A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Geladeira Verde


O Brasil pretende eliminar integralmente até 2014, a emissão de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), um dos compostos de gases responsáveis por buracos na camada de ozônio e por intensificar o chamado efeito estufa. A verba de US$ 19,6 milhões para inciar o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs, deve começar a ser aplicada ainda este ano e os recursos serão investidos na conversão da tecnologia de empresas nacionais que usam os gases. Multinacionais que atuam no país bancarão sua própria conversão.

Os HCFCs são usados em máquinas de refrigeração, aparelhos de ar-condicionado e na composição de espumas para a produção de móveis, por exemplo.

Qual a nossa contribuição para o processo, como consumidores? Ainda existem refrigeradores à base de CFCs, que precisam ser trocados.

- Não se deve incentivar o uso de geladeiras com mais de 10 anos - afirma Magna Luduvice, coordenadora de proteção da camada de ozônio do Ministério do Meio Ambiente.
E deve-se encaminhar a peça antiga para reciclagem em empresas especializadas no reaproveitamento do material sem danos ambientais.

Os HCFCs substituíram os CFCs, considerados os grandes vilões e que ao serem banidos em 1997, deixaram de jogar anualmente, 740 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Os substitutos têm potencial de destruição 50% menor, mas, ainda assim, geram prejuízo ao meio ambiente à saúde das pessoas.
Ao ler toda a matéria na ZH de hoje, percebi que não informaram qual  tecnologia será usada, assim que eliminarem o HCFCs... fiquei curiosa e fui pesquisar!


Qual será, então, o verdadeiro refrigerador verde, que não usará CFCs nem HCFCs?


Eureka! Eis a resposta: "O novo refrigerante é o isobutano, um gás da família dos hidrocarbonos que conta com as boas vistas do Protoclo de Montreal, destinado a eliminar os gases que prejudicam a camada de ozônio. Os HCFC foram um passo adiante em relação ao CFC, até que se comprovou que causa o efeito estufa. Por outro lado, o isobutano passa na prova do Protoclo de Kyoto, acordo internacional para reduzir as emissões de gases que contribuem para o aquecimento climático e que ainda não está em vigor. O novo modelo de refrigerador também substitui o hidrofluorcarbono (HFC) que se utilizava como agente de expansão da espuma isolante para portas e paredes do eletrodoméstico. Para isso utiliza-se ciclopentano, outro gás hidrocarbono."

Leiam o artigo na íntegra:

Primeiros refrigeradores realmente verdes

E aguardemos o lançamento aqui no Brasil da legítima GELADEIRA VERDE!

2 comentários:

taxicomum disse...

Oque doi na alma é ver os carroceiros (recicladores) pegarem as geladeiras, ar condicionados e cortar os canos e vazar o gas sem saber oque estão fazendo...SOCORRO

Vera Falcão disse...

Pura ignorância... lembra daquele caso famosos, dos catadores que pegaram Césio quando procuravam sucata? Horrível...
http://www.sosquimica.com.br/cesio137.htm