A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 30 de maio de 2009

"Leite" de linhaça


Apresenta grande quantidade de ácidos graxos Ômega 3. Facilita o trabalho do intestino, age como laxante.

Deixar as sementes de molho por 12 horas.
Bater no liquidificador 10 CS de sementes para 4 copos de água.
Coe 2 ou 3 vezes.

A linhaça forma uma mucilagem (“gosma”) que difere dos outros preparados e é nesse gel que estão todas as suas propriedades.
Quando for retirá-las do molho, enxague várias vezes - você vai perceber que mesmo enxaguando, a "gosma" permanece, mas as toxinas já terão ido embora nas lavagens repetidas.

Para maiores detalhes, leia também: O consumo adequado da linhaça

48 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as postagens dos "leites". Muito obrigada pelas dicas.
Vou experimentar alguns e depois te conto.
Bj gde
Adriene

Vera Falcão disse...

Oi, Adriene, volte mesmo para nos contar, vamos trocar dicas!

bjs

Anônimo disse...

Vc pediu para deixar um oi. Então tá.

OI OI OI

mas agora fiquei intrigada. Quais são as toxinas da linhaça?

Parabéns pelo blog.

Vera Falcão disse...

Oi, Glória, é sempre legal trocar uma palavrinha com as visitas, vc não concorda?

As sementes contém fitatos (fósforo armazenado) que é eliminado quando as deixamos de molho e também na germinação (essas são duas formas de eliminar); os fitatos em grande quantidade impedem a absorção de ferro, zinco e cálcio pelo organismo - por isso, coloca-se a água do molho fora e enxagua-se muitas vezes. Por isso, aprendemos com nossas avós a deixar o feijão de molho antes de cozinhar...
Pesquisadores também identificaram na semente da linhaça a presença de substâncias denominadas glicosídeos cianogênicos, que são capazes de gerar efeito tóxico no organismo humano - mas isso se for consumida em excesso.

Obrigada pela visita e volte outra vez!

Neildes Bourqui disse...

Olá Vera,
Gostei muito do seu blog. Por isso já tenho uma perguntinha a te fazer (rsrsrsrs).
Como a farinha da linhaça a pouco tempo e estou gostando do seu efeito no meu organismo. Mas, uma pessoa me informou que viu uma entrevista com uma médica, que a linhaça inibe os efeitos de medicamentos. Seria verdade isso?
Abraços

Vera Falcão disse...

Olá, Neildes, fico feliz que tenhas gostado do blog!
A informação que você colocou é bastante vaga, não tenho referências sobre a linhaça inibindo o efeito de medicamentos. Talvez possa estar relacionado com o seguinte fato: os ácidos graxos essenciais, presentes em diversos alimentos como a linhaça, se ingeridos puros e não misturados a outros (numa vitamina, por exemplo), podem apresentar o mesmo efeito de um forte laxante". Então, nesse caso, seria possível ocorrer a eliminação do medicamento, se fossem consumidos próximos e ocorresse o efeito laxante.
Então, talvez seja esse o caso tratado na entrevista (se puder conseguir mais dados sobre ela, principalmente o nome da médica, ficaria grata).

um abraço

Anônimo disse...

Oi adorei as dicas sobre o leite de lihaça,um beijão pra voce ,vou fazer pra ver o resultado. até breve.


Maria Boleira

Taquarituba,17 de Agosto de 2009
20,17

Vera Falcão disse...

Oi, Maria, bata no liquidificador com uma fruta, fica delicioso!

abraço

Paula Ceci disse...

Olá, Vera. Estou tentando mudar os hábitos alimentares aqui em casa e seu site está sendo de grande valia, principalmente por ter uma pequena de 4 anos.
É difícil o processo da mudança, mas vou tentar aos poucos, primeiro misturando os elementos animais aos vegetais até quase eliminar os primeiros.

Muito obrigada, vc faz um grande serviço pela nossa humanidade.

Vera Falcão disse...

Paula, é muito bom saber que fazemos algo útil - então, estou atingindo a principal finalidade dos meus blogs, que é auxiliar a mudança do estilo de vida das pessoas - abrir seus olhos para uma outra realidade.

No blog Fora do Manual, também tenho uma série de tópicos que ajudam a fazer mudanças progressivas na alimentação:

http://foradomanual.blogspot.com/2008/01/mudando-alimentao.html

E a planejar um cardápio vegetariano:

http://foradomanual.blogspot.com/2008/03/planejando-um-cardpio-vegetariano.html

um grande abraço

Sueli disse...

Oie, estive visitando o site e gostei, gostaria de saber qto. ao gel de linhaça que fica com água de uma noite para outra. Qdo. pela manhã você coar, vc diz que coa várias vezes para tirar as toxinas. A pessoa utiliza esta "gosma". Aí te pergunto o que vc faz com a linhaça coada?
Grata Sueli

Vera Falcão disse...

Sueli, as sementes de linhaça ficam de molho e cria-se um gel (ou "gosma") - temos que enxaguar várias vezes essas sementes antes de consumi-las, para retirar as toxinas - você irá perceber que mesmo enxaguando inúmeras vezes, o gel permanece nelas, uma boa parte não desgruda - então, elas estão prontas para serem usadas no "leite" ou colocadas num suco verde.
Se você deixá-las mais tempo de molho e no ar (no vidro com o filó), começarão a brotar, vai aparecer um narizinho na semente, mas o gel vai continuar lá...

Espero que tenha resolvido a tua dúvida. Caso contrário, pergunte novamente, ok?

Danielle disse...

Olá querida, eu amei seu espaço!!!
Você está de parabéns e a forma como explica e repassa seu conhecimento é fantástico!

Mas eu fiquei com uma dúvida:
Eu a noite coloco a linhaça num copo com agua e na manhã seguinte bato no liquidificador com frutas ou no suco verde... as vezes eu bebo a agua e só bato a semente e a gosminha... minha duvida é: eu deveria então desprezar essa agua e bater só as sementes e a gosminha? se eu bebo a agua, estou bebendo as toxinas???? Responda-me por favor...

Fico no aguardo!

Vera Falcão disse...

Danielle, toda a semente deixada de molho, deve-se DESPREZAR/COLOCAR FORA a água em que ela ficou depositada - porque nessa água FICAM AS TOXINAS, os FATORES ANTINUTRICIONAIS que são uma defesa para a semente e um VENENO PARA NÓS.
Então, deixe suas sementinhas de linhaça de molho, mas enxague bem antes de consumir - só consumir sementes de linhaça se forem GERMINADAS ou TRUTURADAS - in natura, elas não trazem benefíco nenhum, entram e saem do organismo sem acrescentar nada...

um abraço e obrigada pelas palavras gentis - tem razão, gosto de tudo bem explicadinho! rsssss

VERA LUCIA disse...

Oi vera.

Nao entendi o leite de linhaça.afinal, se bota fora a agua onde ela ficou de molho e leva-se bem a semnte e coloca no liquidificador com outra agua,conforme a receita.É isso?

Vera Falcão disse...

É isso, Vera Lucia. Não use a água em que deixou as sementes de molho.

sylribeiro disse...

Oi, Vera, te conheci ontem, e ja estou seguindo uma porção das suas dicas, obrigado!
...estou deixando a linhaça de molho para fazer o leite.
deixar de molho com algumas gotinhas de limão, tambem ajuda a eliminar os fitatos?
abraços. valeu!

sylribeiro disse...

ficou muito bom o leite de linhaça, obrigado!!!

Vera Falcão disse...

Syl, legal você ter gostado do "leite de linhaça"! Procure alternar os ingredientes dos "leites vegetais", não tome diariamente os mesmos. Cuidado com o excesso de fibras e lembre que a linhaça tem efeito laxante - comer de tudo um pouco, variar!

Unknown disse...

Olá. Adorei tuas matéria sobre a linhaça, deixando-a de molho. Desconhecia q não poderia ingerir aquela gosma.Tem fundamento, pois faço issio com o feijão, deixo de molho, de 1 dia p outro e desprezo a água.

Vera Falcão disse...

Pois é, basta seguir a lógica de que os fatores antinutricionais(tóxicos) ficam na água do molho de qualquer semente.

Nesia Pires disse...

Olá querida....
Muito bom seu blog, e pra mim um achado.....meu netinho está alergico a tudo,leite,ovos,trigo,soja,aveia e otras cositas.
e achei aqui muita coisa boa pra ele,muito obrigada.
Agora fiz um blog só com comidinhas dele....
Gostaria de saber se posso pegar algumas receitas aqui e postar lá.
Desde já muito obrigada.
http://comidinhadonathan.blogspot.com
bj

Vera Falcão disse...

Oi, Nesia, que legal vc ter gostado do blog! Claro que pode publicar as receitas, bastando informar a fonte, ok? Tenha cuidado ao fazer as receitas, usando quantidades menores de ingredientes, pois para as crianças e bebês, tudo deve ser mais leve - eles também não podem comer excesso de fibras e devem ter variedade na alimentação, por exemplo, não dar o mesmo leite vegetal todos os dias.
Um abraço e uma beijoca para o teu neto!

Anônimo disse...

Vera, boa noite!

Eu fiquei em dúvida sobre o consumo da linhaça. O que realmente deve ser aproveitado, a mucilagem ou o grãos lavado?
Grande abraço,
Alex

Vera Falcão disse...

Alex, existe um consenso entre os especialistas sobre alimentação viva de que a água em que as sementes ficam de molho não deve ser aproveitada, pois nela ficariam as toxinas. Seguindo essa lógica, a água em que as sementes de linhaça fica de molho não deveria ser aproveitada. Diferente de outras sementes, a linhaça cria a mucilagem, que mesmo após diversas lavagens permanece. Então, ela será absorvida quando utilizada no preparo do leite. No entanto, quando fazemos a mucilagem para substituir ovos numa receita, ela pode ser utilizada direto, pois será cozida e os fatores antinutricionais eliminados.
Para simplificar o uso diário: triture as sementes no liquidificador no momento do consumo e use o pó no preparo do seu leite ou vitamina, como um dos ingredientes ou misture ao iogurte, frutas, sopas etc.
Abraço e espero ter desmanchado a tua dúvida!

sylribeiro disse...

Oi, vera tudo bem?
estou tomando leite de linhaça alternado com leite de amendoas e de sementes de girassol, e esta sendo muito bom!
tenho uma duvida se puder me ajudar, o leite de linhaça pode ser feito a noite para tomar na manha seguinte? ele dura como o de castanha do pará, por ex da sua deliciosa receita?
obrigado, e se me permite assim que for possivel vou fazer um post no meu blog com varias receitas de leite de vegetais, para partilhar essas maravilhas, com todos os creditos naturalmente. estou fazendo uma orientação ayurveda muito boa e o leite de vegetais entra com tudo, abraços e obrigado pelas receitas!

Vera Falcão disse...

Oi, Syl, o leite de linhaça pode ficar na geladeira de um dia para outro, mas como seus outros "irmãos" deve ser consumido o mais "fresco" possível.
Você pode usar o conteúdo do blog, com as devidas referências, é claro. Atualmente, os leites vegetais estão ficando muito populares e notei que há muitas versões do seu preparo; procurei colocar as receitas aqui no blog da forma mais correta, usando as indicações dos seguidores de alimentação crua mais antigos e com mais experiência. Bjos e bom proveito!

Flávia Gava disse...

OLá, Vera.
Estou procurando opções para substiuir o leite de vaca na alimentação da minha filha de 3 anos. Ela vem apresentando problemas respiratórios frequentes (rinites, bronco espasmos, otites...) e desconfio que o leite de vaca possa interferir muito nesse processo. Você conhece algo a respeito?
Adorei as sugestões do site, vou preparar agora mesmo!
Obrigada.
Flávia

Vera Falcão disse...

Oi, Flavia! O leite de vaca e também o de soja costumam causar alergia, o primeiro porque tem composição própria para o bezerro e o segundo por ser muito ácido. Veja sugestões aqui:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2010/07/leites-vegetais-para-bebes-e-criancas.html

Um abraço!

Anônimo disse...

Incrível! Estou fazendo todo dia de manhã! Ouvi dizer que o gel que a semente solta é exelente para o cabelo e pele... alguém já ouviu falar se é bom mesmo?
GRATIDAO DE CORAÇAO!
laura

Vera Falcão disse...

Oi, Laura, a Conceição Trucom diz que o ÓLEO DE LINHAÇA (isolado)
é bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulações e couro cabeludo. No livro dela, A importância da Linhaça na saúde, ensina a preparar domesticamente este óleo e como usá-lo.
Sobre o gel ser usado nos cabelos, li em vários blogs que ele tira o frizz e é, particularmente, bom para cabelos cacheados; há uma lógica nessa prática, já que quando o gel seca, endurece e deve segurar mesmo os cachos... quanto a ser benéfico para a pele, acho que ele age mais no interior, regulando o intestino, por exemplo. Levo mais fé no óleo, como a CT afirmou.

Beijo!

Anônimo disse...

Meu nome é Fabiano.Oi vera, amei seu artigo sobre a linhaça, mas no site do doce limão de Sueli trucom fala que aquela água da linhaça que ficou de molho não deve ser desprezada, que se a pessoa consumir a medida certa de 2 colheres de sopa de linhaça ao dia, o ácido fitico tem ação antioxidante, e se a pessoa quiser ultrapassar essa medida tem que lavar a linhaça sobre água corrente da torneira, já no seu artigo fala que pode deixar de molho até 12 horas?, não entendo mais nada, á gosma do molho se toma ou joga fora?

Vera Falcão disse...

Oi, Fabiano, vou tentar esclarecer tuas dúvidas!
Em primeiro lugar, a informação que vc colocou, da Conceição Trucom, está nesse post mais amplo e atualizado - O consumo adequado da linhaça:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2011/01/o-consumo-adequado-da-linhaca.html
Até pouco tempo, o ácido fítico era considerado um vilão, isso acontece muito nas ciência da Nutrição, novas descobertas surgem, novos estudos e pesquisas são realizados e alguns fatos mudam - ele ainda é prejudicial, dependendo da quantidade ingerida, como bem disse a CT. Ela recomenda duas colheres de sopa ao dia, da semente germinada com o gel - se exceder essa quantidade, lavar muito bem sob a torneira.
Para germinar, deixamos a linhaça na água por, no mínimo, 4 horas e esse tempo pode chegar a 12 horas ou até mais, da noite para o dia. Quanto mais tempo ela germinar, mais serão eliminados os antinutrientes que toda semente carrega.
Em resumo: germinar sempre, lavar para retirar o gel quando a quantidade de consumo for acima de 2 colheres de sopa diárias.
Caso tenha ficado alguma dúvida ainda, podes perguntar, que explico mais ou melhor... abraço!

Vera Falcão disse...

Inclusive, linkei esse post para "O consumo adequado da linhaça", já que os dois estão relacionados.

Anônimo disse...

Aqui é o Fabiano de novo.Obrigado Vera pela tua resposta, mas ainda resta uma dúvida, A sueli trucom em seu site, tem hora que ela fala para por a linhaça de molho a cada 5 partes de colher para 1colher de linhaça, sendo 2 colheres de sopa põe-se 10 colheres de sopa de água, e outro lugar do site dela fala-se para cada colher de linhaça põe-se 1/2 copo de água, achei muito estranho, qual a medida correta? Lembrando que tem colheres de sopa no Brasil que algumas são pequenas sendo padrão, e outras um pouco mais compridas, acredito que quando for medir tem que ser no tamanho padrão. Aliás tomo o leite puro sem fruta e nada, aqui em casa faço com água gelada da torneira, pois não sinto necessidade de água mineral, tem algum problema, é obrigado ser água mineral?

Anônimo disse...

Fabiano de novo. Esqueci de perguntar se posso por a linhaça pra germinar na geladeira, á qualquer hora do dia, porque quando a porta ta fechada fica escuro lá, e precisa ser só de noite?. Porque sempre germino ela de dia, dentro do meu armário de cozinha.

Anônimo disse...

Esqueci de falar que no site doce limão, pelo que entendi, que se a linhaça chegar até 12 horas de molho, ai sim tem que se lavar o gel, e se chegar as 8hs (o ideal) ai não precisa lavar, respeitando sempre as 2 colheres de sopa, e pra finalizar fala também que nunca ultrapassar as 12 horas do molho e se precisar ultrapassar desprezar as sementes. desculpe são muitas dúvidas e vai demorar um tempo para pô-las no lugar.Amei seu blog, thanks " Fabiano"

Vera Falcão disse...

Fabiano, como são muitas dúvidas, vou responder por ordem:

1)A dona do Doce Limão é Conceição Trucom (e não Sueli... rs). Tenho como regra, quando vou germinar ou hidratar qualquer semente em vidros, colocar água que cubra as sementes mais dois dedos acima delas - assim, elas ficam de molho e têm espaço para crescer.
Colher de sopa é uma medida padrão, é aquela maior; a menor é colher de sobremesa.
Aconselha-se usar água mineral porque a "água potável" das nossas torneiras, em geral, não é nada saudável, tem cloro, fluor etc. Pode ser água filtrada também (eu prefiro porque a água mineral também não é a melhor opção), mas se vc confia na qualidade da água da sua torneira, use-a.

2) Não é legal germinar na geladeira, a temperatura gelada e artificial perturba o processo de germinação; porque não deixa seu vidro de germinação sobre a pia, num cantinho? Não deixe direto no sol mas também não é necessário que as sementes fiquem na escuridão - o ideal é "um lugar sombreado e fresco".

3) Tempo que a linhaça fica de molho para hidratar: vamos colocar assim - 4 horas (o mínimo), 8 horas (tempo ideal) e 12 horas (o máximo). Lave se for usar mais de duas colheres, caso contrário, não lave - essa é a recomendação da CT. Particularmente, eu lavo sempre!

Grande abraço!

carLa disse...

oi, Vera! estou a adorar o seu blog!!!

já fiz o leite de aveia... delicioso e simples!!! e agora estou navegando por outros leites e receitas.

Muito obrigada pela partilha
Bem haja!!!

Vera Falcão disse...

Oi, carLa, que bom que gostastes, aproveite, fique à vontade! abraço!

Carolina disse...

Ola! Eu preciso lhe fazer uma pergunta que esta me deixando meio preocupada. Estou gravida, gestacao na 13semana.
Eu sempre soube dos beneficios da semente de linhaca e sei que mulheres gravidas podem consumer linhaca para beneficiar o bebe, entao desde que eu descobri que eu estava gravida eu consumo 2 colheres de sopa de linhaca que eu bati no liquidificador com iogurte ou cereal. Porem hoje eu descobri que eu deveria tostar as sementes antes de tritura-las e que depois de ter titrurado devem ser consumidas no maximo em 3 dias pois acontece oxidacao.
Eu bati as sementes no liquidificador de uma vez so sem ter tostado primeiro e consumi por aproximadamente 3 semanas e bati de novo e estou consumindo por 2 semanas.
Devo me preocupar?
Agradeco sua resposta!!

Vera Falcão disse...

Carolina, a melhor forma de consumir a linhaça está aqui: http://cozinhanatureba.blogspot.com/2011/01/o-consumo-adequado-da-linhaca.html

Não conheço a validade dessa indicação de torrar a linhaça antes de triturá-la, sigo as indicações da Conceição Trucom, que é a pessoa que mais publicou a respeito dessa semente e ela não recomenda isso.
O melhor aproveitamento acontece quando se tritura a linhaça na hora do consumo - se for guardar na geladeira, não ultrapasse uma semana (a cada dia lá dentro, vai perdendo seu potencial). Prefira consumi-la com sucos, dá um a lida no link que te passei, ok? Beijo e desejo que tenhas uma gravidez bem saudável e cheia de alegrias!

Anônimo disse...

Oi Vera, adorei seu blog. Estou na parte dos leites (linhaça). Não sabia que tinha que desprezar esta primeira água. Tudo muito interessante. Minha filha está fazendo um tratamento que não pode com nenhum tipo de leite animal. E eu não sabia como fazer outros tipos (agora sei). Obrigada por transmitir seus conhecimentos para tanta gente. Parabéns pelo blog e pelo seu desprendimento. Beijo, Regina Zelia Purri

Vera Falcão disse...

Oi, Regina, que bom que estás aproveitando as informações! Obrigada por apreciar o blog e espero que continues visitando-o, grande abraço!

Veganana disse...

Ola Vera!!!
Encontrei o teu blog agora e amei!!! Teu conhecimento e incrivel! Vou explorar mais com certeza! Adorei o recadinho que deixaste sobre pessoas que visitam blogs e nao deixam nem um "oi". Grande verdade! Eu comecei um blog de receitas veganas ha cerca de 1 mes. Vejo que as pessoas me visitam mas sao pouquissimas que se dao ao trabalho de pelo menos dizer..."oi, estive aqui, bla,bla bla..".
Sou vegana ha quase dois anos e estou sempre em busca de conhecimentos e informacoes.
Amo cozinhar! Meu reino encantado e a minha cozinha!
Parabens pelo teu maravilhoso blog. Vou te seguir e compartilhar!
abracos

Lori Ellis

Veganana disse...

Oi Vera!
Encontrei o teu blog agora e amei!
Parabens pelo teu maravilhoso trabalho!
Estava a procura de informacoes sobre leite de linhaca. Encontrei mais do que pensava encontrar aqui!
Adorei a tua mensagem sobre pessoas que visitam blogs e nao deixam sequer um "oi".
E uma grande verdade! Eu criei um blog de receitas veganas ha cerca de 1 mes, e percebo que muitas pessoas visitam meu blog, fazem as receitas e ate comentam no facebook, mas nao no blog.
Vou explorar mais o teu blog! Serei uma visita constante aqui!
grande abraco
Lori Ellis

Vera Falcão disse...

Legal teres gostado, será sempre um prazer receber a tua visita! Acho básico deixar alguma coisa registrada quando visitamos blogs, assim como fazemos na vida real, quando vamos à casa das pessoas e as cumprimentamos... é educado e gentil. Obrigada pelos elogios, são um grande incentivo, abraço!

vera raboni disse...

Olá, Vera! Tambem me chamo Vera e estou escrevendo pra dizer que amei o seu blog.Estou navegando por ele e me deliciando. Sempre gostei de comida natural mas nunca me aventurei pra usar no dia a dia. Agora eu e meu marido estamos nos reeducando na alimentaçao. Estamos seguindo(mais ou menos)a alimentaçao ortomolecular. Na verdade, eu prefiro a vegetariana. Enfim, agora vou estar sempre aqui e pegar suas dicas. Parabens pelo blog. No momento estou tomando um lindo, vermelho e quente cha de hibisco. Um grande abraço.