A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Lentilha refogada com especiarias

         

        Resolvi experimentar fazer a lentilha de uma forma diferente da tradicional, que é a que costumamos preparar os feijões: deixar de molho, cozinhar na pressão com temperos e muita água.

        Ingredientes

300 g de lentilha

uma cebola média

1 tomate grande

azeite de oliva

sal e temperos a gosto: usei muitas especiarias, o que criou um sabor de comida indiana, lembrando inclusive o dahl, mas que fica mais cremoso do que esta lentilha apenas refogada.


        Como fazer

Deixar a lentilha de molho, esse passo é importante pois é o que vai deixar o cozimento desnecessário: 6 horas no mínimo, 8 como tempo razoável e o ideal é colocá-la de molho à noite para ser usada no dia seguinte. Passado o tempo escolhido, lave bem os grãos sob a água da torneira e coloque-os num coador grande, deixando algum tempo ali para que o líquido escorra bem.

Enquanto isso, pegue uma frigideira grande, adicione azeite de oliva e refogue a cebola cortada em pedaços médios. Assim que estiver bem tostadinha, junte a lentilha, coloque mais azeite se necessário e refogue com fogo baixo , mexendo sem parar para que não grude no fundo.

Hora de temperar: sal integral de Mossoró, gengibre em pó, cúrcuma em pó, canela em pó, 10 sementinhas de cardamomo, páprica picante, noz moscada e um boa pitada de um mix de pimentas. A pimenta foi colocada em menor quantidade, as demais especiarias tiveram a medida de uma colherinha de café cada uma, assim nenhuma delas sobressaiu.

Siga refogando para os temperos incorporarem os grãos e então adicione o tomate que deve estar bem maduro, cortado em pedaços médios. Misture tudo muito bem e como toque final, 2 colheres de sopa de shoyu, já com o fogo apagado, pois o que uso é um alimento vivo que não deve ser levado ao fogo.

Talvez estranhe a textura dessa lentilha, ela fica crocante, al dente, diferente da muito cozida que torna-se quase um creme. E se observarem nas fotos, dá para perceber que alguns grãos chegaram a germinar, podemos ver o "narizinho" que surgiu neles.

Servi com arroz. Foi o suficiente para uma refeição saudável e que satisfez.




Nenhum comentário: