A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festas vegetarianas: mesmo título, dois enfoques!

O lançamento de dois livros com o mesmo título - Festa Vegetariana - oferece aos leitores inúmeras receitas vegetarianas, mas há uma grande diferença entre eles...

Festa Vegetariana, da britânica Celia Brooks Brown, contém "80 receitas sofisticadas, com ingredientes frescos, molhos encorpados e sabores marcantes", mas entre esses ingredientes há a inclusão de peixe, o que beneficiaria a estranha categoria dos "pisco vegetarianos" - peixes, por definição, são "animais vertebrados, aquáticos...", portanto, são carne, sim e essa constatação anula o título da matéria que Zero Hora publicou em seu caderno ZH Gastronomia de hoje, 5 de agosto:


Já o Festa Vegetariana 2ª edição, não contém receitas com carne, o que é o princípio básico do vegetarianismo - não consumir carne... existem os vegetarianos que consomem ovos, leite, mel e os que não consomem nenhum produto de origem animal, mas rotular alguém que come carne de peixe como vegetariano é um paradoxo!


O livro de receitas Festa Vegetariana 2, produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira, acaba de ser lançado durante a bem sucedida VII NaturalTech - Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, em São Paulo. A nova edição, revista e ampliada, traz três capítulos inéditos: Festa Junina, Churrasco Veg e Depois da Festa, com várias receitinhas para saudar São João, curtir um espetinho sem crueldade e ainda recuperar o corpo e a alma após baladinhas extravagantes. O capítulo Lista de Compras também está recheado de novos ingredientes transados, capazes de tornar sua cozinha ainda mais saborosa.
O livro custa 20 reais e está a venda no site da SVB: Festa Vegetariana 2

Aqui também é possível comprar o primeiro volume de Festa Vegetariana, juntamente com a Cartilha de Impactos Ambientais da Produção de Carne, pelo valor de 15 reais.

8 comentários:

Fernanda disse...

Tá cheio de vegetariano que come peixe, frango, ehehehe!!!
Beijo!!!

Vera Falcão disse...

Em nível pessoal, cada um sabe de si: mas divulgou, colocou besteira na midia, tenho que pegar o chicote! hahahaha... não posso ver uma informação errada sendo espalhada por aí, preciso dar um pitaco! Beijo!

Green Womyn disse...

Eu não sou vegetariana, mas acho muito engraçado quando vejo gente falando que é "vegetariano que come peixe" (rs).

Obrigada pelas dicas, vou comprar o segundo livro. Gostei muito da capa dele.

Vera Falcão disse...

Será que pensam que peixe cresce em árvore? rs

Vais gostar do livro (tem boas recomendações), encomendei vários, um para guardar na minha estante e outros para dar como presente. Beijo!

Raquel Ribeiro disse...

Valeu o apoio ao Festa 2, que como o nome indica, está na segunda edição. Pena a gente não ter registrado bonitinho na Biblioteca Nacional, o que teria evitado a confusão de nomes. Enfim, no Festa 3 vamos corrigir isso :)
Espero que gostem das novas receitas!
abs
Raquel, editora do livro e adepta da cozinha veg e criativa!

Vera Falcão disse...

Raquel, aqui apoiamos o que é bom! Abraço!

P disse...

Eu não sou vegetariana, mas qdo vejo alguém dizer que é vegetariano e só come frango e peixe eu quero sentar e chorar. Se for assim eu tb sou quase vegetariana. As pessoas falam mta bobagem...

Vera Falcão disse...

Pior é quando a bobagem vem de alguém que é uma opinion-maker...