A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 21 de abril de 2012

Caquis e feira bombando


Tô aqui sentada, a bordo do meu estimado PC, saboreando deliciosos caquis orgânicos (sim, no plural, porque não consigo comer apenas um) trazidos há pouco da Feira Ecológica da José Bonifácio (PoA/RS)! Apesar de ter ido mais cedo, pra ver se escapava do rush, não adiantou (talvez muitos tenham tido a mesma ideia... hehe). Uma feirante, após ter feito minhas compras em sua banca, me agradeceu: "obrigada, mocinha!" Foi engraçado, mas deu um up na minha auto estima... :) Logo depois, um velho, querendo abrir passagem rapidamente no meio do povo que se arrastava feito cobra no corredor central, gritava: "quiiiiii veiarada"! hahahahahaha... será que vou ficar assim também ao atingir a terceira idade? o vovô tá precisando dum espelhinho maior... :) E a feirante, possivelmente, de óculos... quá-quá-quá!

Comprei também lindas goiabas (agora é a época delas) pra fazer doce... delícia! Os tomates sumiram, mas tem milho, maracujá, pinhão, pimentas variadas, banana, folhas verdes aos montes... diversidade!

P. S. Lá no facebook, onde também postei esse texto, surgiu uma polêmica sobre a pronúncia da palavra caqui; aqui no Sul, os gaúchos costumam dizer "cáqui"; caqui não é acentuado mas o lugar comum transformou essa pronúncia na mais usada entre nós. Parece que a maioria das pessoas diz "caquí"... e você, como pronuncia o nome dessa deliciosa fruta?

3 comentários:

Felipe disse...

Aqui em Santa Catarina é caqui (sílaba tônica: 'qui').

Aliás, faz tempo que não como! Fiquei com vontade!

Abraço.

Kenia Bahr! disse...

Oi, Vera! Aqui pros lados de Minas e Sao Paulo é Caquí também. Cáqui aqui é nome de cor! Beijo grande!

Vera Falcão disse...

Pois é, parece que só os gaúchos dizem "cáqui"... Felipe, aproveita que a safra de caquis vai até junho e manda ver! Kenia, bom te ver por aqui, beijo!