A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Antepasto de berinjela e agito na cozinha


Quem acha que "festa do pijama" é só para adolescentes, enganou-se... ela pode ser curtida em qualquer fase da vida, basta ter animação de sobra e amigas (ou parentes) legais pra armar a bagunça!

Assim, fizemos uma reunião na quinta-feira passada, na casa de uma prima em segundo grau, Maria Helena Scheibe Frusciante (a Babi); fomos minha filha caçula, Ísis, minha tia, Marly Noronha e eu. Planejávamos dormir cedo para acordar também cedo e participar de um brechó. Mas quem disse que conseguimos ir pra cama sem agitar nada antes? Ela tem uma casa linda, bem espaçosa, com um pátio maravilhoso e situada num bairro bem distante, parecia que estávamos no interior: muito silêncio e sossego!

Babi queria preparar um antepasto de berinjela pra ser degustado na sua festa de Natal, ela é uma cozinheira experiente e gosta de agradar a família com suas especialidades, principalmente os filhos. É claro que concordei em participar, seria a chance de aprender mais uma receita e me divertir.

Minha prima já havia comprado os ingredientes: 10 berinjelas grandes, 6 pimentões grandes, duas cabeças de alho e os temperos que guardava em sua cozinha: orégano, pimenta preta, gengibre, vinagre de vinho, azeite de oliva e sal.

Depois de fazermos um lanche e assistirmos à novela (que torcida pelo beijo dos personagens!), pegamos o rumo da cozinha.

Inicialmente, tínhamos que picar bem a berinjela, cortá-la bem fininha. Pra ajudar, um processador é indispensável (vi que o dela era da marca NKS Home, procurei a página  mas não tinham mais esse aparelho na lista; uma pena, pois era muito eficiente e rápido). Depois disso, ela passou as fatias de berinjela na máquina de fazer massa, pra ficarem mais fininhas ainda, mas acho que só a fase do processador é suficiente... Colocamos as fatias numa peneira e esprememos, para que saísse todo o líquido. O próximo passo foi despejar água quente sobre elas, espremendo novamente. Enquanto fazíamos isso, muita conversa e risadas nos movimentavam.

A seguir, fatiar bem os pimentões e o alho. Chegou a hora de temperar.

Uma bacia continha a berinjela, outra os pimentões.
Sem medidas rígidas para temperar, você é quem decide, seguindo a função de cada tempero e a sua experiência: vinagre e azeite para conservar (mais ou menos 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de azeite), orégano e pimenta preta em pó para dar sabor (duas colheres de sopa bem cheias do primeiro e uma colher de chá da segunda) e o sal, a gosto. Misturar bem e adicionar muito alho picado.

Aí, separamos uma porção da berinjela, na qual juntamos passas (3 CS) e gengibre ralado (umas duas colheres de sopa).
Outra porção foi misturada ao pimentão. Ficamos, então, com 3 tipos de antepasto: berinjela pura, com pimentão e com passas (ela disse já ter também adicionado nozes a essa e ficou muito bom).

Último passo: colocar em vidros. Dois ficaram para nós, as visitas e a Babi decidiu colocar as três variedades num só vidro, em camadas alternadas. Gosto disso nela, a facilidade pra inventar e até mudar a direção de um planejamento, sem seguir um caminho rígido (mesmo assim, tudo acaba bem organizado, no final). Finalizando, coloca-se mais azeite de oliva sobre o antepasto. Guardar na geladeira e depois de 3 dias, já pode-se comer. Vou deixar o meu mais tempo, pra ficar bem curtido...

A essa altura, minha filha já estava dormindo e minha tia cambaleando em direção à cama.
Babi e eu ainda estávamos cheias de energia para gastar...
Ela sugeriu fazer um pão para o café da manhã! Preparou a mistura, colocou na máquina e programou-a.
Assistimos o noticiário da madrugada, conversando e quando já eram duas horas, fomos dormir, porque senão seria quase impossível acordar cedo... rs

Fui a primeira a despertar às 6 e levei quase uma hora pra tirar minhas queridas companheiras dos braços de Morfeu! Tomamos o café com o pão integral delicioso e saímos em disparada para o brechó e... bem, aí já é outra história!

Foi muito divertido e enriquecedor o nosso encontro e agradeço, mais uma vez, à Babi, a hospedagem acolhedora, onde recebemos alimento para o corpo e para a alma, graças à sua generosidade, disposição e alegria!
E, vocês, ganharam uma bela receita!


Depois que estiver pronto, coloco outra foto, mostrando melhor o antepasto... aguardem!

Olha ela aí!

2 comentários:

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Delícia total, a festa e as comidinhas.

Vera Falcão disse...

Oi, Carol, foi bom demais! Aproveitando tua presença por aqui, parabéns pelo prêmio, sucesso!