A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Massa com Molho de Tomates e Brócolis


Simples de fazer, gostosa de comer!

Ingredientes

250 g de massa parafuso integral
1 molho de brócolis orgânico
uma cebola média
2 tomates grandes
salsa, coentro e cebolinha
pimenta vermelha picadinha (uma pitada)
curry (uma pitada)
3 CS de shoyu
sal marinho a gosto (se achar que o molho de soja não foi suficiente para salgar)
2 CS de óleo vegetal

Como fazer

Cozinhar a massa em água, sal e uma CS de óleo (al dente).

Cozinhar o brócolis no vapor (deixá-lo crocante e reservar).

Fazer o molho: refogar em uma CS de óleo a cebola, cortada em rodelas. Acrescentar os tomates picados, sem a casca. Adicionar um pouco de água e os temperos (os verdes por último, um pouquinho antes de apagar o fogo).
Cozinhar até ficar encorpado. Deixe esfriar e bata no liquidificador.

Coloque o molho cremoso numa panela grande, adicione a massa e, por último, o brócolis. Não deixe esquentar demais, só amornar.

Um truque para alimentar crianças que fogem do brócolis como o diabo da cruz: quando for bater os ingredientes do molho no liquidificador, adicione também o brócolis. O molho fica com um lindo tom esverdeado!

8 comentários:

disse...

Olá! Ainda bem que encontrei este cantinho. Adorei e estarei te seguindo sempre!

Na verdade vim aqui, pois preciso MUITOOO de informações que envolvam o vegetarianismo no meu caso, ovo-lacto.Fazem 2 dias que ABOLI a carne da minha vida, ja me sinto mto leve e mais feliz!!
Pretendo me tornar ovolactovegetariana, "já estou com o pézinho lá", o problema é que não tenho amigos e ninguém para me orientar.Minha mãe acha que ficarei com anemia e essas coisas de pessoas não mto informadas rs, ela têm trauma pq a minha infância inteira passei anêmica.

Lógico; como uma pessoa inexperiente neste mundo tb me preocupo com minha saúde, no aspecto de me faltar vitaminas e outros suplementos.

Minha alimentação é muito corrida e qse sempre feita fora de casa, apenas o almoço faço em casa, mas mto rápido e sem tempo.

Estou em reeducação alimentar e quero emagrecer, qria mto poder ser sua amiga para trocarmos informações e ter vc mesmo como uma pessoa auxiliadora.

Estou me OFERECENDO neh?rsrsrs

Enfim, um gde beijo.

Passe no meu cantinho para saber um pouco mais de mim!Ficarei mto feliz.

Vera Falcão disse...

Oi, Fá, já fiz uma visita ao teu blog e estou disponível para te auxiliar no que for preciso nesse teu projeto de modificar a alimentação.
Tenho outro blog, o Fora do Manual, onde apresento alguns passos para mudar e elaborar um cardápio vegetariano, veja aqui:

Mudando a alimentação:

http://foradomanual.blogspot.com/2008/01/mudando-alimentao.html

Planejando um cardápio vegetariano:

http://foradomanual.blogspot.com/2008/03/planejando-um-cardpio-vegetariano.html

Vá pesquisando e mudando devagar, progressivamente, que vc chega lá!
Não faça mudanças radicais pq o organismo se ressente e vc poderá adoecer e aí tua mãe vai dizer que estava com a razão, né?

um grande abraço

Claudia disse...

É muito bom não só ver essas receitas tão simples e fáceis de se fazer no dia a dia mas como também poder ouvir a música de fundo...traz uma tranquilidade!!

Bjs!!

disse...

Oi Vera!
Fiquei mto feliz com a dedicação q vc respondeu meu comentário.

Vou visitar este outro blog seu e ver se consigo entender melhor dessa vida.

Realmente preciso ir devagar, mas estou no quarto dia sem carne nenhuma.Fiz comprinhas hj e meus pais já estão cientes dessa minha iniciativa.

Comprei semente de abóbora, castanha de caju e soja (sei q vc n aprova mto rs).Como eu me alimento mto "doidinha" em termos de tempo comprei lasanhas de queijo e de espinafre kkkk além disso um hamburguer vegetal que tem soja, linhaça e mais umas coisas.Vamos ver como vou me sair!

Preciso me adaptar a comer mais leguminosas, vc tem algumas dicas?Quais são as melhores para meu dia a dia?E fruta?

Vera um gde beijo, desculpa te encomodar!

Vera Falcão disse...

Claudia, não sei viver sem música ao fundo... rsss
Tudo fica melhor com ela: cozinhar, amar, ler, conversar, comer e beber, até rezar.

bjs

Vera Falcão disse...

Fá, tem um tópico aqui sobre como cozinhar o feijão da melhor maneira, para um correto aproveitamento - deixar de molho, os temperos etc.
Gosto muito de usar lentilhas, elas tb servem para fazer um ótimo hamburguer (tem receita por aqui).
Feijão azuki, feijão branco, feijão preto e vermelho, grão-de-bico - são tantas as opções! Vc poderia fazer um diferente a cada semana.

Vera Falcão disse...

Fá: tá aqui o link dos feijões (leguminosas):

http://cozinhanatureba.blogspot.com/2008/11/como-cozinhar-e-escolher-um-feijo.html

bjs

life on live disse...

ESTOU RINDO PORQUE HOJE FIZ QUASE A MESMA COISA,APENAS MOLHO DE TOMATE COM BRÓCOLIS, UMA DELICIA, POIS O MOLHO FOI TOTALMENTE NATURAL, QUE LEGAL ENCONTRAR GENTE ASSIM, MUITO NATUREBA, BEIJOS.
VISITE-ME TAMBÉM:
http://orgganikamente.blogspot.com/