A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 22 de março de 2018

Gersal, também conhecido como gomásio




"As sementes de gergelim combinadas com o sal (quatro partes de sementes torradas e bem moídas para uma de sal marinho torrado bem moído) destroem os maus efeitos do açúcar em todo o organismo humano, muito especialmente no sistema nervoso e cerebral. O óleo de gergelim do gomásio reveste cada partícula do sal e impede a sede. Penetra na circulação sangüínea e normaliza a hiperacidez do sangue. Lembrai-vos: excesso de acidez e morte são a mesma coisa!"
George Ohsawa, em seu livro Macrobiotica Zen - A Arte da Longevidade e do Rejuvenescimento

Gosto de fazer o gersal em casa, principalmente porque processam demais o comercializado e também perde seu sabor e perfume sendo armazenado por muito tempo.
É bastante simples, basta comprar as sementes de gergelim com casca (é nela que estão concentradas as propriedades) e sal marinho (sal grosso), usando a proporção de 10 colheres de sementes para uma de sal.
Primeiro, tosto as sementes em fogo baixo, mexendo sempre e acompanhando para que não queimem. Cuidado que elas saltam na frigideira! Coloco-as no pilão e levo o sal para o fogo a fim de tostá-lo um pouco. Junto ambos no pilão e soco, é um bom exercício para os braços...
Levo novamente à frigideira, agora sal e gergelim, voltando a tostá-los, mexendo e amassando. O perfume que levanta é maravilhoso! Retornam pra cumbuca e são mais triturados ainda. Se quiserem rapidez, coloquem no processador, mas aí acontece o que falei anteriormente, vira um pó, o que não ocorre na produção manual. Esperar que esfrie e armazenar em vidro bem fechado, durante no máximo 30 dias, por isso não façam muita quantidade.
Utilizar em cima de pratos prontos, principalmente sobre o arroz integral.

Nenhum comentário: