A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 5 de setembro de 2009

Cebolinha



Cheguei há pouco da feira e o buquê de ervas que comprei estava tão espetacular, que não resisti a bater umas fotos; principalmente, as flores da cebolinha estavam lindas!

As flores roxas em forma de pompom são comestíveis - podem ser usadas como decoração em saladas e são tão saborosas quanto as folhas.

As duas cebolinhas, a verde (Allium fistulosum) e a francesa (Allium schoenoprasum) têm o mesmo uso.
A francesa é mais miúda e de sabor mais delicado.
Ambas são originárias da Europa Ocidental e vieram para o Brasil com os primeiros portugueses, logo após o descobrimento.
Usadas comumente como tempero, também são bactericidas - comê-las cruas ajuda a eliminar vermes do organismo - são ricas em vitamina A e C.
Prefira sempre comê-las frescas, colocadas picadinhas sobre a comida pronta: sopas, saladas, refogados etc.
Ela realça o poder curativo e energizador do caldo de missô ou shoyu, no início de uma gripe ou resfriado - fazer um caldinho ralo de araruta (1 CS de araruta para meio litro de água); quando engrossar, apagar o fogo e adicionar missô ou shoyu (1 colherinha) e largar muita cebolinha picada por cima.
A cebolinha nirá, também conhecida como cebolinha japonesa ((Allium tuberosum), é uma planta vigorosa, com talos longos. É originária do Oriente onde, por séculos, foi usada como proteção contra o mal (talvez por ser uma planta purificadora e por seu parentesco com o alho). Possui sabor mais suave do que suas primas acima.

Coma sem medo de prejudicar seu hálito - depois de consumi-las, mastigue folhinhas de hortelã, que ele volta a ficar perfumado!

Nenhum comentário: