A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comida de inverno 1



Arroz integral, feijão vermelho, farofa de pinhão com rama da cenoura, cebola e cebolinha verde, saladinha de rabanete, alho poró, sumo de gengibre, azeite de oliva e alface.

A rama da cenoura e a cebolinha são colocadas na farofa só na finalização, não perdem nutrientes. Refogar meia cebola bem picadinha em azeite de oliva e adicionar o pinhão previamente cozido e cortado em fatias, juntar a farinha de mandioca e salgar. Deixar tostando em fogo baixo, quando estiver no ponto, com uma cor dourada, juntar a rama da cenoura e a cebolinha verde picadas. Misturar alguns segundo e pronto!

O alho poró, a cebola, a cebolinha verde e o gengibre favorecem a circulação de energia. O rabanete e a rama da cenoura reforçam o yang e ajudam a retirar a umidade do organismo (poderíamos usar também o nabo). Os demais acrescentam a proteína, o carboidrato, a gordura e mais clorofila.
Pouco sal, invista no cravo, canela, noz moscada, orégano, cardamomo e pimenta jamaicana pra temperar.

Mas se o inverno for seco, segundo a medicina tradicional chinesa, esse ar seco e sem umidade faz sofrer os Pulmões e o Intestino Grosso, então recomenda alimentos de sabor azedo e água: morango, kiwi, carambola, gergelim preto, maçãs, limão, manga, laranja, tomate, uva, damasco seco, caqui, abacaxi, azeitona, goiaba, ervilha, tangerina, açafrão, acelga, ameixas.

"Embora os vegetais crus sejam sempre recomendados, a medicina tradicional chinesa sustenta que seu consumo deve ser moderado no inverno porque muitos são de natureza energética fria. São recomendadas, então, as raízes e os tubérculos cozidos (cenouras, nabos, cebolas, batatas, alhos) e em geral purês, sopas e outros pratos mais consistentes. 
Mas não se deve esquecer de comer diariamente uma boa salada variada e frutas frescas da estação, principalmente as cítricas, por sua grande quantidade de vitamina C, de reconhecida eficácia para prevenir ou reduzir a intensidade dos resfriados.

Considera-se que a necessidade de calorias aumenta 5% a cada seis graus de queda da temperatura. Por isso convém consumir mais carboidrato de absorção lenta, como os que encontramos em legumes e pão, massa, arroz e cerais integrais em geral." (Jornal Bem Estar/Julho 2012)


2 comentários:

Clarinha Chastinet disse...

Puxa, que saudade dos seus posts, Vera!!!!!
Não deixa a gente sem você, não!! PLEASE!!!!!
Bezo, bezo!

Vera Falcão disse...

Obrigada, querida, tava com saudades também, beijos mil!