A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Açafrão e açafrão-da-terra (cúrcuma)

Muitos confundem essas duas plantas e aproveitando-se dessa confusão, comerciantes enganam os incautos, vendendo o segundo (bem mais barato) pelo preço do primeiro - caríssimo: dizem que é, atualmente, a especiaria mais cara do mundo, já que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas cinco quilos de estigmas).

Flor do açafrão, belíssima!


Simples e mortais apreciadores da boa cozinha contentam-se em apreciar o sabor do açafrão-da-terra, planta da mesma família do gengibre (aliás, tem o formato parecido), mais conhecida pela alcunha de cúrcuma.
Usada para colorir e condimentar, aparece muito em pratos indianos, onde seu sabor picante é valorizado.

Muito parecido com o gengibre, mas alaranjado no interior

Como, geralmente, a receita mais encontrada é a de arroz com açafrão, trago uma que encontrei de sopa marroquina, onde fiz algumas modificações:

HARIRA - A SOPA MARROQUINA MAIS TRADICIONAL

Ingredientes

2 cebolas cortadas graúdo
200 g de grão-de-bico cozido
100 g de lentilhas cozidas
1 xícara de arroz integral cozido
1 CS generosa de açafrão-da-terra em pó (na forma natural, 2 rodelas médias)
2 litros de água
4 tomates picados
2 cenouras grandes picadas
2 CS de coentro
1 talo de aipo picado
1 molho de salsa
50 g de farinha de trigo integral
Sal marinho e pimenta a gosto
2 ovos caipira opcionais

Como fazer

Numa panela grande, misturar e cozinhar em fogo baixo, durante 20 minutos, o grão-de-bico, as cebolas, o açafrão e a água - usar o sal e a pimenta a gosto.

Juntar as lentilhas, o arroz, os tomates e as cenouras. Se necessário, acrescentar mais água.

Deixar mais 20 minutos e juntar a farinha diluida num copo de água. Mexa muito bem durante este processo, para não deixar a farinha empelotar.

Por último, misturar a salsa, o coentro e o aipo picados, já com o fogo desligado

Servir quente acompanhada com tâmaras.

7 comentários:

Naomi disse...

Obrigada pela informação. Estou tentando aprender umas receitas indianas, eu achei seu blog porque as vezes fico confuso com os nomes dos temperos.

Vera Falcão disse...

Isso é bem comum de acontecer, porque algumas ervas e plantas têm mais de um nome popular e ainda o nome científico, além de nomes regionais, como a tangerina que é conhecida também como bergamota, por exemplo. Mas é só pesquisar direitinho que a confusão desaparece, não?
um abraço e volte sempre!

confguru disse...

Oi tudo bom? Muito legal o blog hein, e receitas e tal, agora já sei até pra que usar açafrão! Mas olha so'... Eu procurando receita de madrugada e de repente começa a tocar uma música muito alto... não é legal! Acho que a maioria das pessoas não é tão fã de música em páginas. Pensa aí ;)

Vera Falcão disse...

Oi! A questão da música no blog é controversa: tem gente que adora (quer saber o nome da canção e quem está cantando) e tem gente que destesta...
Para esse segundo grupo, tenho várias sugestões: desligue a opção de som no seu computador ou clique um off nas suas caixinhas sonoras ou ainda, abaixe o volume (se ele estava alto no momento em que entrou no blog é porque assim estava no seu PC). Outra forma de calar o som, é ir no slideshow, à esquerda da página e clicar na imagem do alto-falante: pronto, surge o silêncio!
Assim, posso contentar a todos: os que querem fundo musical e os que querem "the sound of silence"...
um abraço

Cabuki Arte by Odete Goes disse...

Olá!

Entrei no seu blog, pois andava à procura de receitas com o verdadeiro açafrão.
A minha dica para aqueles que têm oportunidade de viajar até a Espanha ou Portugal é que encontra-se açafrão nos supermercados gourmet "El Corte Inglês". Uma pequena caixa custa cerca de 5€, mas vale a pena!!

Vera Falcão disse...

Olá, legal receber a visita de vocês e adorei a dica, vou colocar na minha lista de presentes de Natal... rs

Abraços!

Haudrey Miranda disse...

Olá, muito bacana seu blog. Euvinha me perguntando, qual seria a diferença entre açafrão e açafrão-da-terra, pois o pó é praticamente igual.
Obrigada por exclarecer a dúvida.