A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O coração da bananeira



Fazendo xarope com o coração da bananeira (na verdade, é a flor, também conhecida como umbigo ou mangará):

A receita do xarope

Lavar bem o coração em água corrente, cortá-lo em fatias finas e reservar. 
Em uma vasilha raspar uma rapadura até que vire uma farofa - ou use açúcar mascavo, ou melhor ainda, açúcar de coco, já que tem menor IG (índice glicêmico). 
Em uma travessa de vidro colocar uma camada fina do coração fatiado e cobrir com o açúcar escolhido. 
Vá fazendo as camadas até usar todo o coração.
Cobrir com um pano de algodão e deixar descansando por um dia. 
Depois é coar, colocar em um vidro esterilizado e tomar 3 x ao dia - adultos, colher de sopa e crianças, colher de chá. A dose das crianças sempre é menor.

Aí descubro que também dá pra fazer esse pitéu:

Fatiar o coração em lâminas, que são mantidas numa bacia com água e algumas colheres de suco de limão ou vinagre para descansar por alguns minutos e evitar o escurecimento.
Depois, ferver um litro de água e acrescentar limão ou vinagre, jogando-a, aos poucos, sobre as lâminas e desprezando o líquido - repita o processo (conhecido como "aferventar") de 3 a 4 vezes .
Após, tempere-as a gosto e sirva como salada (acompanhando legumes, folhas, brotos etc) ou refogadas com outros ingredientes.

Quando comprar o próximo, vou experimentar.

Nenhum comentário: