Fazer uma refeição que seja saudável e de forma prática não é um bicho de 7 cabeças.
Nas imagens, vemos um prato único que contém uma quantidade suficiente de nutrientes para uma refeição: tofu (proteína), cebola (vitaminas B1 e B2), cenoura (vitaminas A e C), azeite de oliva (gordura), shoyu (proteína da soja fermentada), manjericão (vitaminas A, B, C, E e K), salsa (vitamina C), gersal (gergelim - que tem muito cálcio + sal) e espaguete de farinha integral (carboidrato). Se desejar, substitua a massa por arroz.
Como fazer?
Na água fervente com sal marinho, cozinhe o espaguete.
Em uma frigideira grande, coloque azeite de oliva e doure a cebola, Adicione a cenoura cortada em tirinhas e refogue, o suficiente para deixá-la crocante. Junte o tofu, também cortado em palitos e siga refogando. Ponha meia xicara de água, abafe com a tampa e cozinhe uns 5 minutos. Aí é a hora de colocar o shoyu, que não deve ser fervido pois é um alimento vivo (falo aqui do produzido pela Família Hattori, que é feito com soja não-transgênica e sem aditivos/conservantes).
Escorra bem o espaguete e coloque uma porção no prato.
Sobre ele, o refogado. E complete com a salsa e o manjericão picadinhos, mais uma boa porção de gersal e um fio de azeite de oliva.
Quer saber a quantidade de ingredientes para duas pessoas?
1 cebola média
6 cenouras médias
250 g de tofu
meio pacote de espaguete
Os temperos, à vontade. Só não exagere no shoyu pois salga bastante.
SUGESTÃO
Podem substituir a cenoura por brócolis, ou usar ambos. Ou couve-flor, milho, vagem, cogumelos. Esses vegetais substitutos devem ser cozidos no vapor antes de entrarem no refogado (menos os cogumelos). E como já citei acima, trocar o espaguete por arroz. O que não muda é o tofu e os temperos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário