A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Feng Shui na cozinha 5


Contribuição da minha filhota Ísis

Vamos estender um pouquinho a avaliação segundo o Feng Shui do nosso ambiente - da cozinha passamos à sala de jantar (ou como nessa bela combinação de cozinha e sala da gravura) - importante local da casa, onde consumimos nosso alimento diário ou onde promovemos encontros festivos reunindo convidados para um jantar ou almoço.
Hoje, com a pressa com que levamos a vida, acabamos muitas vezes comendo na cozinha mesmo e perdemos a oportunidade de fazer uma refeição calma, junto às pessoas que amamos, na sala destinada a esse ato.
Mas se pudermos, ao menos algumas vezes, realizar as refeições dessa forma, será muito benéfico à nossa saúde física, mental e emocional.


Mesas e Cadeiras

Você gostaria de jantar no céu ou na terra?
Uma mesa de jantar redonda significa o céu - e facilita a partilha do alimento e a conversa - enquanto a associação com a terra de uma mesa quadrada faz desta uma forma menos inspiradora.
A mesa deve ocupar o centro da sala, contando com a boa iluminação e ventilação para que seja assegurado o fluxo do ch'i (energia).
As cadeiras devem ser em número de quatro, de seis ou de oito. Números pares representam sorte, enquanto um número ímpar implica solidão. Cadeiras vazias podem fazer você sentir falta de amigos ou parentes. Por isso, retire todas as cadeiras não ocupadas. Ponha as cadeiras de modo tal que ninguém fique sentado de costas para a porta ou de frente para um canto ou parede fechados.

Luz

Tal como no caso da cozinha, é desejável ter na sala de jantar o máximo de luz natural que o ritmo de sol sazonal permite (viram que luz maravilhosa a da gravura? raios brilhantes de sol atravessando as vidraças...).
Uma parede com janelas é ideal para introduzir luz na sala. Ponha um espelho na parede oposta às janelas a fim de atrair o bom ch'i e refleti-lo sobre a mesa, duplicando-o e abençoando a sua comida. Não deixe o espelho terminar na altura do topo da cabeça dos comensais; as implicações negativas disso são evidentes.
As velas podem dar um toque especial a toda refeição noturna. Se você estiver enfatizando a energia Yin para fins de relaxamento, umas poucas velas bem protegidas serão suficientes. Mas se você prefere estimular o Yang, tente grupos de velas organizadas em espelhos e em bandejas com superfícies que criem reflexos.

Cores

Na sala de jantar, use o vermelho para a boa sorte, o ouro para a fortuna e plantas para encorajar o aumento do ch'i. Muitos restaurantes chineses põem aquários no salão porque tanto a água como o peixe que nela nada simbolizam a riqueza. Por outro lado, peixe na água é também uma metáfora chinesa para o prazer sexaul, assim, pense bem na possibilidade de pôr aquários na sala de jantar...
Você pode decorar a mesa para reforçar as cores elementais da comida que ingerir ou para representar toda a paleta de cores feng shui - o verde, o vermelho, o amarelo, o branco e o preto. Use toalhas de mesa, guardanapos, pratos, flores, velas e peças de centro para combinar as cores que sirvam às suas necessidades atuais. Por exemplo, você poderá querer evitar muito vermelho, a cor do Fogo, quando tenta se acalmar depois de um dia muito cansativo; prefira em vez disso acentuar a cor da Terra, o amarelo (bem como os dourados e marrons). Guarde suas toalhas vermelhas para estimular uma festa animada ou celebarar um evento afortunado.

Alguns outros detalhes

Vigas ou traves sobre a mesa da sala de jantar não são desejáveis.
Quem quer pensar no peso do mundo - ou ao menos da casa - enquanto alimenta-se?
Se possível, ponha a mesa numa posição que a deixe livre de forças opressivas como essas; se não for possível fazer isso, um espelho colocado acima da cabeça, pode aliviar a carga. Evite igualmente cantos agudos que lançam setas de ch'i ruim nos comensais durante uma refeição.
Para atrair bençãos, boa sorte e a promessa de novas oprotunidades para as suas refeições, espalhe cevada ou trigo na cozinha e na sala de jantar, lançando-os de baixo para cima. Isso pode ser um bom purificador, quando alguma refeição passa por problemas - alguma coisa queimada ou incidente infeliz qualquer.

Você pode ajudar a tornar suas refeições uma fonte de união e bem-estar da família pondo uma planta numa parede leste para ativar a Madeira, o elemento da família e da saúde.
E lembre-se de que a sala de jantar não é um lugar de papéis, de livros, de eletrodomésticos ou de outros bloqueadores do ch'i.
Mais do que em todos os outros cômodos da casa, a atmosfera da sala de jantar deve ser de paz e harmonia.

Editado de O Livro da Culinária Feng Shui - Elizabeth Miles - Ed. Pensamento/1998

5 comentários:

Nane Cabral disse...

Olá Vera, adorei o post! muitas coisas que não sabia. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Carla disse...

Oi Vera, adorei as dicas... Hoje em dia moramos em lugares pequenos e a a "sala de jantar" é a do almoço, é a de estar, enfim: pau prá toda obra...
A minha, pelo que vi, é cheia de probleminhas, mas também tem seus bônus: gostei de saber que é bom ter aquários na sala de jantar! Tinha que ser coisa de chinês mesmo, Tradição e Sabedoria.
Bjs

Vera Falcão disse...

A China foi fundada por Huang Di, o Imperador Amarelo, há mais de cinco mil anos, diz a lenda. Os historiadores dizem que é mais recente, lá pelo século XII.
Enquanto eles se decidem, eu fico certa de uma coisa: sabedoria milenar tem que se respeitar (olha aí, virou um versinho... rssssss)!
Quanto aos probleminhas, dá para "curar", como eles dizem - vc acrescenta um objeto de determinada cor, um sino-de-vento para criar movimento (rima de novo!), espelhos etc e etc

bjus, Carla!

geliquadros disse...

Muito interessante as dicas para uma cozinha harmoniosa.Bacana seu blog, Vera!!!!
Angélica

Vera Falcão disse...

Obrigada, Angélica, volte outras vezes!