A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Motivando a ingestão dos verdes pela gurizada!

Preocupada com o conteúdo do post anterior, onde constatamos que a mesa do brasileiro sofre com a falta de frutas, verduras e legumes, criei essa postagem com abundância de ilustrações, mostrando como a criatividade pode ajudar a motivar as crianças a gostarem da alimentação vegetariana (e, igualmente, para que as onívoros consumam mais vegetais). E acredito que muitos adultos igualmente apreciem, pois também necessitam de motivação...

Inspirem-se nas criações alheias, copiem ou inventem as suas - mas não deixem de fazer!

As fotos a seguir são do blog da kasumin.
As mães japonesas têm o costume de fazer marmitas com comidinhas coloridas e atraentes para seus filhos!

Imagens dos experimentos com alimentação viva de Ana Branco, usando vegetais crus, brotos e germinados - as mandalas de vegetais são lindas, de colorido vibrante! Veja mais e aprenda a fazer aqui.













Experimentem fazer formas engraçadas com a gelatina de algas (agar-agar/kanten)!




Fotos de pratos lindos do livro VEGAN LUNCH BOX, de Jennifer Mc Cann - tem muito mais aqui!







8 comentários:

Alôcka disse...

Bonito de ver, mas no meu caso deu preguiça só de pensar. :(
Aqui de vez em quando eu faço aquele mix de frutas no liquidificador, ehehehe!!!

Vera Falcão disse...

Nem vou dizer para quais atividades sobre a energia, né? deixa pra lá... rs

Livia Luzete disse...

tertieQue idéias maravilhosas!! Eu aqui em casa nunca tive problema com alimentação bem saudável. mas fico pensando, se as mães que tiveram preguiça de introduzir vegetais aos filhos no tempo correto...devem achar um porre ficar inventando formas de incentivar quando eles estão acostumados com porcarias! Pena das crianças! Por vê-las sofrer duas vezes: por não terem tido uma alimentação melhor e depois terem que comer o que não estão acostumadas. E então o momento das refeições que deveria ser alegre passa a ser uma chateação!

Vera Falcão disse...

Lívia, o grave é que a maioria das crianças não come verduras, seja com prazer ou não: ou não foram estimuladas a comê-las ou o alimento foi oferecido de uma forma errônea, possivelmente sem sabor e cor - por exemplo, as famigeradas papinhas artificiais, que passam um falso sabor dos vegetais, são muito populares. Quando a criança conhece o sabor verdadeiro, estranha, acha ruim... por isso, não sou muito favorável ao sistema de "camuflar" alimentos, esconder a verdura lá dentro de um pastelão, antes que a criança saiba exatamente o que está comendo e que gosto aquilo tem. A refeição deveria ser um momento de prazer, mas quando a mãe tem que brigar para que a criança coma alguma coisa saudável e não a batatinha frita diariamente, todo mundo fica estressado... essa brincadeira com a comida pode ser uma solução para os que detestam verdes, mas acho que os que gostam deles, também devem adorar toda essa festa para os olhos!

Livia Luzete disse...

Sim é uma ótima opção, mesmo para os adeptos a verduras e afins. Quem não gosta de uma prato mais arranjado,não é?
mas as crianças nao gostam de legumes verduras e até...frutas, pq não lhes é oferecido de forma boa. Acabam que os pais oferecem as comidas em potinho ou pela preguiça ou pelo status(o preço é nas alturas). Daí depois que um nutricionista revê toda a dieta da criança começa essa saga. De tentar empurrar uma coisa super gostosa mas que pode ter momentos horríveis de rejeição. De todas as crianças que ví minhas colegas e amigas oferecendo no tempo certo, fizeram suas escolhas, alguns "verdes"não foram aprovados pelo paladar dos pequenos,outros, adorados e por aí vai...agora dizer que uma criança não vai comer ou gostar sem mesmo antes dela experimentar...sei não...
Por experiência própria e de "carona" as crianças não odeiam legumes,ok, não adoram todos. Sei que peguei aqui dicas para alegrar mais a nossa mesa que tem fortes apreciadores de comida saudável.

Vera Falcão disse...

Concordo, Lívia, é muito importante a forma de oferecer! Um hábito que prejudica bastante o paladar das crianças é o de colocar sal ou açúcar nas frutas e verduras, o que impede que a criança faça suas escolhas baseada no sabor real delas. Acho patético, por exemplo, adoçar banana ou mamão amassadinho para os bebês... e os orientais aconselham a não usar sal antes da criança completar um ano, pois o sal contrai (princípio do yin/yang) e a criança expande muito nesse período! Obviamente, cada um ama ou rejeita determinados vegetais, mas ainda assim, penso que muito em função de ter ocorrido uma infeliz primeira experiência...

TAISA disse...

Cada coisa linda, né, Vera? Mas e o dó de comer...rs???
Amei!

Vera Falcão disse...

Dá vontade de passar um verniz e usar como decoração! Beijo!