em água
3 xícaras de água
xarope de agave (usam muito esse adoçante nos EUA, que é um néctar extraído de um cacto, mas fica liberado o uso de um adoçante de sua preferência - uso melado, 2 CS)
saborizante à sua escolha (sugerem adicionar uma CS de óleo de coco)

Como fazer

Misturar todos os ingredientes e processá-los por no mínimo um minuto (quem não tem processador, use um liquidificador, mas por mais tempo).
Coe o líquido numa flanela (já existem coadores especiais para coar leites vegetais) e mantenha na geladeira por cerca de 4 dias.

Fonte da receita: RAW MOM

12 comentários:

Claudia disse...

Eu também morri de rir!!Essa o google se superou!rsrsrsrsrsr!

Mas,voltando aso assunto do leite,hummm!!! Deve ser tão bom,já comi as castanhas,mas o leite ainda não.Aqui ainda não vi vendendo..:(

Vera Falcão disse...

Claudia, vc mora no Japão, não? Os produtos brasileiros devem ser bem caros aí, não?

La Tribu disse...

Oi Vera! Tô aqui me inspirando de novo! Beijao!

Vera Falcão disse...

Oi, La Tribu, adoro visitas, estou sempre caprichando na "arrumação da casa" para recebê-las!

bjs

Luciana Pinto disse...

Esse agave é saudável?
Tem para vender no Brasil tb: http://www.sitiodomoinho.com/ecommerce/DefaultBusca.asp?BuscaOQue=agave&ok2=ok
Será que vale a pena?
bjs!

Vera Falcão disse...

Luciana, o agave parece acompanhar a stevia, no quesito "saudável" - gostaria de saber a composição do xarope, que não encontrei em nenhum site - de qualquer forma, não se deve abusar de nenhum adoçante (nem do mel). Olhei o link que vc mandou e vi que tb é orgânico - a embalagem lembra aquelas melecas artificiais e doces tipo "karo"... rssss

Claudia disse...

Sim eu moro no Japão e são caras mesmo, infelizmente :(
Mas castanhas iguais á essas nunca vi venderem.

life on live disse...

HUMMMMM UMA DELICIA, AMANHÃ PRETENDO FAZER UMA VITAMINA COM BANANA E BETERRABA, EU ADOÇO COM MEL, PREFIRO...RSRSRS, JA FIZ COM CENOURA, UMA DELICIA....

Carla disse...

OI Vera Por que colocar o oleo de coco, a castanha ja tem as suas gorduras naturais? ou e por outro motivo.Bjus Carla

Vera Falcão disse...

Carla, na receita que transcrevi, eles sugerem o óleo de coco como "saborizante" - mas pode-se usar outro ingrediente - apesar de que o óleo de coco cru, em pequena quantidade, é sempre um plus saudável!

Karen Kurten disse...

Oi Vera!

Por quanto tempo exatamente preciso deixar as castanhas de molho?
E é realmente necessário usar o óleo de coco, será que sem ele não fica saboroso à mesma?
Pretendo fazer o leite amanhã e agora olhei e meu óleo de coco que era sólido virou líquido no armário... deveria estar na geladeira devido ao calor dos últimos dias! Que triste!

Aguardando sua resposta!
Obrigada sempre!
Karen

Vera Falcão disse...

Karen, deixe de molho de 8 a 12 horas - confira as tabelas em: http://cozinhanatureba.blogspot.com/2008/11/tabelas-de-hidratao-e-germinao-de.html
O óleo de coco é uma sugestão da receita, vc pode saborizar a gosto, ok? Veja só, eu aqui estou encarangando de frio... rs