A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

É Primavera!



Segundo a filosofia chinesa, a primavera é o momento onde o yin (contração, frio) dá lugar ao yang (expansão, calor) .

Momento de expansão e crescimento, a energia ascendente faz com que a semente se mova ao céu fazendo o mundo ficar mais verde e florido.

Assim como a Natureza cria novas folhas e flores, nós também precisamos colocar para fora nosso lado criativo e reinventar a vida.

“Se você olha uma flor e se une com ela através desse sorriso, você se transforma na flor, não existe separação. Sem separação, sem conflito, sem disputa a sociedade fica em paz.”

Mestre Liu Pai Lin

Surge o elemento madeira do potencial energético da água, assim como as plantas florescem na terra nessa época. Este é o novo estágio Yang do ciclo das energias. A fase Madeira é expansiva, alegre e explosiva. É uma geração criadora de energia, despertando o desejo sexual de procriar. Está associado ao vigor, à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento.

A energia da Madeira pede livre expressão e espaço para dar vazão à sua expansão. Se bloquearmos o seu desenvolvimento, criamos sentimentos de frustração, raiva, ciúme e estagnação.

Medicina Chinesa

Também no Feng Shui, a Primavera relaciona-se com o elemento madeira que significa crescimento, expansão, desenvolvimento, novo ciclo, novas etapas!



A alimentação na Primavera

Começa o Vento. Dias ventosos e claros. Verdes brotando por todos os cantos. A natureza acorda e nós também. Sentimos brotar aquela energia gostosa, aquele ímpeto para mudar as coisas, que há muito tempo não sentíamos.
Época maravilhosa para iniciar uma dieta. O corpo, que estava retendo uma gordurinha para se aquecer, deixa sair. Deixa sair o excesso do inverno, deixa sair as emoções. Dá aquela vontade de namorar, de criar laços, de constituir família1 O Universo contribui: flores de todos os tipos, tamanhos e cores, enfeitando a vida. Os animais com seus filhotinhos, os passarinhos a cantar, alegres!
(...) O sabor que vem do do vento é o ácido do pólen (e o adstringente). Alimentos frescos, doces e de movimento neutro são bem-vindos.
Quentes e frios?
Só um pouquinho. Todos os cereais são bem-vindos em doses pequenas. Vegetais ligeiramente cozidos, menos coisas feitas no forno, doces e compotas naturais feitos de frutas frescas. Reduza os laticínios pesados: queijos e sorvetes.

Eis uma boa receita para a Primavera: modere os amargos e os azedos, sirva-se do doce com parcimônia e não exagere no sal.

Comer: Como? Quanto? O quê? - Rita Córdova



O fígado é o órgão e a vesícula biliar é a víscera, relacionados com a primavera, segundo a teoria dos cinco elementos da Medicina Chinesa. Segundo a Medicina Chinesa, o fígado regula o fluxo e a distribuição, é responsável pela regularidade das atividades corporais, move a energia e o sangue em todas as direções, enviando-os a todas as partes do corpo. O Livro Clássico Nei Jing, o livro de Medicina Interna do Imperador Amarelo, afirma que o fígado age como general de um exército, já que mantém a regularidade e harmonia do movimento por todo o corpo. Palavras como suavidade, sutileza, apaziguamento, tranquilidade descrevem o que o fígado deseja.

(...) Como na primavera tudo está florescendo, os brotos são abundantes, o verde fica mais intenso, devemos nos alimentar com brotos de alfafa, de trigo, de feijão, de verduras tenras e legumes verdes com uso de azeite de oliva extra-virgem. Devemos evitar gorduras animais e frituras, bem como o excesso de carnes vermelhas. Bebidas alcoólicas devem ser suspensas imediatamente, priorizando o consumo de sucos verdes, frutas com vegetais como couve, hortelã, aipo e broto de trigo. A primavera é o momento propício para desintoxicarmos o fígado dos excessos cometidos no inverno.

Primavera, momento de desintoxicar

Aproveitem, então, para livrar-se dos excessos cometidos no inverno (muitas calorias sobrando na cintura), busquem uma alimentação desintoxicante (suco verde diariamente é uma ótima opção), longas caminhadas e curtam o calor do sol e a Natureza que resplandece!

3 comentários:

Lara disse...

Olá Vera!
Muito legal esse post sobre a primavera.
Preciso, novamente, de umas sugestões suas.
Estou sem ideias de café da manhã variado para dar ao meu filho, que agora está com um aninho.
Desde já, obrigada.
Um beijo.

Lara

Vera Falcão disse...

Oi, Lara, vou agilizar, ok? beijo!

Vera Falcão disse...

Lara, a princípio, os leites vegetais são maravilhosos para a primeira refeição: batidos com frutas ou usados como base para um mingau. Sanduichinhos de pão integral com tahine ou algumas das pastas que têm receitas aqui no blog; docinhos vivos com frutas, bolos e outros lanches que podes pegar as receitas no post das festas infantis DOCES (aliás, nesse findi pretendo publicar o post com os SALGADOS). Dips também são legais: pedaços de cenoura ou brócolis, levemente cozidos no vapor e mergulhados num creme (ver as receitas no blog) e permitem aquela delícia que é pegar a comida com as mães e lambuzar-se! No post sobre os SALGADOS, vou colocar algumas opções mais dirigidas aos pequenos, ok? Beijo!