A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 10 de setembro de 2011

Mudando a alimentação - é difícil largar velhos hábitos...

                                                                                  Getty Images

Quem gosta mesmo de comer carne, como os gaúchos que são viciados numa costela gorda, dificilmente vai largar esse hábito... vejo que, atualmente, a maioria dos vegetarianos e veganos são jovens ativistas. Tal luta é extremamente importante e necessária, mas percebo que ela não comove uma grande parcela das pessoas (pelo contrário, irritados, os onívoros agarram-se com mais força à picanha) e outras até pensam em tornar-se vegetarianas, mas não sabem por onde começar nem como conseguir substituir o consumo de proteína animal sem prejuízos para a saúde.

É para essa segunda parcela de pessoas, especialmente, que esse blog foi criado: para orientar aqueles que pensam ou já decidiram abraçar o vegetarianismo, seja como dieta, filosofia ou opção ética (para os animais não faz a menor diferença o que moveu essa decisão).

Muitos não podem recorrer a um nutricionista, adquirir livros ou revistas e mesmo que encontrem artigos na internet, são tantas informações que acabam por confundir a cabeça e não esclarecem. Por isso, muitos começam a alimentação vegetariana e desistem no meio do caminho, por sentirem-se sem energia ou por terem uma dieta repetitiva e sem sabor, fruto de ignorarem quantas receitas podem ser produzidas apenas com ingredientes do mundo vegetal. Além disso, por comodismo, escolhem alimentos industrializados, o que também não ajuda na manutenção da saúde.

Os links a seguir são do blog Fora do Manual, onde procurei criar um roteiro para o iniciante na alimentação saudável, com o processo transitório e a finalização ideal - creio que tal mudança deve ser feita progressivamente e com cautela, para que o organismo se adapte à nova dieta (alguns podem reagir violentamente a mudanças drásticas).
Outro link traz o planejamento de um cardápio vegetariano: muitas pessoas deixam de comer carne com facilidade, mas desistem de manter uma dieta vegetariana por um motivo aparentemente banal: não saber montar cardápios nutritivos e, ao mesmo, tempo saborosos.
Sentindo-se desvitalizados e também desmotivados, voltam aos velhos hábitos.
Logo, esse pequeno guia pretende auxiliar aos que já decidiram optar pelo vegetarianismo e estão encontrando dificuldades para escolher alimentos ou elaborar cardápios.
O terceiro link leva a um depoimento sobre mudanças, como elas aconteceram na minha vida e como podem acontecer na vida de qualquer um.

Mudando a Alimentação

Planejando um cardápio vegetariano

Mudanças

Nenhum comentário: