Com todo esse calorão que está fervendo Porto Alegre, não consigo nem pensar em cozinhar uma ceia calórica e quente... só dá vontade de comer frutas, saladas, sucos, enfim, alimentos refrescantes!
Para não expulsar totalmente o espírito natalino tradicional da minha mesa, vou assar um bolo de Natal, com castanhas e frutas secas, seguindo uma receita que fiz no meu aniversário e ficou ótima! Vejam aí as imagens:
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo (uma branca e uma integral)
uma xícara de açúcar mascavo
meia xícara de óleo vegetal ou 3 CS de manteiga orgânica
uma xícara de leite de amêndoas ou de castanhas-do-brasil
2 ovos caipira (se vegano, substitua por 2 CS de linhaça moída e deixadas de molho em 2 CS de água)
uma CS de fermento em pó
uma xícara de frutas e castanhas picadas (usei tâmaras, banana passa, damasco e nozes)
Como fazer
Numa vasilha grande, bater o açúcar com o óleo. Acrescentar as gemas (se for a opção vegana, coloque o gel de linhaça).
Vá acrescentando as farinhas peneiradas aos poucos e misturando com o leite.
Junte a xícara de frutas e castanhas.
Ponha o fermento e não bata mais.
Por último, as claras, mexendo levemente.
Assar em forno médio (180º) por 45 minutos.
Espere alguns minutos antes de retirar do forno e deixe esfriar em local protegido de correntes de ar.
Desenforme e faça furinhos na superfície do bolo. Coloque uma cobertura de cacau, mascavo e óleo, se quiser ponha também nozes bem picadinhas.
Caso esteja com o espírito natalino em alta, decore com fitas e outras acessórios típicos da data.
Ho ho ho e divirtam-se no Natal!
A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
3 comentários:
Muito quente na querida "Poá"??
Um Feliz Natal pra ti e pra Dona Isis, e ótimo 2011 (espero voltar pra PoÁ o mais rápido possível... mas talvez não seja tão rápido).
Beijos!!
A.
"I´ll be watching you"!
olá, Vera!
Na certa q ficará muito saboroso, eu troquei os bolos por uma receita de pudim d pão vegano, aqui tbm está bem quente ....mas “passei” mesmo só para lhe desejar um Natal repleto de muita Luz e Harmonia, que o Mestre Maior abençoe a todos
Bjs
Andréa
Andre, muito quente mesmo, sem uma brisa soprando pra refrescar... horrível! quase toda a população fugiu para as praias... Um ótimo Natal pra ti também, grande abraço!
Postar um comentário